Alterações na mesntruação

Cólica sem menstruação

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 26 junho 2020
Cólica sem menstruação

Do ponto de vista médico, a cólica é conhecida como dor hipogástrica. Geralmente a cólica está associada à menstruação, fazendo parte do chamada Tensão Pré-Menstrual (TPM). Esta é uma dor que tem como característica se apresentar como do tipo cólica (a dor aumenta e diminui em intensidade espontaneamente), simulando cãibras nessa região e também podendo vir acompanhada de náuseas e/ou vômitos.

Contudo, são muitas as estruturas anatômicas que estão nesta região e que podem causar dor no pé da barriga sem nenhuma relação com a menstruação. É normal sentir cólica e não menstruar? A seguir, no ONsalus, explicamos por que aparece cólica sem menstruação e as principais causas.

Índice

  1. Causas comuns da cólica sem menstruação
  2. Cólica fora do período menstrual pode ser gravidez?
  3. Outras causas da cólica sem menstruação

Causas comuns da cólica sem menstruação

Dentro das causas ginecológicas que explicam a cólica sem menstruação, se destacam as seguintes:

Anovulação

É chamada assim a situação na qual a mulher sente todas as mudanças hormonais próprias do seu ciclo menstrual, mas ao final não produz a ovulação, por isso ocorre após o sangramento menstrual. Pode inclusive apresentar todos os sintomas próprios da tensão pré-menstrual.

Cisto no ovário

Outra causa da cólica sem menstruação poderia ser o aparecimento de cistos no ovário (formações cheias de líquidos), que causam dor ao distender a cobertura deste e se comprimem sobre as estruturas vazias, o que causa dor no baixo ventre esquerdo e/ou direito.

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A DIP ocorre devido a uma infecção no aparelho ginecológico, geralmente ao adquirir algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST). As DST podem simular a cólica que é gerada em muitas mulheres durante a menstruação, sem esta estar presente.

Cistite intersticial

A infecção das paredes da bexiga urinária e sua inflamação causa um sintoma muito parecido com as dores menstruais, mas com a diferença de que podem coexistir outros sintomas como:

  • Febre.
  • Dor.
  • Ardência ao urinar.

Conheça mais sobre a infecção no artigo Cistite: causas, sintomas e tratamento.

Síndrome do ovário policístico (SOP)

A presença de múltiplos cistos no ovário gera um desequilíbrio hormonal que causa diferentes manifestações, sendo uma delas a dor hipogástrica com ausência de menstruação.

Consulte o artigo Ovário policístico: sintomas, causas e tratamento para mais informações.

Disfunção dos músculos do assoalho pélvico

Diferentes tipos de disfunções na região do assoalho da pélvis, como a proctalgia fugaz ou a anodinia, podem simular a cólica sem menstruação.

Endometriose

O endométrio é o tecido próprio do interior do útero. O desenvolvimento deste em áreas da pélvis ou no abdômen pode causar cólica fora do período menstrual.

Miomatose uterina

A miomatose uterina (ou fibromatose) se origina quando crescem partes do tecido muscular do útero de forma irregular, formando pequenos tumores que podem causar cólicas e sangramento uterino entre menstruações.

Estenose cervical

A estreiteza do colo uterino pode impedir a saída de secreções que o útero geralmente produz. Esta condição também pode se apresentar como dor hipogástrica.

Ooforite autoimune

Esta é uma condição imunológica rara que pode causar cólica sem menstruação. A ooforite autoimune acontece quando o sistema imunológico reage contra o tecido do ovário, gerando sua inflamação e disfunção, assim como cólica fora do período menstrual.

Menopausa

A dor nos ovários na menopausa é outra das causas da cólica sem menstruação. Durante a pré-menopausa e menopausa podem surgir incômodos no baixo ventre que simulam a dor normal da menstruação, mas sem a presença da mesma. Conheça outros sintomas da menopausa nesse artigo.

Cólica fora do período menstrual pode ser gravidez?

Sim! Outra das causas que pode explicar a cólica fora do período menstrual é a gravidez.

Gravidez

A cólica sem menstruação pode ser um sinal de gravidez, sendo que este sintoma aparece especialmente durante as primeiras semanas de gravidez. Neste caso, os sintomas da gravidez que poderiam acompanhar esta cólica são:

  • Náuseas.
  • Vômitos matutinos.
  • Mudanças nos seios.
  • Desejos.

Se você acha que pode estar grávida, aqui te deixamos outro artigo do ONsalus sobre os primeiros sintomas da gravidez.

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fecundado é implantado em qualquer lugar fora do útero. São geradas todas as mudanças hormonais próprias da gravidez e, como o embrião está se desenvolvendo fora do útero, haverá dor de intensidade variável no baixo ventre.

Aborto incompleto

A ocorrência de um aborto espontâneo ou provocado, completo ou incompleto, pode causar dor no baixo ventre de intensidade variável, a qual precisará de cirurgia a fim de evitar complicações.

Aqui te explicamos mais sobre se é normal ter dores depois de um aborto.

Outras causas da cólica sem menstruação

Outra das causas que podem corresponder a cólica sem menstruação são:

Apendicite aguda

A apendicite aguda (quando o apêndice está por trás do ceco ou em alguma outra posição anormal) pode simular uma dor hipogástrica mesmo sem menstruação.

Divertículo de Meckel

Um divertículo de Meckel é uma formação em forma de saquinho que aparece na parede do intestino delgado em sua porção final, nos últimos 90 centímetros. Pode causar sintomas que simulam uma apendicite aguda ou cólica sem menstruação.

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal é uma desordem que compromete diferentes partes do intestino delgado e grosso. Entre seus sintomas está a dor hipogástrica, que pode ser similar ao que ocorre durante a menstruação.

Ao contrário da menstruação, coexistem sintomas como:

  • Diarreia intermitente.
  • Febre.
  • Sangramento retal.

Todas estas causas da cólica sem menstruação são meramente orientativas. Se a sua dor for persistente e não desaparecer, é recomendado que consulte o seu médico o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cólica sem menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Barrell, A., y Riggins Nwadike, V. (30 de agosto de 2018). What causes cramps without a period? Acessado a 18 de abril de 2019, de Medical News Today.
  • Bellefonds, C., Hilton Andersen, C. y Hughes, L. (08 de octubre de 2018). 18 reasons why you've got cramps but no period. Acessado a 18 de abril de 2019, de Women's Health.
  • Johnson, T. C. (11 de abril de 2018). Why do I have cramps but no period? Acessado a 18 de abril de 2019.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cólica sem menstruação