Partilhar

Alimentos para dormir bem à noite

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 26 fevereiro 2018
Alimentos para dormir bem à noite

Dormir bem é o resultado de uma série de fatores que entram em jogo para nos ajudar a favorecer a produção de melatonina e, com ela, um bom descanso. Ter um quarto adequado para descansar, realizar exercício físico, manter o estresse à distância e se alimentar de forma correta são algumas das medidas que devemos levar a cabo se queremos ter um sono reparador. É por isso que, em ONsalus, recomendamos alguns alimentos para dormir bem que te vão ajudar a descansar melhor e a manter níveis de energia adequados.

Também lhe pode interessar: Benefícios da meditação para o corpo

Porque não durmo bem à noite?

A resposta a esta pergunta não é assim tão simples. Um descanso insuficiente pode ser provocado por diversos fatores. Distúrbios do sono como a apneia, o sonambulismo ou o síndrome das pernas inquietas podem dificultar seriamente o descanso, assim como outros hábitos comuns, como a TV ou o celular, um jantar muito pesado, não ter um quarto adequado para dormir, nervosismo ou estresse excessivos ou uma dieta inadequada. Todos estes fatores podem influenciar notoriamente a qualidade do seu sono.

Os alimentos para dormir bem ajudam a conciliar melhor o sono, no entanto, no caso de insônias ou distúrbios de sono graves, é necessário procurar a ajuda de um profissional. Se você se sente cansado todo o dia, o nosso artigo me sinto muito cansado: causas e soluções, indica algumas possíveis razões pelas quais sua energia não está nos níveis adequados.

Alimentos para dormir bem à noite - Porque não durmo bem à noite?

Como a alimentação influencia no sono?

Existem certos alimentos que ajudam a dormir bem, uma vez que eles ativam a produção de substâncias neurotransmissoras como a melatonina, sintetizada a partir da serotonina. Em outros casos, certos ingredientes possuem algum elemento como o aminoácido triptofano que favorece a síntese de serotonina e melanina na sua composição.

Com o magnésio, acontece algo diferente, já que um relaxante muscular que contribui para cair mais rapidamente nos braços de Morfeu. Por isso, todos os alimentos que contam com estas substâncias na sua composição ajudam a conciliar o sono de forma mais rápida e eficaz.

Pão integral antes de dormir

Ligeiramente torrado com um pouco de mel, o pão integral pertence ao grupo dos carboidratos que facilitam o transporte de triptofano ao cérebro, favorecendo assim a produção de serotonina e o descanso correto. Algumas fatias deste pão ao jantar podem ajudar você a dormir melhor.

Alimentos para dormir bem à noite - Pão integral antes de dormir

Sementes de linho ou linhaça

Estas sementes oferecem uma grande quantidade de fibra, ideal para melhorar o trânsito intestinal. Além disso, estão entre os alimentos para dormir bem, devendo ser adicionados ao seu prato de cereais, saladas, sopas ou cremes de vegetais durante o jantar para ajudar a relaxar com os seus ácidos gordos omega 3, facilitando assim o seu descanso.

Alimentos para dormir bem à noite - Sementes de linho ou linhaça

Amêndoas

As amêndoas são uma excelente fonte de ácidos gordos e fibra, o que faz delas um alimento muito nutritivo. Graças ao seu conteúdo de magnésio, esta fruta seca ajuda a relaxar toda a musculatura, fazendo com que nos sintamos menos estressados e mais dispostos a dormir.

Alimentos para dormir bem à noite - Amêndoas

Frango, peru ou peixe

O frango, peru ou o peixe não são apenas proteínas magras e sem gorduras que saciam durante o jantar sem ingerir demasiadas calorias, mas também estão entre os melhores alimentos para dormir bem à noite. Isto ocorre porque eles contêm triptofano, o que ajuda a sintetizar melhor a serotonina e a melanina, ajudando a dormir de forma eficaz.

No caso do peixe, se é do grupo dos azuis, como o salmão, o atum ou as sardinhas, o efeito é muito mais eficaz devido ao seu conteúdo de ácidos gordos essenciais.

Alimentos para dormir bem à noite - Frango, peru ou peixe

Ovo antes de dormir

O ovo é uma excelente opção para jantar pelo seu alto teor de proteínas e baixo teor de gordura quando é cozido, escalfado ou mexido com muito pouco óleo. Além de saciar o apetite, este alimento contém também triptófano, sendo benéfico para ajudar a dormir melhor.

Alimentos para dormir bem à noite - Ovo antes de dormir

Banana antes de dormir

Todos sabemos os efeitos da banana para combater as cãibras, o fez com que tornasse conhecida como a fruta dos esportistas devido ao seu alto conteúdo de potássio, imprescindível para ter músculos e ossos saudáveis. Mas, para além disso, esta fruta tem também boas doses de magnésio, ajudando a relaxar todo o nosso corpo e a promover um bom sono.

Alimentos para dormir bem à noite - Banana antes de dormir

Camomila antes de dormir

Claro que, entre os alimentos para dormir bem, não pode faltar nunca o chá de camomila. É um fabuloso relaxante natural que melhora a digestão, diminui as dores e mal-estar estomacal e também pode reduzir o nervosismo, ajudando a relaxar e a preparar para dormir bem.

Alimentos para dormir bem à noite - Camomila antes de dormir

Leite morno para dormir

Muitas vezes, quando temos insônias optamos por um copo de leite morno, um clássico que também está entre os remédios da avó. O leite contém triptofano e, seadicionarmos um pouco de mel a um copo desta bebida (o nosso próximo alimento recomendado), vamos dormir como verdadeiros bebês.

O melhor é optar por uma versão desnatada para evitar o excesso de gordura. Se você tem um estômago que é intolerante à lactose, basta escolher a versão sem lactose para aproveitar os seus benefícios.

Alimentos para dormir bem à noite - Leite morno para dormir

Mel antes de dormir

O mel é um excelente ingrediente para ajudar a manter um sistema imunológico saudável. Contudo, estudos recentes revelaram que uma das propriedades do mel é o fato de diminuir a produção de orexina, um hormônio neuropeptídio excitante que ajuda a despertar.

Por isso, se adicionarmos o mel à lista de alimentos para dormir bem à noite, conseguiremos estar muito mais calmos quando chegar a hora de deitar, fazendo com que descansemos muito melhor.

Alimentos para dormir bem à noite - Mel antes de dormir

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para dormir bem à noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário sobre Alimentos para dormir bem à noite

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos para dormir bem à noite
1 de 11
Alimentos para dormir bem à noite

Voltar ao topo da página