Partilhar

Alimentos ricos em zinco

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Alimentos ricos em zinco

A nossa alimentação é composta por grupos de alimentos que nos permitem ter uma dieta adequada para ter um corpo saudável. Estes alimentos contêm uma série de nutrientes e vitaminas que estão inseridos na pirâmide alimentar. O zinco é um mineral considerado essencial que devemos incorporar na nossa dieta, já que contribui para o funcionamento correto do sistema imunológico, para a divisão das células e para a metabolização dos carboidratos. Da mesma forma, é indispensável para para o olfato e para o paladar, assim como para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Alguns dos alimentos ricos em zinco são as ostras, a carne de vaca e de aves, as sementes e os frutos secos. Se você quiser saber mais sobre estes alimentos, continue lendo este artigo do ONsalus onde indicamos quais são os alimentos ricos em zinco e as suas doses recomendadas para que você possa beneficiar das suas propriedades.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em proteínas

Zinco - para que serve?

O zinco é considerado um dos minerais essenciais que precisamos para poder manter uma saúde correta. Este mineral fortalece o nosso sistema imunológico, reduzindo as possibilidades de sofrer um resfriado ou outras condições, além de intervir na construção de proteínas e metabolização de carboidratos. Também intervém na cicatrização de feridas e no crescimento das crianças, permitindo que se possam desenvolver corretamente, e aumenta o efeito da insulina.

Temos a vantagem de poder obter o zinco através de alimentos ricos neste mineral, pelo que apenas nos devemos preocupar em inserir os alimentos adequados na nossa dieta, sem esquecer de adotar uma dieta variada e equilibrada.

Alimentos com zinco: carnes e aves

Uma das principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal, mais concretamente a carne e as aves. A carne de cordeiro fornece mais de metade da dose diária recomendada de zinco - 15mg/dia. Da mesma forma, a carne de vaca pobre em gordura também contem níveis altos de zinco, contribuindo com mais de metade da dose diária. As aves são outro dos animais com zinco, sendo que a parte escura tem uma maior quantidade que a parte branca. Além disso, o fígado é também uma parte muito rica em zinco, pelo que pode ser outra fonte deste mineral. O fígado de vitela é o que tem uma maior quantidade de zinco. Contudo, a quantidade pode variar em função da qualidade da carne.

Alimentos ricos em zinco - Alimentos com zinco: carnes e aves

Alimentos fonte de zinco: sementes e frutos secos

As sementes de abóbora e de melancia são alimentos muitos saudáveis que podemos inserir na nossa dieta e que, para além de conterem zinco, também providenciam omega 3, vitamina E, selênio e betacarotenos - substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

Os frutos secos também contêm zinco, fibra e omega 3, além de fornecerem energia e contribuírem para a eliminação dos radicais livres, que funcionam como antioxidantes. Não obstante, este tipo de alimentos possui um elevado conteúdo calórico, devendo ser consumido com moderação. No artigo "Frutos secos: calorias, benefícios e características" explicamos tudo em detalhe para que você fique totalmente esclarecido.

Alimentos ricos em zinco - Alimentos fonte de zinco: sementes e frutos secos

Ostras e marisco

As ostras são um dos alimentos com maior quantidade de zinco, fornecendo a dose diária recomendada com uma porção de 100 gramas. São conhecidas como um dos alimentos para aumentar o desejo sexual, pois estimulam a produção de testosterona e a libertação de hormônios. Da mesma forma, os mariscos como o caranguejo e o camarão são também alimentos ricos em zinco, cálcio e magnésio, além de um aminoácido chamado fenilalanina que, tal como as ostras, aumenta a libido.

Legumes e cereais

Apesar de não conterem um nível tão alto de zinco como os alimentos de origem animal, estes produtos são de vital importância para as pessoas vegetarianas ou veganas, já que devem ingerir uma quantidade maior deste tipo de alimento para obterem a dose diária de zinco recomendada. O grão-de-bico, as lentilhas, o milho e a aveia são as melhores fontes de zinco, pelo que é muito importante que elas estejam presentes na dieta.

Alimentos ricos em zinco - Legumes e cereais

Sintomas de falta de zinco no organismo

Ter uma dieta variada e equilibrada é fundamental para que nosso corpo possa desenvolver as suas funções corretamente. Como consequência, a falta de alguns nutrientes, vitaminas ou minerais podem produzir efeitos na nossa saúde que se exibem através de diversos sintomas. No caso da falta de zinco, os sintomas são:

  • Desenvolvimento lento nas crianças;
  • Feridas que demoram a cicatrizar;
  • Queda de cabelo;
  • Perda de apetite;
  • Problemas relacionados com olfato;
  • Problemas relacionados com o paladar;
  • Feridas na pele.

Uma das opções a qual você pode recorrer são os suplementos de zinco, que são administrados através de cápsulas e permitem ter a dose diária recomendada deste mineral. No entanto, o excesso de zinco também pode produzir alguns sintomas como diarreia e vômitos.

Alimentos ricos em zinco - Sintomas de falta de zinco no organismo

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em zinco, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em zinco

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em zinco
1 de 5
Alimentos ricos em zinco

Voltar ao topo da página