Partilhar

Alimentos ricos em fósforo

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 28 fevereiro 2018
Alimentos ricos em fósforo

O fósforo está presente em cada célula do corpo, no entanto está mais concentrado nos dentes e nos ossos. O fósforo tem um papel essencial no momento de metabolizar as gorduras e os carboidratos, além de fazer parte do processo de síntese proteica para o crescimento, reparação e manutenção de células e tecidos.

O fósforo representa 1% do corpo de uma pessoa e é muito fácil de obter através de alimentos como as sementes de girassol, produtos lácteos, carnes, ovos e trigo. Uma dieta rica neste mineral oferece muitos benefícios para a saúde como o auxílio da digestão e o aumento da energia do organismo, razões pelas quais é importante consumir alimentos ricos em fósforo. Se você quiser saber a dosagem adequada, continue lendo este artigo do ONsalus onde explicamos detalhadamente os benefícios de consumir estes alimentos.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em ferro

Funções do fósforo

São muitos os benefícios do fósforo para o organismo, os mais importantes mostramos em seguida:

  • Melhora os sintomas da menopausa. Quando a mulher atravessa esta fase da vida pode experienciar sintomas muito incômodos que afetam a sua qualidade de vida. Manter os níveis de fósforo equilibrados no organismo permite a regulação hormonal, os que, por sua vez, alivia os afrontamentos, o mau humor, as dores abdominais e outros distúrbios típicos desta fase.
  • Mais energia. O consumo de alimentos ricos em fósforo aumenta visivelmente a energia do organismo evitando o cansaço físico e o desgaste mental. Este benefício incide positivamente no estado de humor das pessoas, que se sentem capazes de enfrentar o dia a dia com entusiamo.
  • Ativa a memória. Se você é uma das pessoas não sabe constantemente onde deixou as chaves, pode ser o momento de introduzir alimentos ricos em fósforo na sua dieta. Por quê? O nosso cérebro beneficia de todos os nutrientes que o nosso organismo recebe através da alimentação. O fósforo, por exemplo, ajuda a melhorar a memória e a concentração.
  • Dentes e ossos fortes. Por que o fósforo ajuda a saúde dos ossos e dos dentes? O cálcio não é o único responsável por estas partes do corpo. Ao intervir no desenvolvimento e crescimento de ossos e dentes, o fósforo é, em grande parte, responsável pela saúde dos mesmos. Ossos firmes e gengivas livres de doenças são um dos resultados de um consumo adequando de alimentos que contêm fósforo.
  • Melhor digestão. O fósforo intervém no processo metabólico e ajuda a diminuir as dores estomacais e intestinais. Do mesmo modo, este mineral é uma grande ajuda para prevenir complicações renais ou retenção de líquidos, pois ajuda a manter os rins ativos e limpos.
Alimentos ricos em fósforo - Funções do fósforo

Contraindicações do fósforo

Como existem muitos alimentos ricos em fósforo, é muito pouco provável que uma pessoa tenha deficiência de fósforo no organismo. No entanto, quando são apresentados níveis muito altos de fósforo no sangue, podem surgir complicações, uma vez que este mineral se junta ao cálcio e forma depósitos em tecidos moles afetando, por exemplo, os músculos do organismo.

Geralmente, uma pessoa tem níveis altos de fósforo quando sofre de patologias renais (nefropatia) ou tem problemas para regular o cálcio. Por esse motivo, é muito importante que as pessoas com doenças renais consultem o médico para saber o nível diário de fósforo que podem consumir e saber quais os alimentos ricos em fósforo que devem remover da dieta.

O consumo diário recomendado de fósforo é o seguinte:

  • De 1 a 3 anos: 460 mg;
  • De 4 a 8 anos: 500 mg;
  • De 9 a 18 anos: 1.250 mg;
  • Adultos que não sofrem de doenças renais: 700 mg.

Alimentos ricos em fósforo: sementes de girassol

As sementes de girassol são um alimento rico em sódio muito saudável. Não importa se estão descascadas, se têm sal ou se se comem simples ou com outro alimento, 100 gramas deste alimento representam um aporte de 660 miligramas de fósforo 1 para o organismo. Se você não sabe como introduzir as sementes na sua dieta, consuma elas simples no lanche ou coloque algumas em saladas ou nas suas receitas favoritas.

Alimentos ricos em fósforo - Alimentos ricos em fósforo: sementes de girassol

Alimentos ricos em fósforo: produtos lácteos

O leite e os queijos contêm uma grande quantidade de fósforo e podem contribuir com 300 miligramas a 500 miligramas de fósforo por cada 100 gramas de consumo. De que depende o valor da contribuição? Quando se trata de produtos lácteos, o conteúdo de fósforo depende da cura ou concentração, portanto, quanto maior o nível de concentração e de cura, maior é a quantidade de fósforo.

Alimentos ricos em fósforo - Alimentos ricos em fósforo: produtos lácteos

Alimentos ricos em fósforo: carnes

Sim, as carnes são talvez dos alimentos que contêm mais fósforo. Não se trata de um tipo de carne específico, mas da maioria das carnes: vaca, porco, frango e peixe podem fornecer 160 miligramas de fósforo com apenas 100 gramas. Neste grupo, as sardinhas e o marisco são os que merecem destaque pois, com apenas 100 gramas, podem fazer um aporte de até 270 miligramas de fósforo ao organismo.

Alimentos ricos em fósforo - Alimentos ricos em fósforo: carnes

Alimentos ricos em fósforo: ovos e trigo

Ambos estão na lista de alimentos que contêm fósforo, já que possuem uma grande quantidade deste mineral: Por cada 100 gramas, os ovos têm 210 miligramas de fósforo, enquanto que os cereais de trigo têm 450 miligramas de fósforo por cada 100 gramas. No caso do farelo de trigo, a quantidade de fósforo é superior, já que pode beneficiar o organismo com 620 miligramas de fósforo por cada 100 gramas 2. O gérmen de trigo, por cada 100 gramas, contribui com 842 miligramas deste mineral 3.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em fósforo, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Referências
  1. http://tabnut.dis.epm.br/alimento/12036/semente-de-girassol-seco
  2. http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorPalavraChave.aspx
  3. http://tabnut.dis.epm.br/alimento/20078/germe-de-trigo-cru

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em fósforo

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em fósforo
1 de 5
Alimentos ricos em fósforo

Voltar ao topo da página