Partilhar

Menstruação atrasada: o que pode ser

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 27 fevereiro 2019
Menstruação atrasada: o que pode ser

O atraso menstrual é uma situação altamente estressante para qualquer mulher, especialmente para as que têm uma vida sexualmente ativa. Além de uma possível gravidez, existem várias razões e até hábitos cotidianos que podem provocar menstruação atrasada, o que acaba por se agravar ainda mais com todo o estresse e tensão que a própria situação provoca. Se você já descartou uma possível gravidez a 100% e continua sem saber o que pode ser menstruação atrasada, continue lendo esse artigo do ONsalus onde explicamos tudo detalhadamente.

 

Descarte definitivamente a gravidez

A gravidez não é a única causa da menstruação atrasada. Contudo, se você é sexualmente ativa, não usa um método anticoncepcional eficaz ou acredita que o mesmo pode ter falhado e teve relações nos seus dias férteis (ou em uma data próxima do período fértil), o melhor e mais recomendável é, acima de tudo, descartar uma possível gravidez.

Por essa ordem de ideias, você deve saber que a maioria dos testes de gravidez caseiros não devem ser realizados antes dos 7 dias de menstruação atrasada. O corpo só inicia a segregação do hormônio hCG 15 dias depois da fecundação, e esse é o fator que indica, através da urina, a existência de uma gravidez. Se você faz o exame antes desse período, corre o risco de ter um falso positivo como resultado.

Se você optar por um dos testes de mercado que prometem resultados desde o primeiro dia de atraso, deve saber que muitos deles costumam provocar falsos negativos já que não existe uma boa quantidade de hormônio hCG no corpo. Logo, se após a realização do teste a sua menstruação continua sem descer, é conveniente repeti-lo depois de ter, no mínimo, 7 dias de atraso.

Atraso menstrual por erros de cálculo

Para evitar sustos desnecessários, a primeira coisa a determinar é se os seus períodos são regulares ou irregulares. Em mulheres regulares, a menstruação surge sempre a cada 28 ou 30 dias com uma variação de dois dias, aproximadamente. Ainda assim, é possível que a sua menstruação desça num mês a cada 21 dias, em outro cada 23, etc. Nesses casos, também se considera que você é regular, já que sempre que a menstruação desce em dias próximos isso indica que tem uma frequência fácil de determinar e é, por isso, regular.

Os ciclos menstruais irregulares são os que se apresentam sempre com intervalos de tempo muito diferentes com períodos que podem até nem descer. Se a sua menstruação desce aos 21 um dias em um mês, outro aos 31 e outro aos 25, pode considerar que você é irregular. Nesses casos, é importante consultar um ginecologista para poder encontrar soluções que permitam regular a menstruação e determinar a que se deve o descontrolo e o que pode ser menstruação atrasada nesse caso.

Atraso de menstruação por dieta inadequada

Para produzir a menstruação, o nosso corpo requer uma grande quantidade de nutrientes incluindo proteínas e, especialmente, gordura. Ter uma dieta inadequada ou muito restritiva na qual quase não se ingerem produtos com gordura pode provocar atrasos na menstruação e até uma ausência total do período menstrual.

As mulheres que sofrem de distúrbios alimentares como a anorexia ou a bulimia costumam sofrer de menstruações ausentes, uma condição que necessita de tratamento. Ter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para ter menstruações regulares e saudáveis. Se esse é o seu caso, é essencial que você consulte um nutricionista para que ele ajude a superar possíveis transtornos alimentares e te ajude a alcançar melhorias rapidamente.

Ausência de menstruação por mudanças de peso repentinas

Perder muito peso ou engordar muito rapidamente em um curto espaço de tempo também pode provocar atrasos no período e até ausência da menstruação por um mês. As mudanças de peso repentinas e radicais em breves períodos de tempo podem afetar muito o ciclo hormonal, sendo muito importante vigiar a nossa dieta e cuidar da alimentação diária.

Assim que você consiga o seu peso adequado, ou seja, sem sobrepeso ou magreza excessiva, os ciclos menstruais voltarão à normalidade.

Menstruação atrasada por problemas hormonais ou endócrinos

Uma das causas mais comuns do atraso na menstruação é a presença de problemas hormonais como síndrome de ovário policístico, que provoca menstruações irregulares e, em alguns casos, ausência de menstruação. Alguns dos sintomas dessa condição são:

  • Alterações no ciclo menstrual,
  • Crescimento anormal de pelo em zonas como o rosto, o peito, as pernas ou o abdômen.
  • Mudanças na aparência da pele como presença de acne, manchas, etc.
  • Dor pélvica.
  • Possível aumento de peso.

Se você suspeita dessa ou de qualquer outra condição hormonal, deve visitar o seu ginecologista o mais rápido possível. Além dessa, outras condições endócrinas como os problemas da glândula tireoide também podem provocar atrasos na menstruação. Se você aumentou dramaticamente de peso sem causa aparente nas últimas semanas, consulte o seu médico de imediato.

Quando a menstruação atrasa por estresse e tensão

Se você se está perguntando sobre o que pode atrasar a menstruação, é importante detectar a existência de qualquer alteração recente que provoque preocupação ou estresse na sua vida. O aumento da tensão escolar ou laboral, problemas pessoais, tristeza ou depressão podem ter efeitos no ciclo menstrual, fazendo com que ele atrase. Descubra alguns truques para controlar a ansiedade nesse artigo.

Se você está nervosa porque acredita que pode estar grávida, essa pode inclusivamente ser a causa do atraso na sua menstruação.

Outros motivos para a menstruação atrasar

Outras causas da menstruação atrasada incluem:

  • Início da menopausa, o que provoca menstruações mais leves e, em alguns casos, irregulares.
  • Excesso de exercício físico, já que o esporte praticado ao extremo pode provocar atraso menstrual.
  • A ingestão de certos medicamentos como os corticoides orais, os antidepressivos e até os anticoncepcionais podem provocar atrasos e alterações no ciclo menstrual.
  • Alterações no fuso horário, já que as funções do seu cérebro ou dos seus ovários podem ser afetadas pelas modificações significativas de horários.
  • Lactância materna, amamentar pode afetar os seus ciclos menstruais.

Consulte o ginecologista

Se a sua menstruação atrasar por mais de 7 dias, sofrer ausências periódicas ou se tornar irregular com frequência, é essencial consultar o seu ginecologista. Manter um ciclo menstrual saudável é sinônimo de bem-estar e, por esse motivo, é necessário descobrir o que está provocando o problema e tratá-lo adequadamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação atrasada: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • PINKERTON,JoAnn V.; MD, Professor of Obstetrics and Gynecology and Division Director, Midlife Health Center, University of Virginia Health System; Executive Director, The North American Menopause Society. Amenorreia. Acessado em 27 de fevereiro de 2019. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/anormalidades-menstruais/amenorreia>

Escrever comentário sobre Menstruação atrasada: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Gabriela
No dia 3 de dezembro tomei pílula do dia seguinte e em janeiro tomei cha de canela e minha menstruação desceu, desde esss dia não tive relação com ninguém, mais esse mês minha menstruação ainda nao desceu. Já fiz testes e todos deram negativo, apesae que provavelmente não estaria pois mês passado minha menstruação veio. Queria saber se pode ser a pilula que esta des regularizando meu ciclo. Mesmo só tendo tomado 1 única vez?
A sua avaliação:
Diana Nicolas
Sabia que não é normal a menstruação atrasar 2 meses. Obrigada!!
Sabrina
Minha menstruação está atrasada quase 2 meses e está descendo em grande excesso um líquido branco e está descendo tmb tipo uma pomada,
Oque pode ser?

Menstruação atrasada: o que pode ser
Menstruação atrasada: o que pode ser

Voltar ao topo da página