Partilhar

Menstruação adiantada: causas

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 11 maio 2018
Menstruação adiantada: causas

O decorrer do ciclo menstrual é um grande indicativo do estado de saúde feminino. É por esse motivo que, quando o período desce antes do tempo, é normal querer saber por que a menstruação adianta. Sempre que essa situação ocorre em dois ou mais períodos seguidos, pode demonstrar a presença de diferentes condições que devem ser avaliadas por um ginecologista. e você quer conhecer as causas da menstruação adiantada, continue lendo esse artigo do ONsalus onde explicaremos tudo em detalhe.

Como saber se a menstruação adiantou?

O ciclo menstrual regular deve se apresentar a cada 28 a 20 dias, tendo uma variação aproximada de dois dias. No entanto, nem todas as mulheres menstruam com esta periodicidade, é por isso que se considera que um ciclo é regular quando se manifesta com uma quantidade semelhante de dias de diferença todos os meses. Um mès se apresenta após 26 dias, no outro depois de 25, no seguinte 27, por exemplo.

Então, em que momento podemos falar em menstruação adiantada? Como muitos dos ciclos menstruais podem se apresentar a cada 21 a 35 dias dependendo da mulher, falamos em ciclo curto ou adiantado quando a menstruação desce em um intervalo inferior a 21 dias.

Se essa condição se apresenta em dois períodos seguidos ou com alguma frequência, chegou o momento de marcar uma consulta no ginecologista para fazer um exame completo que permita identificar a origem dessa irregularidade no seu ciclo.

Menstruação adiantada: causas - Como saber se a menstruação adiantou?

Pílula do dia seguinte adianta a menstruação?

A pílula do dia seguinte, também chamada de anticoncepcional de emergência, é um dos métodos para evitar gravidezes indesejadas mais usados atualmente. Apesar da sua popularidade, muitas vezes é usada sem a leitura do folheto e usada de forma errada, o que faz com que algumas mulheres ignorem completamente as alterações importantes que a carga hormonal presente no fármaco pode provocar no ciclo menstrual, incluindo menstruação adiantada.

Se você usou essa alternativa recentemente, é muito provável que as alterações no seu ciclo sejam uma consequência. No entanto, é essencial monitorizar a data dos períodos seguintes e, se a alteração continuar, visitar o seu médico ginecologista.

Menstruação adiantada: causas - Pílula do dia seguinte adianta a menstruação?

Distúrbios reprodutivos e infecções sexuais que adiantam a menstruação

Outro fator comum que adianta a menstruação é a presença de distúrbios reprodutivos ou determinadas infecções sexualmente transmissíveis.

Se, além da menstruação adiantada, você está manifestando outros sintomas como dor abdominal ou desconforto durante a relação sexual, é possível que esteja sofrendo de:

  • Endometriose: um distúrbio reprodutivo caracterizado pelo desenvolvimento de tecido endometrial fora do útero, provocando falsos períodos menstruais, sangramento abundante e menstruação irregular ou até mesmo ausente. Em muitos dos casos, a doença é assintomática, no entanto muitas mulheres com essa condição sofrem de fortes dores abdominais ou dificuldade para engravidar.
  • Infecções sexualmente transmissíveis como a gonorreia ou a clamídia: além de produzirem alterações no ciclo menstrual, essas condições são acompanhadas de outros sintomas como dor pélvica, ardência e desconforto durante a micção ou relação sexual e alterações no corrimento vaginal. Perante esse quadro, é essencial consultar um ginecologista.
Menstruação adiantada: causas - Distúrbios reprodutivos e infecções sexuais que adiantam a menstruação

Alterações hormonais que afetam a menstruação

Ao longo da nossa vida, podemos apresentar diversas alterações hormonais que podem fazer com que a menstruação deixe de ser regular. Nos primeiros anos da menstruação, o nosso corpo começa a se regularizar, sendo mais comum sofrer alterações menstruais nessa fase.

Do mesmo jeito, as alterações sofridas após o parto fazem com que, durante os primeiros meses, os períodos possam ser irregulares. A etapa que antecede a menopausa também se caracteriza por adiantamentos na menstruação e menstruações ausentes. Em todos os casos, uma consulta ginecológica pode indicar se se trata de um transtorno hormonal ou de qualquer outra condição.

Menstruação adiantada: causas - Alterações hormonais que afetam a menstruação

Estresse e mudanças bruscas de horários ou clima

Os níveis elevados de estresse podem afetar o nosso sistema nervoso central e, com isso, diversos processos que o nosso corpo realiza, incluindo o ciclo menstrual. As mudanças nesse aspecto podem fazer com que os vasos sanguíneos dilatem antes do tempo e que o endométrio se desprenda antes do momento esperado, provocando assim menstruação adiantada.

Do mesmo jeito, mudanças importantes relacionadas com o clima ou com o fuso horário podem provocar irregularidades no sistema nervoso, afetando o nosso ciclo menstrual.

Menstruação adiantada: causas - Estresse e mudanças bruscas de horários ou clima

Consulte o ginecologista

Como existem diversas causas da menstruação adiantada, fazer exames médicos é essencial para determinar o motivo da alteração do nosso ciclo menstrual e a forma mais adequada de regulá-lo novamente.

Não esqueça que essa recomendação é essencial quando a menstruação adianta dois ou mais períodos seguidos ou de forma muito frequente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação adiantada: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Menstruação adiantada: causas

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Sandra
Minha mestruacao está vindo meio diária no mês e ando um pouco mervosa como fasso pra parar de vim fora de data
emyle da silva oliveira
minha menstruação veio muito antes do dia normal, veio os dias certinho e tudo ai foi embora. dois dias depois veio novamente mas sem sintomas menstruais, como dor inchaço nada
A sua avaliação:
Soraia
menstruação adiantada e cólica é normal? e menstruação adiantada marrom?
A sua avaliação:
Angela Danieli
Menstruação adiantada tomando anticoncepcional é normal? Tenho menstruação adiantada 3 dias, não entendo se é normal ou não.

Menstruação adiantada: causas
1 de 6
Menstruação adiantada: causas

Voltar ao topo da página