Partilhar

Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer

 
Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 15 junho 2020
Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer

A água é o ingrediente vital para a vida. Esta frase não é um clichê, mas sim uma verdade: entre 60% e 70% de nossa constituição corporal é água. Alguns especialistas que estudaram o tema dizem que podemos nos manter até 40 dias sem ingerir alimentos, mas suportamos somente de três a cinco dias sem tomar água. Portanto, este elemento é fundamental.

É importante que você saiba que existem diferentes tipos de água. Embora as vejamos iguais (incolor e inodora), em função do seu pH, alguns tipos de água serão considerados ácidos, outros neutros e outros alcalinos.

As águas alcalinas são as que nos interessam e das quais falaremos neste artigo do ONsalus. Continue lendo para descobrir o que é a água alcalina, para que serve e como fazê-la em casa.

O que é água alcalina

Para determinar se uma substância líquida é alcalina ou ácida, foi criada uma medida padrão chamada de pH. Esta é uma medida matemática (um logaritmo) que estabelece a qualidade dos elementos presentes em uma solução.

Considera-se que uma substância é neutra quando seu pH é igual a 7, o que representa o centro desta escala. Se o pH for inferior a 7, a substância é considerada ácida e, conforme diminui na escala, sua acidez vai aumentando. Como exemplos, o suco de limão tem um pH de 2 e o vinagre de 3, ou seja, são altamente ácidos.

Do contrário, se o pH é maior que 7, é considerado que a substância é alcalina ou básica e, conforme subir na escala, sua alcalinidade é aumentada. Como exemplos, o pH do bicarbonato está entre 8 e 9 e o do leite de magnésio fica entre 10 e 11, portanto, são bastante alcalinos.

Além disso, a água alcalina contém elementos minerais, que também são alcalinos, e um potencial redox (potencial de oxidação-redução) que é negativo. Quanto mais negativo for este potencial, maior será a capacidade da água alcalina de agir como agente antioxidante.

Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer - O que é água alcalina

Para que serve a água alcalina

Tudo o que foi dito anteriormente é muito bem explicado do ponto de vista científico mas você deve estar se perguntando: para que serve a água alcalina?

Primeiro de tudo, é importante se lembrar que nosso organismo vive em um estado permanente de oxidação. Quanto mais ácida mantermos nossa composição interna, maior a oxidação, e maior e mais rápido também será o deterioramento de nossas células e de todo o corpo em geral, o que representa a aceleração do processo de envelhecimento.

São precisamente estas características que mencionamos que conferem os seguintes benefícios da água alcalina:

Saúde dos ossos

A acidez do corpo contribui com a reabsorção do cálcio dos ossos e nos deixa propensos a desenvolver osteoporose.

Vários estudos comprovaram que pessoas que tomam água alcalina reduzem a reabsorção de cálcio e, não somente são menos propensas a ter osteoporose, mas também podem reverter seus efeitos.

Prevenção do câncer

A acidez corporal nos torna suscetíveis ao aparecimento de alguns tipos de câncer, como o câncer de bexiga.

Diversos estudos demonstraram que beber água alcalina, devido ao seu potencial de reduzir nossa oxidação, nos ajuda na prevenção do câncer e favorece a ação de alguns medicamentos utilizados no tratamento por quimioterapia.

Melhora do refluxo gástrico

O pH extremamente ácido do estômago é necessário para uma correta digestão dos alimentos e para evitar a proliferação de algumas bactérias. Contudo, quando existe uma doença de refluxo, a água alcalina desempenha um papel fundamental no seu controle.

Beber água alcalina de pH 8,8 nos ajuda a controlar a enzima que está vinculada com o refluxo gástrico, ao mesmo tempo que permite a ação dos sucos gástricos de forma adequada no processo de digestão.

Pressão arterial, diabetes e dislipidemia

Pesquisadores chineses demostraram em 2016 que tomar água alcalina contribui para reduzir a viscosidade do sangue, o que contribui, de certa forma, com o controle da pressão arterial.

Além disso, ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue, reduzindo assim o risco de problemas cardiovasculares.

Hidratação e desintoxicação

Vários estudos comprovaram que os atletas que tomam água alcalina melhoram sua condição de hidratação e que esta água favorece o funcionamento do fígado e dos rins, contribuindo assim no processo de eliminação de toxinas do corpo através destes órgãos.

Como fazer água alcalina em casa

Quer saber como alcalinizar a água? Existem várias formas de obter água alcalina, em seguida, te explicaremos diferentes métodos, desde o mais simples até o mais sofisticado.

Dois recipientes

Coloque a água que deseja alcalinizar no primeiro recipiente, que vai ficar a uma certa altura (pelo menos 1 metro). Esvazie a água do primeiro recipiente deixando-a cair no segundo.

O borbulhar produzido consegue alcalinizar a água em pelo menos 0,5.

Ferver a água

Deixar água ferver durante 5 minutos permite elevar seu pH de 7/7,2 até pelo menos 8,4, e esta alcalinidade não é perdida ao esfriar.

Adicionar bicarbonato

Esta é a forma mais tradicional para fazer água alcalina caseira. Adicione 1/2 colher pequena de bicarbonato em um copo de água. Isto eleva o pH da água até pelo menos 7,9.

Comprar um filtro alcalinizante

Existem filtros de água que, além de cumprir com o processo de filtragem e purificação da água, a alcalinizam. Seu custo é um pouco mais elevado que os filtros normais, mas o investimento vale a pena.

Por outro lado, em alguns lugares você já pode adquirir água alcalina engarrafada de diversas marcas,sendo algumas delas provenientes de mananciais alcalinos.

É claro, a toma de água alcalina para melhorar sua saúde deve ser acompanhada da eliminação de alimentos ácidos, como as frituras. Por fim, lembre-se que a água gaseificada é ácida. Não a consuma.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Goldman, R., Nagelberg, R., & Butler, N. (29 de agosto de 2018). Alkaline water: benefits and risks. Recuperado el 09 de junio de 2019, de Health Line: https://www.healthline.com/health/food-nutrition/alkaline-water-benefits-risks
  • MacGill, M., & Butler, N. (06 de didiembre de 2017). Is alkaline water good for you? Recuperado el 09 de junio de 2019, de Medical News Today: https://www.medicalnewstoday.com/articles/313681.php

Escrever comentário sobre Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer

O que lhe pareceu o artigo?

Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer
1 de 2
Água alcalina: o que é, para que serve e como fazer

Voltar ao topo da página