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Alimentos ricos em carboidratos

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 22 fevereiro 2018
Alimentos ricos em carboidratos

A função principal dos carboidratos, também chamados de glicídios ou hidratos de carbono, é fornecer energia ao corpo. O nosso organismo converte este nutriente em glicose, desta forma, o açúcar é utilizado pelo organismo. Os carboidratos, juntamente com as gorduras e as proteínas, formam os três principais nutrientes essenciais para uma dieta saudável. Existem dois tipos diferentes de carboidratos, os simples e os complexos.

Os carboidratos simples são açúcares refinados, a sua principal característica é a digestão rápida mas, têm muito pouco valor nutritivo, pelo que se aconselha consumir em pequenas quantidades. Por outro lado, os carboidratos complexos são açúcares que, na sua maioria, são vitaminas, fibras e minerais. Por todos estes componentes a digestão é mais lenta e, por consequência, não aumentam os níveis de açúcar no sangue tão rápido como os simples. Estes glicídios complexos são os que atuam fornecendo energia ao corpo.

É verdade que os hidratos de carbono são um nutriente indispensável para o organismo, mas têm de ser ingeridos de forma moderada e conhecer bem que tipo de carboidratos se está a consumir. Desta forma, é importante consultar um especialista, especialmente as pessoas que sofrem de diabetes. No ONsalus.com.br, mostramos alguns alimentos ricos em carboidratos.

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Função dos carboidratos

Os carboidratos têm duas funções principais para o corpo. A primeira é a energia, os glicídios servem como reserva de energia no organismo mas podem ser utilizados de forma imediata, já que têm a capacidade de se mover de forma rápida para produzir glicose caso seja necessário.

A segunda função é a regulação. A fibra alimentar é a que está encarregada de regular o trânsito intestinal, isto agrega mais benefícios para a saúde como por exemplo a diminuição da constipação e a absorção de substâncias como o colesterol, aumenta a sensação de saciedade e pode proteger o organismo do câncer do cólon.

Não obstante, quando a reserva de glicogênio do corpo está completa, o excesso que é adicionado é transformado em gordura. Este é outro dos motivos pelo qual os carboidratos simples não são tão recomendáveis como os complexos. Da mesma forma que, é importante controlar os níveis de glicose no organismo, fazer exercício para eliminar os excessos e vigiar os consumos de carboidratos.

Alimentos ricos em carboidratos simples

Os alimentos ricos em carboidratos simples ou de rápida absorção, que oferecem ao corpo energia quase imediata ao ingeri-los pelo fato de o organismo os absorver de uma maneira rápida. No entanto, a energia não é sustentada por longos períodos e não satisfaz a fome por muito tempo. Por estes motivos não são muito recomendados. Alguns que se destacam são:

  • Açúcar: o açúcar comum tem múltiplos usos e, na atualidade, é utilizado por muitas pessoas. No entanto, tem um elevado teor de carboidratos simples. A sua composição é de 99.5 gramas por cada 100 gramas de açúcar refinado. O açúcar de cana é outro dos alimentos ricos em carboidratos simples, tem 74 gramas por cada 100 gramas. A Sacarose e o dextrose são absorvidos de forma imediata sem necessitar que se faça a digestão dos alimentos, o que facilita um estímulo de energia quase imediato. Alguns alimentos que contêm estas substâncias são as geleias, cereais embalados, os batidos, a gelatina, alguns edulcorantes processados, cremes para café e melaço;
  • Frutas: a fruta tem frutose, que é uma forma natural de açúcar de carboidratos simples. É a mais saudável dentro desta categoria, já que contêm diferentes nutrientes importantes para a saúde como vitaminas, fibras e minerais. As principais frutas com frutose são o melão, a toranja, as bananas, as maçãs, os limões, as uvas, as laranjas, as melancias e as bagas;
  • Produtos lácteos: o leite, o iogurte, o requeijão, também conhecido como ricota e outros produtos lácteos contêm lactose, o açúcar natural dos carboidratos simples. Além disso, esses produtos fornecem benefícios ao organismo como vitaminas e cálcio. Recomenda-se consumir produtos lácteos mas com pouca gordura, evitando os processados com açúcar adicionado.
  • Outros alimentos com carboidratos simples: as guloseimas, o mel, o chocolate, os refrigerantes, sumo de algumas frutas, farinha refinada e seus derivados também são alimentos ricos em carboidratos simples. É importante consultar um nutricionista se você consome muitos destes produtos na dieta diária.
Alimentos ricos em carboidratos - Alimentos ricos em carboidratos simples

Alimentos ricos em carboidratos complexos

É recomendável que a maior parte dos carboidratos que se devem ingerir provenham de alimentos ricos em carboidratos complexos ou de absorção lenta. A diferença para os simples é que os carboidratos complexos são absorvidos lentamente na corrente sanguínea, o que faz com que a energia concedida se vá consumindo pouco a pouco e satisfaz o estômago por muito mais tempo. Além disso, são os indicados pelos benefícios concedidos ao sistema digestivo. Alguns desses alimentos são:

  • Fruta: como existem frutas de absorção rápida também existem as de absorção lenta. Entre elas se encontram os morangos, os frutos vermelhos e as cerejas. Estas frutas dão ao corpo carboidratos complexos e outros nutrientes essenciais para a saúde;
  • Sementes e vegetais: os vegetais, os legumes, o arroz integral, o pão integral, os cereais integrais, as nozes, o feijão e as lentilhas têm como principal fonte os carboidratos complexos. Além disso, vegetais como a alface, a cenoura, o rabanete, o pepino, couve-flor, couve-rocha, os espinafres, a berinjela, entre outros, também estão incluídos nesta categoria.
Alimentos ricos em carboidratos - Alimentos ricos em carboidratos complexos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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