Partilhar

Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 setembro 2019
Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem

Tantos homens quanto mulheres precisam ingerir ácido fólico, uma vitamina essencial para manter um bom estado de saúde. Os benefícios obtidos através do consumo desta vitamina são de grande ajuda, na verdade, podem surgir algumas alterações no organismo devido a falta deste ácido. Normalmente, as mulheres que estão pensando em engravidar devem consumir ácido fólico, mas isso também se aplica ao seu parceiro, ambos devem se preparar e aumentar o consumo do mesmo para terem melhores resultados antes e, inclusive, durante a gravidez.

No seguinte artigo do ONsalus, você conhecerá muito mais sobre o ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem.

Ácido fólico para homens: para que serve

Muitas pessoas se perguntam para que serve o ácido fólico em homens, já que a vitamina B9 é muito conhecida por ser especialmente benéfica para as mulheres que desejam engravidar e para as que já estão em gestação. Especificamente, estes são os pontos mais importantes dos benefícios e usos do ácido fólico nos homens:

  • O ácido fólico nos homens, assim como nas mulheres, ajuda na fertilidade. Em alguns homens, especialmente naqueles que apresentam baixa contagem de espermatozoides, pode ser de grande ajuda nos problemas de esterilidade resultado das baixas concentrações de espermatozoides no sêmen. Se este for o seu caso, te recomendamos ler este outro artigo do ONsalus no qual respondemos a dúvida: "ejaculo pouco, isso é um problema?".
  • O consumo deste folato influencia na saúde do coração e do cérebro, com sua ingestão adequada os níveis de vitamina B9 se manterão adequados no sangue e os riscos de sofrer de doenças cardiovasculares ou acidentes cerebrovasculares diminuirão, por isso devemos prestar atenção e fazer seu consumo durante a vida, seja através dos alimentos quanto através de suplementos ou complementos alimentares.
  • Além disso, manter os níveis adequados de ácido fólico no organismo diminui o risco de sofrer alguns tipos de câncer, como por exemplo, de próstata, cólon, reto e esôfago.
  • Em quadros de depressão, a ingestão de ácido fólico pode ser muito útil a longo prazo para controlar esta alteração.
  • Os níveis adequados de folato garantem o processo de crescimento de novas células, por isso que é indispensável seu consumo nos casos de anemia, onde os glóbulos vermelhos estão muito baixos.
Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem - Ácido fólico para homens: para que serve

Benefícios do ácido fólico para homens

Os principais benefícios do ácido fólico para homens antes de fecundar o óvulo são:

  • Melhora a qualidade do esperma.
  • O fato do feto ter sido fecundado com níveis adequados deste folato por ambas as partes evita o aparecimento de malformações durante sua gestação.
  • O ácido fólico elimina as chances de o feto sofrer de cardiopatias congênitas.

Além do aspecto reprodutivo, estes são outros benefícios da vitamina B9 para homens:

  • Sua ingestão previne o aparecimento de alterações auditivas.
  • O consumo de ácido fólico diminui a probabilidade de ter retinopatias.
  • O risco de sofrer problemas motores é diminuído com o consumo de ácido fólico.
  • Diminui-se o risco de sofrer doenças cardiovasculares e derrames, assim como as chances de ter alguns tipos de cânceres.
  • Combate os sintomas da depressão.
  • Contribui para evitar o aparecimento de Alzheimer.

Alimentos com ácido fólico - lista

Existe um grande número de alimentos ricos em ácido fólico que contribuem com os requisitos diários do mesmo para o organismo, entre eles temos:

  • Vegetais de folhas verdes: neste grupo encontramos o espinafre, rúcula, alface, agrião, endívia, acelga, couve e salsa.
  • Verduras: como couve-de-bruxelas, brócolis, alcachofra, aspargos e alho-poró.
  • Legumes: entre eles pode-se mencionar os feijões, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas e soja.
  • Frutas frescas: como a laranja, o abacate, a banana e o melão.
  • Frutos secos: a avelã, a castanha, a noz ou amêndoa; seu consumo diário fornece quantidades consideráveis de ácido fólico ao organismo.
  • Cereais integrais: fornecem maior quantidade de ácido fólico que os cereais refinados.
  • Fígado de frango e boi: ambos são ricos em ácido fólico.
  • Sementes de abóbora de girassol: fornecem uma quantidade importante de ácido fólico se ingeridos diariamente.
  • Levedura de cerveja: é um dos alimentos que mais contém ácido fólico, com uma colher de sopa atende-se toda a nossa necessidade diária do mesmo.

É importante saber que, muitas vezes, a ingestão de alimentos não é suficiente para atender nossa necessidade diária de ácido fólico, devido ao fato de que este folato é sensível à luz e ao calor durante a cocção, ao contato com o ar e ao armazenamento dos mesmos, sendo assim, 70% dos folatos contidos nos alimentos são destruídos.

Neste outro post você pode ver mais informações sobre os Alimentos ricos em ácido fólico.

Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem - Alimentos com ácido fólico - lista

Dosagem de ácido fólico para homens

A dosagem de ácido fólico para homens é 0,4 mg diários. Além disso, eles devem manter uma dieta saudável e equilibrada a fim de conseguir este ácido na alimentação. Em alguns casos, será necessário que os homens tomem suplementos farmacológicos, como pílulas ou cápsulas de ácido fólico ou vitamina B9, para complementar o que é ingerido através dos alimentos. É importante seguir as indicações médicas para alcançar os requisitos necessários para o organismo e, além disso, para que o tratamento realmente seja eficaz, não deve-se fumar nem ingerir bebidas alcoólicas durante o mesmo.

Os homens não devem se esquecer de tomar o ácido fólico diariamente na alimentação, especialmente se estão tentando engravidar sua parceira, já que a ingestão deste folato ajudará a conseguir a gravidez, mantê-la em ótimas condições e fazer com que o feto se desenvolva da melhor forma possível.

Se este for o seu caso, consulte o seu médico de confiança, ele te indicará, após um exame dos níveis de ácido fólico e de acordo com a fase da vida em que você estiver, quanto ácido fólico você precisa e como consumi-lo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Folato (Ácido fólico). Larry E. Johnson, MD, PhD, University of Arkansas for Medical Sciences. Acessado em 23 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/folato?query=%C3%A1cido%20f%C3%B3lico

Escrever comentário sobre Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem

O que lhe pareceu o artigo?

Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem
1 de 3
Ácido fólico para homens: para que serve, benefícios e dosagem

Voltar ao topo da página