Partilhar

Menstruação escura e grossa: causas

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Menstruação escura e grossa: causas

O ciclo menstrual feminino começa com a chegada da menstruação que nada mais é que o desprendimento do endométrio, a capa que reveste o útero. Este é o sangue que o corpo feminino descarta através da vagina e que também é composto de células, fluxo vaginal e enzimas. A cor e a textura deste fluido podem variar de acordo com a etapa da vida da mulher, sua condição hormonal, problemas de saúde e regularidade do ciclo menstrual.

Na maioria das mulheres, a menstruação é um fluido vermelho e líquido que é expelido durante 4 ou 5 dias. Entretanto, algumas mulheres podem apresentar alterações repentinas na cor e textura de sua menstruação, o que consideram como um sinal de alerta, gerando preocupação. Felizmente, na maioria dos casos essas mudanças não estão associadas a doenças, na verdade, são várias as cores que a menstruação pode ter e que são consideradas totalmente normais. Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus onde respondemos à pergunta: por tenho menstruação escura e grossa? para que você sane suas dúvidas e conheça mais a fundo o que significa a cor do seu ciclo.

Também lhe pode interessar: Menstruação adiantada: causas

Menstruação escura e pastosa: causas

A primeira coisa que você deve saber é que qualquer mudança no seu corpo, hormonal, fisiológica ou emocional, pode interferir no seu ciclo menstrual alterando seu curso, atrasando a chegada da menstruação e alterando a cor e a textura do fluido. Mesmo assim, é importante ressaltar que a menstruação é diferente em todas as mulheres, em algumas duram mais dias, já outras apresentam dor abdominal e também há as garotas com ciclos irregulares que nunca sabem quando seu ciclo vai chegar. Portanto, na maioria das vezes as mudanças relacionadas com a cor e a textura da menstruação são totalmente normais.

Por que a menstruação é escura e grossa?

Quando a menstruação varia de uma cor vermelha e textura líquida a um tom marrom muito escuro, quase negro, e consistência muito mais espessa, normalmente se deve ao fato do sangue ter ficado no útero por muito tempo e não ter sido eliminado rapidamente. Este sangue pode ser um sangue velho que havia ficado nas paredes do útero e que você está expulsando agora, o que é um sinal muito comum em mulheres com períodos irregulares, cuja menstruação não desceu durante dois e três meses.

A boa notícia é que, em qualquer caso, a menstruação escura e grossa é algo totalmente normal que não representa nenhum risco para sua saúde nem para o bem-estar do seu aparelho reprodutor. Também é importante que você saiba que há muitas mulheres cuja menstruação é vermelha durante os primeiros dias e ao final do ciclo se torna marrom escuro. Isto também é normal, já que esse sangue representa os restos do endométrio que pode ter ficado no útero, portanto, é sangue muito velho que mudou de cor com o passar do tempo.

Cores da menstruação e seus significados

Aprender a conhecer seu corpo e seu ciclo menstrual é muito importante para ter um controle do seu ciclo e de possíveis alterações hormonais. Contudo, saber o que significa qualquer alteração na cor e textura da sua menstruação também é importante para saber o que ocorre com seu corpo e quando se deve ir ao médico. Por esta razão, lhe contamos a seguir sobre as diferentes cores que sua menstruação pode ter e seus significados:

Vermelho vivo

Se trata de um sangue muito novo que recentemente foi expulso e liberado do seu corpo. As menstruações desta cor costumam ser de consistência leve e são as mais comuns entre as mulheres.

Vermelho escuro

É um sangue muito mais velho que o anterior, que esteve mais tempo armazenado no seu útero e não foi liberado imediatamente. Esta cor da menstruação é mais comum na primeira hora da manhã, quando acordamos de um descanso de oito horas ou mais.

Laranja

Pode causar tanto nervosismo quanto a menstruação escura e espessa, mas também se trata de um fluido normal. A menstruação adota uma cor laranja, ou laranja com listras vermelhas, quando o sangue se misturou com fluidos do colo uterino. Contudo, quando o sangue é laranja vivo, pode ser o sinal de uma infecção e é recomendável que você visite seu ginecologista.

Menstruação escura e grossa: causas - Cores da menstruação e seus significados

Consistência da menstruação e seus significados

Assim como a cor da sua menstruação pode lhe avisar o que está acontecendo com seu ciclo menstrual, a consistência também é um sinal importante. Em geral, a menstruação deveria ser de leve para espessa e livre de viscosidades, o que se considera normal e saudável. Contudo, há mulheres que apresentam outros tipos de menstruação, como as que detalhamos a seguir.

Gelatinosa

Se trata de um sangue escorregadio como uma geleia e normalmente é consequência de uma menstruação que se misturou com o muco cervical concentrado na vagina, o que gera esse aspecto similar ao de um gel.

Coágulos de sangue

Quando os ciclos são abundantes, o corpo produz anticoagulantes para prevenir a coagulação, mas como a menstruação é muita, o organismo não conta com o tempo suficiente para exercer a ação anticoagulante diante de tanto volume, o que gera uma menstruação com coágulos de sangue. Os coágulos costumam ser de sangue de cor escura, já que se trata de sangue velho que se acumulou no útero. Quando os períodos são sempre acompanhados de coágulos, é importante realizar um exame médico para descartar complicações como miomas no útero ou irregularidades hormonais.

Menstruação fina

Muitas vezes, sua consistência deve-se ao fato de que o fluxo sanguíneo é moderado ou escasso. É de cor vermelha e pode estar misturada com o fluido do colo uterino.

Menstruação com tecidos

Você tem que ficar muito atenta a este tipo de consistência, já que quando a menstruação vem acompanhada de tecido endometrial, é considerada como um alerta de aborto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação escura e grossa: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Menstruação escura e grossa: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Menstruação escura e grossa: causas
1 de 2
Menstruação escura e grossa: causas

Voltar ao topo da página