Estresse

O que o nervosismo pode causar na pessoa?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 25 outubro 2022
O que o nervosismo pode causar na pessoa?

Todos nós em algum momento da vida sofremos com estresse, seja por causa do trabalho, pela perda de um ente querido, pela falta de recursos e dinheiro, assim como qualquer outro assunto cotidiano, o qual pode nos deixar nervosos. Os sintomas do estresse geralmente aparecem quando acontecem coisas ao nosso redor que causam ansiedade.

Há estudos científicos que mostram que o estresse a em pequenas quantidades é uma peça-chave na sobrevivência, porém, quando acontecem problemas de ansiedade a longo prazo, as consequências que impactam diretamente no nosso organismo podem ser fatais, colocando em risco a vida se não for tratado a tempo. Mas não se preocupe! Continue lendo este artigo do ONsalus no qual falaremos sobre o que o nervosismo pode causar na pessoa e formas de aliviar o estresse. Boa leitura.

Índice

  1. O que o nervosismo pode causar na pessoa?
  2. Como combater o nervosismo
  3. Quando se deve ir ao médico por causa do nervosismo?

O que o nervosismo pode causar na pessoa?

Quando estamos estressados, a glândula pituitária eleva a produção de um hormônio que é chamado de adrenocorticotrófico, então quando a pituitária manda essa leva de ACTH seu efeito imediato é parecido com um alarme que impacta nosso cérebro. Esse alarme avisa que as glândulas suprarrenais que se estão localizadas justo acima dos rins, que enchem a corrente sanguínea de hormônios do estresse que incluem cortisol e adrenalina.

1. O estresse pode afetar a saúde do seu coração

Assim, iniciamos nossa lista sobre o que o nervosismo pode causar na pessoa com este importante item. Os hormônios do estresse causam determinadas mudanças fisiológicas em nosso corpo, como o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, além do mal funcionamento do sistema digestivo e até alteração do sistema imunológico. Quando a ameaça é controlada, os níveis de cortisol e adrenalina que se encontram na corrente sanguínea diminuem e a frequência cardíaca e a pressão arterial voltam ao normal. A presença do estresse no nosso corpo causa um aumento significativo nos níveis de regularização, afetando nossa respiração, a pressão arterial, o metabolismo e a corrente sanguínea que chega até os músculos. Isso acontece com o propósito de ajudar o nosso corpo a raciocinar de maneira rápida e eficaz em um momento de muita pressão.

O sistema circulatório também é afetado pelo estresse porque pode-se produzir um aumento da frequência cardíaca, alterando também a pressão arterial, o que resultaria em um infarto de miocárdio ou um derrame cerebral. Se as condições de estresse persistirem e forem frequentes, o corpo não terá tempo para recuperação. Essa ação do sistema nervoso em resposta ao estresse pode afetar quase todos os processos do nosso corpo a longo prazo.

2. Doenças estomacais, infecções causadas pelos problemas de nervosismo

Algumas das respostas físicas mais comuns ao estresse crônico são as alterações no sistema digestivo, como por exemplo, dores de estômago e diarreia são comuns quando se está sob estresse, isso acontece porque os hormônios do estresse deixam a liberação do ácido secretado pelo estômago mais lenta e também sua excreção.

O estresse pode afetar significativamente o sistema imunológico, isso nos deixa mais propensos a pegar resfriados ou outras infecções. É comum nosso sistema imunológico reagir a qualquer infecção liberando diferentes substâncias que causam inflamação. Além disso, é importante que você saiba que a infecção generalizada facilita o desenvolvimento de várias doenças degenerativas.

3. Insônia e outras consequências dos problemas nervosos

O estresse está relacionado com o sistema nervoso, e pode causar ansiedade, depressão, demência e ataques de pânico. Com o passar do tempo, a produção excessiva de cortisol pode chegar a causar danos em algumas partes do cérebro. Uma quantidade abundante de cortisol também pode causar transtornos de sono.

Após três anos de intensa investigação, se chegou à conclusão de que os efeitos negativos relacionados ao estresse são verídicos.

Para tratar as consequências dos problemas de nervosismo, como a ansiedade e a insônia, no site farmaciasdirect.com, você poderá encontrar medicamentos altamente eficazes, fabricados por empresas mais conhecidas.

Como combater o nervosismo

Você já viu o que o nervosismo pode causar na pessoa e saiba que, ainda que em algumas situações não seja possível evitar o estresse, existem diferentes métodos que podem ajudar a reduzir o efeito que o estresse causa no nosso organismo, um deles é o relaxamento.

Se você tem algum sintoma de estresse, controlá-lo a tempo pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Tente fazer algumas das seguintes sugestões para ajudar a controlar o estresse:

  • Fazer alguma atividade que requer o esforço físico, como esportes.
  • Praticar diferentes técnicas de relaxamento como a respiração profunda, o yoga, a meditação ou massagens.
  • Ter consciência do próprio estado emocional.
  • Passar tempo com os amigos ou com a família se encontrando, visitando ou outras atividades que os envolva.
  • Dedicar seu tempo a passatempos como ler, escutar música…

É importante encontrar alternativas que nos ajudem a controlar o nervosismo, praticando algum tipo de atividade física. Também é possível controlar o estresse assistindo televisão, jogando videogame ou navegando pela internet, mas deve-se ter cuidado porque o sedentarismo também causa problemas no sistema nervoso, então o ideal é alternar entre todos os tipos de atividades.

É recomendado dormir as horas estabelecidas e manter uma alimentação saudável e balanceada. Evitar fumar cigarro pode ajudar muito, assim com diminuir o consumo de cafeína, e também do álcool e das substâncias ilegais.

A atividade física, o yoga, a meditação, o sono adequado, uma dieta balanceada e saudável como a dieta mediterrânea, são excelentes hábitos para recuperar a calma, mas além disso, existem algumas técnicas que podem ajudar você a relaxar nesses momentos de tensão intensa.

  1. Abraçar um familiar ou alguém querido pode ser muito benéfico já que os abraços liberam oxitocina, chamada de hormônio do bem-estar.
  2. Uma automassagem no peito também pode ser tranquilizante; pode ser muito eficaz fazer círculos com a ponta dos dedos suavemente no sentido horário em cima do peito, na altura do esterno.
  3. Escutar música, segundo cientistas norte-americanos é uma das técnicas mais fáceis para relaxar. Qualquer tipo de música que que você goste pode funcionar, mesmo que a música clássica seja a mais eficaz.
  4. Sorrir com frequência pode ser de grande ajuda, porque o sorriso estimula os músculos que envolvem a boca e os que estão ao redor dos olhos, por isso é um método muito eficiente para afastar o estresse.
  5. Controlar sua respiração é um exercício que pode fazer quando está passando por uma situação que te excede. Comece inspirando ar pelo nariz e expirando pela boca lentamente até que seus pulmões se esvaziem por completo. Logo, encha-os novamente e expulse o ar; repita o processo várias vezes.
  6. Coloque humor nas suas atividades cotidianas ou nas dificuldades do dia a dia.

Quando se deve ir ao médico por causa do nervosismo?

Se não tem certeza de que é o estresse que está causando seus problemas ou se tomou alguma medicação para anulá-lo e os sintomas persistem, vá a um médico. Você viu que o nervosismo pode causar na pessoa diferentes alterações que prejudicam sua saúde.

É muito provável que seu médico vá querer buscar quais são as causas dessa anomalia. Você também pode procurar um terapeuta profissional, que poderá te guiar para que você saiba qual a fonte do seu estresse e assim descobrir ferramentas que te ajudarão a enfrentá-lo.

No caso de sentir dor no peito é importante procurar ajuda médica imediata, principalmente se estiver com dificuldade para respirar, sente dores na coluna e na mandíbula, dor no ombro e nos braços, tonturas ou náuseas, e sudorese.

Esses podem ser sintomas de um possível ataque cardíaco, o qual pode ser ocasionado por problemas nervosos, estresse e outras doenças.

Agora que você já sabe o que o nervosismo pode causar na pessoa, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre alimentos para dormir bem à noite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o nervosismo pode causar na pessoa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que o nervosismo pode causar na pessoa?