Partilhar

Alimentos ricos em ácido fólico

 
Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 13 fevereiro 2018
Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é um tipo de vitamina B (B9) muito importante para o organismo porque ajuda a criar células novas. No entanto, o ácido fólico é especialmente fundamental para as mulheres que se encontram grávidas porque ajuda a prevenir defeitos congênitos no cérebro e na coluna do bebê, razão pela qual as grávidas devem consumir suplementos desta vitamina antes, durante e depois da gravidez.

São muitas as pessoas que optam por consumir suplementos de vitamina B9, no entanto, existem muitos alimentos ricos em ácido fólico que ao serem incorporados na dieta podem favorecer positivamente os níveis deste hidrossolúvel no organismo. Quer saber quais são? Neste artigo do ONsalus.com.br poderá conhecê-los.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em fibra

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico ou vitamina B9 tem muitos benefícios que promovem a saúde do organismo, por isso, antes de conhecer quais sãos os alimentos ricos em ácido fólico é importante que descubra todas as suas propriedades:

  • Bebê saudável: A ingestão de ácido fólico durante a gravidez permite evitar defeitos congênitos como a espinha bífida. Além disso, evita problemas no desenvolvimento cerebral do bebê e ajuda a prevenir doenças nas gengivas da mulher grávida.
  • Adeus anemia: O consumo de ácido fólico é muito importante em pacientes com anemia, uma vez que ajuda a aumentar a produção de glóbulos vermelhos, normalizando os níveis de hemoglobina no sangue. Também devido ao seu elevado teor em fibra (ferro) ajuda a melhorar especificamente a anemia ferropriva.
  • Melhora o metabolismo. Isto porque favorece a produção dos ácidos digestivos, o ácido fólico melhora consideravelmente o processo de digestão prevenindo desconfortos estomacais e favorecendo a ótima absorção dos nutrientes pelo intestino.
  • Previne doenças. Um dos benefícios do ácido fólico mais importante é que ajuda a prevenir vários tipos de câncer como o câncer de cólon, de mama e de pâncreas. Além disso, previne doenças cardíacas e é muito recomendado no caso da depressão.

Espinafres, uma fonte de ácido fólico

Entre os alimentos ricos em ácido fólico os espinafres são os protagonistas, isto porque uma xícara de espinafres equivale a 65% da quantidade diária que o nosso corpo deveria receber. Este vegetal, além de ser muito saudável, é rico em fibra, por isso é ideal para tratar a anemia, diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e promover a saúde intestinal do organismo.

Alimentos ricos em ácido fólico - Espinafres, uma fonte de ácido fólico

Os grãos, fonte de vitamina B9

Depois dos espinafres encontramos entre os alimentos ricos em ácido fólico as lentilhas, que conferem 50% da quantidade que o nosso corpo necessita desta vitamina por dia. Mas além das lentilhas é importante mencionar que as ervilhas, o grão-de-bico e o feijão vermelho, preto e branco também contêm uma grande quantidade de ácido fólico e, por conseguinte, são uma excelente opção.

 

Alimentos ricos em ácido fólico - Os grãos, fonte de vitamina B9

Espargos

Os espargos são um dos vegetais mais versáteis, visto que podem ser consumidos sozinhos, em saladas e até em patê ou creme. No entanto, é o seu conteúdo em fibra e ácido fólico a razão pela qual se destacam no que diz respeito à saúde, visto que uma xícara deste alimento representa 65% da quantidade diária que o organismo precisa de vitamina B9.

Alimentos ricos em ácido fólico - Espargos

Frutas cítricas

Poucas pessoas sabem que a maioria das frutas são alimentos ricos em ácido fólico. As frutas cítricas contêm uma quantidade relevante desta vitamina, por isso incluir laranjas, morangos, amoras, framboesas e toranjas na dieta é uma excelente forma de obter ácido fólico através da alimentação.

 

Alimentos ricos em ácido fólico - Frutas cítricas

Beterraba, abacate e frutos secos

34% é a quantidade de ácido fólico que oferece ao organismo uma xícara de beterraba, que ao mesmo tempo tem um elevado teor de ferro e é um poderoso antioxidante. O abacate também é uma opção a ter em conta entre os alimentos ricos em ácido fólico, uma vez que comendo apenas um quarto desta fruta podemos obter 22% da quantidade necessária por dia desta vitamina B9.

Os frutos secos como sementes de girassol, abóbora ou gergelim também contêm ácido fólico e pode ingeri-los como lanche ou acrescentado-os nas suas saladas ou outras comidas da sua preferência.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em ácido fólico, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em ácido fólico

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em ácido fólico
1 de 5
Alimentos ricos em ácido fólico

Voltar ao topo da página