Partilhar

Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 23 novembro 2017
Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações

O ciclo menstrual reflete muito o seu bem-estar geral, sendo possível identificar algumas condições ginecológicas relevantes através do modo em que ele se apresenta. No caso concreto das menstruações irregulares, que não surgem sempre com a mesma periodicidade e que, inclusive, nem chegam a ocorrer, é importante consultar um ginecologista para determinar a origem desta condição e receber o tratamento mais oportuno. Enquanto você espera pela consulta, no ONsalus respondemos à sua pergunta: Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações!

O que é ciclo menstrual irregular?

A primeira coisa que você deve saber, ginecologicamente falando, é o que se conhece como ciclo menstrual irregular. Em um ciclo menstrual normal, o período ocorre a cada 28/30 dias, com 2 dias de variação antes ou depois. No entanto, nem todas as mulheres têm o seu período entre esses dias e continuam sendo regulares. Sempre que o seu período venha com um intervalo de tempo similar, por exemplo, em um mês aos 25 dias, outro aos 26 e o seguinte aos 27, então se considera que existe uma regularidade.

No entanto, quando é difícil estabelecer um intervalo frequente entre um período e outro e, por vezes, o mesmo não ocorre, falamos de ciclos menstruais irregulares. Quando o sangramento no ciclo ocorre um mês aos 35 dias, outro aos 28 e outro aos 21, é o momento de consultar um ginecologista.

Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações - O que é ciclo menstrual irregular?

Outros tipos de menstruação irregular

O fato de o período surgir em intervalos irregulares não é a única condição que se define como menstruações irregulares. Além disso, outros distúrbios também entram neste quadro, como por exemplo:

  • Ciclos menstruais muito curtos, quando o período ocorre a cada 21 dias ou menos, o que é conhecido por polimenorreia;
  • Ciclos menstruais muito longos, se o período ocorre a cada 35 dias ou mais, uma condição conhecida como oligomenorreia;
  • Ausência de menstruação durante 3 ou mais meses, sem causa aparente (como gravidez, lactação ou menopausa);
  • Sangramento abundante e doloroso ou sangramento em pouca quantidade ou fraco;
  • Sangramento a meio do ciclo menstrual.
Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações - Outros tipos de menstruação irregular

Casos em que a menstruação não é motivo de preocupação

Existem determinadas mudanças hormonais no seu corpo que podem causar a menstruação irregular sem que isso represente um problema ou condição ginecológica subjacente com o qual você se deva preocupar.

Nos primeiros dois anos em que se tem o período, as menstruações geralmente ocorrem em intervalos irregulares, pelo que não existe motivo para você se preocupar. Da mesma forma como os primeiros meses após o nascimento do bebê, durante a lactação, imediatamente depois de parar a amamentação ou no momento em que se inicia a menopausa, o ciclo não é regular e o período pode até não existir, algo que se considera normal.

Menstruação irregular, o que pode ser?

Se você não se identifica em nenhum dos casos anteriores e, apesar disso, o seu período vem em intervalos irregulares, se ausenta, vem muito cedo ou muito tarde, apresenta sangramento abundante, falta ou existe sangramento a meio do ciclo, isso pode ser devido a uma condição hormonal ou ginecológica que requer atenção médica.

As razões mais frequentes pelas quais a menstruação é irregular são:

  • Dieta inadequada, pobre em gorduras e nutrientes, distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia ou exercício físico excessivo, o que pode causar ausência de período;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Miomas uterinos;
  • Endometriose;
  • Fibromas uterinos;
  • Problemas com as tireoides;
  • Doença inflamatória pélvica.

Como o caso de cada mulher é único, é necessário realizar várias avaliações para determinar as causas da menstruação irregular. Se o seu ciclo menstrual não ocorre normalmente, é essencial consultar um ginecologista para garantir o seu bem-estar.

Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações - Menstruação irregular, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Priscila Rocha
Bom dia gostaria de saber é que minha menstruação veio dia 30 de novembro e juntou com o início de dezembro aí quando é hoje ela veio de novo. Isso é normal?
Cicera
Minha menstruação tá vindo muito que não consigo trabalhar tá igual xixi

Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações
1 de 4
Menstruação irregular é normal? Causas e recomendações

Voltar ao topo da página