Partilhar

Consequências da anorexia

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 10 outubro 2017
Consequências da anorexia

A anorexia pode ter consequências muito graves, tanto a nível psicológico com físico. Quem sofre desta doença pode chegar a casos extremos de magreza, colocando a sua vida em risco. O mesmo ocorre ao nível da saúde mental, já que a distorção do próprio corpo é muito grande e vem acompanhada de alterações do mundo que rodeia o paciente, conduzindo a uma alienação de todas as pessoas ao seu redor. Quanto mais cedo uma pessoa sofre desta doença, mais graves podem ser os efeitos sobre o paciente, sobretudo se for antes da puberdade. No ONsalus, descrevemos em detalhe as consequências da anorexia.

Anorexia: Consequências

Se o paciente sofrer desta doença antes de chegar à puberdade, mesmo que acabe por recuperar, terá sequelas irreparáveis. Isso acontece porque a falta de alimentação afeta o crescimento de forma irremediável, travando o processo normal.

Por outro lado, quando se perde peso, também se perde a camada de gordura que amortece as mudanças climáticas externas. Assim, o doente fica muito mais sensível ao frio e ao calor, tem a pele mais seca, o cabelo sem brilho e quebradiço e unhas fracas.

No entanto, para além destas, existem outras consequências possíveis:

  • Cardiovasculares: alterações no ritmo cardíaco porque as pulsações diminuem e a pressão arterial baixa, o que pode provocar tonturas e arritmias que podem podem acabar causando uma paragem cardíaca e, como consequência, a morte.
  • Gastrointestinais: principalmente vômitos, diarreias pelo abuso de laxantes, constipações, sensação de saciedade precoce e dores abdominais.
  • Sanguíneas: Como a alimentação não é adequada, ocorre uma falta de ferro que conduz à anemia.
  • Hormonais: por vezes a anorexia pode conduzir a uma perda temporária de menstruação.
  • Ossos: os ossos ficam debilitados e podem fraturar com mais facilidade, conduzindo inclusive à osteoporose.
  • Psíquicas: são comuns os transtornos afetivos, a depressão, a ansiedade e os transtornos obsessivo-compulsivos, sobretudo centrados no tema da alimentação.
  • Desidratação.

Há que ter em conta que a anorexia pode fazer com que a pessoa afetada, não seja capaz de seguir uma vida normal, pelos motivos físicos e psíquicos anteriormente referidos. Em alguns casos, os pacientes acabam por ser internados de urgência porque a desnutrição é extrema, colocando as suas vidas em risco.

Consequências da anorexia - Anorexia: Consequências

Isolamento social e recuperação

Também existem os efeitos sociais, já que o paciente tem uma visão completamente distorcida do seu corpo. Ele entra em uma espiral de pensamentos negativos e se vai isolando gradualmente do seu ambiente, tornando a sua interação social cada vez mais complicada. Por isso, a anorexia é considerada uma doença grave da qual se sai gradualmente com um acompanhamento rigoroso e regular dos médicos. São muitos os passos a dar e é muita a ajuda que uma pessoa com anorexia precisa de ter para sair definitivamente da situação em que se encontra.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Consequências da anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário sobre Consequências da anorexia

O que lhe pareceu o artigo?

Consequências da anorexia
1 de 2
Consequências da anorexia

Voltar ao topo da página