Bem-estar geral

Por que me canso facilmente?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 23 fevereiro 2021
Por que me canso facilmente?

Você se cansa rapidamente? Sente cansaço permanente e não sabe por quê? Existem diversas causas pelas quais pode acontecer este cansaço. Uma falta de oxigenação adequada, maus hábitos alimentares ou de sono, doenças crônicas ou muito graves podem ser algumas das razões.

A seguir, neste artigo do ONsalus, voce poderá encontrar as respostas para a pergunta: por que me canso facilmente?

Também lhe pode interessar: Alimentos para dormir bem à noite

Índice

  1. Falta de descanso adequado
  2. Problemas de tireoide
  3. Insuficiência cardíaca
  4. Problemas respiratórios
  5. Anemia
  6. Álcool, tabaco e drogas
  7. Medicamentos
  8. Sedentarismo ou esforço físico exagerado
  9. Maus hábitos alimentares
  10. Estresse ou problemas psiquiátricos
  11. Doenças

Falta de descanso adequado

São muitas as condições médicas, físicas e mentais que podem originar uma exaustão física, fadiga ou cansaço ao fazer atividades físicas ou cotidianas e uma das mais comuns é a falta de sono.

Diferentes motivos podem fazer com que seu descanso seja insuficiente, como por exemplo: sofrer de insônia, dormir menos horas do que o corpo precisa, sono não reparador, sofrer de apneia do sono, horários invertidos (dormir de dia, ficar acordado a noite).

É fundamental descansar bem e nas horas adequadas. O organismo é regulado por certos hormônios, como a melatonina e o cortisol, que são secretados em diferentes quantidade de acordo com a luz solar e as horas de sono.

Jet lag

Este problema merece uma descrição a parte. Falamos de jet lag quando há um distúrbio no ritmo do sono por ficar acordado por causa um voo de longa distância.

Seu corpo está acostumado com uma rotina e, ao trocar de fuso horário, pode ser que queira continuar em seu ritmo, mas há uma contradição com o dia e a noite.

Problemas de tireoide

Uma doença da tireoide pode fazer com que você tenha dificuldades para conciliar ou manter o sono. Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo podem gerar este tipo de transtorno.

O hipotireoidismo costuma manter a pessoa afetada em um estado de baixa energia, o qual pode fazer com que seja gerado um cansaço severo mesmo fazenda pouca atividade.

Insuficiência cardíaca

Trata-se de um problema no qual o coração não trabalha de forma adequada. Assim, se torna difícil para ele cumprir sua função de enviar sangue oxigenado aos diferentes tecidos do corpo.

O cérebro, os pulmões, os músculos e o resto do organismo terão menor disponibilidade de oxigênio. É um motivo mais que suficiente para que você canse rapidamente.

Nos casos graves, o cansaço aparece até com as atividades mais simples do dia a dia.

Problemas respiratórios

Diferentes doenças respiratórias podem fazer com que você canse muito rápido. Entre as mais frequentes, podem ser citadas:

  • Asma;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC);
  • Infecções pulmonares (por exemplo, pneumonia e tuberculose);
  • Fibrose pulmonar;
  • Tumores no pulmão.
Por que me canso facilmente? - Problemas respiratórios

Anemia

Este problema sanguíneo faz com que o organismo não receba a quantidade necessária de oxigênio. Entre os sintomas que a anemia provoca estão:

  • Exaustão;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura.

No seguinte artigo, explicamos com mais detalhes os sintomas, tipos e tratamento da anemia.

Álcool, tabaco e drogas

O consumo excessivo de álcool pode gerar problemas em todos os níveis do organismo. Desde problemas hepáticos graves até encefalopatia (doença do sistema nervoso). Quando você come muito, seu metabolismo precisa de muita energia, os resíduos desta transformação no corpo podem gerar dores de cabeça, cansaço, tonturas, entre outros sintomas. Além disso, a desidratação se torna frequente.

O tabagismo também pode gerar cansaço repentino. A nicotina estimula o sistema nervoso, o qual pode gerar exaustão, bem como pode provocar problemas pulmonares que dificultam uma adequada oxigenação do corpo.

As drogas "recreativas" também podem gerar um desgaste orgânico, tornando o cansaço um sintoma bastante frequente.

Medicamentos

Alguns medicamentos indicados por profissionais podem gerar mais cansaço e sono do que o normal, como por exemplo:

  • Anti-histamínicos;
  • Pseudoefedrina;
  • Medicamentos para o colesterol;
  • Antidepressivos;
  • Neuroestimulantes (metilfenidato, modafinil);
  • Adrenalina:
  • Remédio para o coração e circulação (diuréticos, antiarrítmicos, anti-hipertensivos);
  • Corticoides;
  • Antiparkinsonianos;
  • Bismuto.

Além disso, algumas ervas naturais também podem gerar certo estado de sonolência, é o caso da:

  • Cidreira;
  • Valeriana;
  • Passiflora caerulea.

Sedentarismo ou esforço físico exagerado

A falta de se movimentar e de praticar atividades físicas pode te fazer cair em um círculo vicioso. Quanto menos fizer, mais cansado ficará para realizar tarefas que te exijam pouca energia.

Não obstante, a obesidade também é um fator importante que pode fazer com que você canse mais rapidamente ao fazer atividades.

O exercício, por menor que seja, faz com que o corpo secrete endornfinas. Estas são conhecidas como os "hormônios do bem-estar" ou "da felicidade" e podem fazer com que você se sinta muito melhor depois de sair para caminhar, dançar ou fazer uma atividade que goste.

Tanto poucos exercícios quanto muita atividade física é prejudicial para a saúde. Fazer atividades físicas muito exaustivas de forma muito frequente também gera um desgaste complicado de se recuperar.

A falta de incentivo ou não estar motivado em suas atividades podem te levar a um estado sério de baixa energia, cansaço físico e mental.

Maus hábitos alimentares

Se sua dieta está muito cheia de alimentos pouco saudáveis, seu corpo terá uma demanda extra de energia para metabolizá-los. Produtos processados, excesso de carnes, refinados (farinha branca, açúcar, sal), frituras são alguns dos produtos que você deve evitar.

Da mesma forma, o excesso de substâncias que alteram o ciclo do sono pode causar fadiga. É o caso do:

  • Café;
  • Refrigerante de cola;
  • Chocolate;
  • Chá preto.

A quantidade de alimentos também pode gerar desgaste e cansaço. Comer pouco ou muito para suas necessidades nutricionais pode gerar estes sintomas.

Estresse ou problemas psiquiátricos

A falta de descanso mental pode te levar a um estado de exaustão de tal modo que até esforços mínimos te causem cansaço. O estresse pode desencadear problemas de sono, transtornos metabólicos, problemas psicológicos e orgânicos de todo tipo.

A depressão, os transtornos de ansiedade ou outros problemas psiquiátricos podem causar fadiga ou cansaço mesmo em atividades simples.

Doenças

Problemas no fígado, rins, gastrointestinais, entre outros, podem levar a pessoa a um estado de exaustão. Quando isto acontece, pode ser que surja cansaço rápido.

O câncer é um dos motivos mais temidos de sofrer cansaço e exaustão fácil. Geralmente, existem outros sintomas acompanhados que dependerão do tipo de tumor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que me canso facilmente?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Xie Z, Chen F, Li WA, et al. A review of sleep disorders and melatonin. Neurol Res. 2017;39(6):559-565. doi:10.1080/01616412.2017.1315864
  • Persson PB, Bondke Persson A. Fatigue. Acta Physiol (Oxf). 2016;218(1):3-4. doi:10.1111/apha.12756
  • Corfield EC, Martin NG, Nyholt DR. Co-occurrence and symptomatology of fatigue and depression. Compr Psychiatry. 2016;71:1-10. doi:10.1016/j.comppsych.2016.08.004
  • Bartels MN. Fatigue in cardiopulmonary disease. Phys Med Rehabil Clin N Am. 2009;20(2):389-404. doi:10.1016/j.pmr.2008.12.002

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que me canso facilmente?