Partilhar

Como fazer a menstruação descer mais rápido

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 3 março 2020
Como fazer a menstruação descer mais rápido

Sua menstruação já deveria ter vindo e ainda não veio? Os atrasos menstruais ocasionais são considerados normais pois, apesar do nosso corpo funcionar de forma perfeita, não somos um relógio, e diferentes condições podem afetar nosso organismo e causar atrasos na menstruação.

Antes de se preocupar, é importante ter certeza de que você realmente está com um atraso. A melhor forma de fazer isso é calcular a fase do ciclo menstrual na qual está e, no caso de ser sexualmente ativa, descartar a possibilidade de estar grávida. Se não existe risco de gravidez, então continue lendo, pois neste artigo do ONsalus te explicamos os motivos comuns pelos quais surgem os atrasos, assim como fazer a menstruação descer mais rápido com alguns truques.

Também lhe pode interessar: 6 Chás para descer a menstruação

Você acha que pode estar grávida?

Se você teve relações sexuais sem proteção ou de alto risco e suspeita que possa estar grávida, então deve saber que nada do que fizer fará com que sua menstruação venha ou que a gravidez deixe de existir magicamente. Entendemos que uma gravidez não desejada é uma situação complicada e que pode te deixar muito nervosa, mas antes de fazer qualquer coisa, primeiramente você deve descartar uma possível gestação.

Vários dos remédios que mostraremos a seguir podem afetar sua saúde se você estiver grávida, causando hemorragias e problemas graves que podem comprometer seu bem-estar. Para evitar isto, você deve realizar um teste de gravidez se estiver com 7 dias ou mais de atraso (se fizer antes disso pode dar um falso negativo), esta é a forma mais rápida e inteligente de descartar uma gravidez. Se o resultado for positivo, visite seu ginecologista o quanto antes.

No caso de não haver a possibilidade de estar grávida, continue lendo, pois nos próximos passos te revelamos as causas mais comuns do atraso menstrual.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Você acha que pode estar grávida?

Por que a menstruação atrasa

No caso da possibilidade de gravidez estar descartada, as causas mais comuns pelas quais a menstruação atrasa são:

Mudanças na alimentação

Uma mudança de dieta muito radical pode ter um impacto importante no seu ciclo menstrual, fazendo até mesmo com que sua menstruação desapareça completamente. Este é o caso das pessoas que têm uma dieta muito baixa em gordura ou que têm um peso corporal inferior ao recomendado para sua idade e estatura, por exemplo as mulheres que sofrem de transtornos alimentares. O organismo precisa de gordura e de uma boa alimentação para produzir a menstruação, e quanto isto não acontece, a mesma pode simplesmente parar de descer.

O mesmo ocorre se você aumentou repentinamente de peso ou tem uma alimentação pouco saudável, em ambos os casos convém consultar seu nutricionista e informar os problemas menstruais para receber a dieta e tratamento adequado.

Estresse elevado

A tensão tem um efeito muito prejudicial ao organismo e seu ciclo menstrual não é exceção. Se você está passando por um período de estresse emocional ou físico significativo, é possível que seu ciclo menstrual tenha se desajustado. O próprio fato de haver um atraso faz com que essa tensão aumente significativamente, o que pode atrasar ainda mais a chegada da menstruação, por isso é importante ficar tranquila.

Desajustes hormonais

Diversas condições podem gerar desajustes hormonais que nos causem atrasos e, inclusive, ausências da menstruação, algumas das mais comuns são:

  • Estar na adolescência e ter começado a menstruar há 3 anos ou menos. Durante os primeiros anos da menstruação, ela costuma ser bastante irregular e os atrasos são comuns, contudo, se sua menstruação falhar por mais de 3 meses, deve ir consultar um ginecologista.
  • Problemas com a glândula tireoide.
  • Ovários policísticos.
  • Endometriose.
  • Menopausa ou menopausa precoce.

Exercícios em excesso

Assim como uma dieta muito pobre em gordura pode suprimir a menstruação causando amenorreia, fazer exercícios físicos em excesso também. Não devemos esquecer que a atividade física também pode reduzir os depósitos de gordura do organismo e que, quando a mesma é praticada em excesso, pode influenciar até mesmo em nossa forma e afetar o peso corporal, podendo levar a ausências na menstruação ou desajustes hormonais.

Chás para descer a menstruação

Se há um atraso com sua menstruação que não seja causada por uma gravidez ou por um problema ginecológico grave, algumas infusões podem ajudar o ciclo menstrual e estimular a chegada da menstruação. Os melhores chás para descer a menstruação são:

Infusão de canela

Esta espécie usada frequentemente para dar sabor a certos pratos, também conta com a propriedade de nos ajudar a reduzir as cólicas e a inflamação, ao mesmo tempo em que estimula a descida da menstruação, ao tornar o sangue mais líquido. Para prepará-la você deve adicionar dois paus de canela em uma xícara de água fervendo, deixar ferver por 2 minutos, depois retirar do fogo e deixe descansar por 10 minutos antes de tomar. Beba 3 xícaras por dia.

Esta infusão é contraindicada se você:

  • Suspeita que está grávida, pois pode ser abortiva. Tampouco é adequada para mulheres que estão amamentando.
  • Sofre de úlceras, gastrite ou cólon irritável.
  • Toma anticoagulantes.
  • Tem problemas no coração.

Infusão de artemisia

Devido a sua capacidade de fazer com que o sangue se torne mais líquido, diminuir as cólicas menstruais e de regular aqueles ciclos problemáticos, a infusão de artemisia é uma das mais utilizadas para estimular a chegada da menstruação. Se você tem menstruações muito dolorosas, pode bebê-la alguns dias antes da chegada do seu ciclo para reduzir os incômodos. Para prepará-la, ferva água e quando alcançar o ponto de ebulição, desligue o fogo e adicione uma colher de chá de folhas de artemisia. Tampe e deixe descansar por 10 minutos antes de tomar, beba uma xícara pela manhã e outra a noite.

Se você suspeita que está grávida ou se está amamentando, deve evitar esta planta.

Infusão de sálvia

A sálvia é uma planta que contém fitoestrógenos, fornecendo estrogênios naturais para nosso corpo. É ideal para regular nosso sistema hormonal e fazer com que as menstruações sejam mais regulares e menos dolorosas. Devido ao fato de favorecer o equilíbrio hormonal, sua ingestão é recomendada para garotas com períodos irregulares e também para aquelas que sofrem de atraso. Para preparar esta infusão, ferva uma xícara de água com 5 folhas de sálvia por 15 minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Beba uma xícara pela manhã e outra a noite.

Esta planta é contraindicada para:

  • Mulheres que estão amamentando ou que suspeitem que estejam grávidas.
  • Pessoas com insuficiência renal.
  • Pessoas que sofrem de epilepsia.
Como fazer a menstruação descer mais rápido - Chás para descer a menstruação

Adicione o aipo à sua dieta

Este alimento, ideal para eliminar líquidos e melhorar o fluxo intestinal, também é um excelente remédio para descer a menstruação, pois contém apiol, um composto que estimula as contrações uterinas, o que pode ajudar nosso corpo a fazer com que a menstruação desça. Além disso, ajuda a estimular o fluxo sanguíneo para regiões como a pélvis e o útero, por isso acredita-se que tem um efeito positivo, favorecendo a chegada da menstruação.

Você pode adicionar este ingrediente a sua dieta ou preparar um copo com suco de aipo usando 3 talos e um copo d'água. Misture ou triture usando o processador de alimentos e beba, você pode ingeri-lo 2 vezes ao dia.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Adicione o aipo à sua dieta

Óleo de prímula para regular seu ciclo

Devido ao seu conteúdo de ácido linoleico e ácido gama-linolênico, que ajudam a regular o sistema hormonal e a garantir melhores períodos menstruais, o óleo de prímula é um dos produtos mais utilizados para melhorar as menstruações complicadas. Suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam a reduzir os incômodos causados pela tensão pré-menstrual, fazendo com que nos sintamos muito menos inchadas e incômodas durante os primeiros dias da menstruação.

O óleo de prímula é vendido em pérolas e está disponível em lojas de produtos naturais. Para fazer a menstruação descer rapidamente, este remédio deve ser tomado de acordo com as indicações do rótulo. Não é recomendado ultrapassar a dose de 1.000 mg por dia.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Óleo de prímula para regular seu ciclo

Aplicação de calor para cólicas e dor

Um dos truques para ajudar a descer a menstruação mais rápido que não pode faltar em seu repertório é o de aplicar calor na área da barriga, especialmente se você sente cólicas e desconforto e acredita que sua menstruação está prestes a descer, mas não consegue fazer isso.

O calor dilata os vasos sanguíneos e estimula a circulação, favorecendo a descida do fluxo sanguíneo. Aplique uma compressa de água quente em sua barriga durante 15 minutos 3 vezes ao dia, além dos banhos quentes que também contribuem com esta tarefa.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Aplicação de calor para cólicas e dor

Pratique exercício físico

Assim como a compressa de água quente, o exercício físico é uma das melhores opções para dilatar os vasos sanguíneos, estimular a circulação e garantir um bom fluxo menstrual, tanto é que a atividade física é recomendável inclusive quando temos dores menstruais.

Faça uma atividade aeróbica, corra, use a elíptica ou pratique qualquer atividade cardiovascular, pois isto também diminuirá a inflamação e reduzirá as cólicas.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Pratique exercício físico

Se nenhum dos métodos anteriores funcionar...

Caso o seu atraso menstrual seja superior a uma semana e nenhum desses truques tenha ajudado a descer a sua menstruação, ou se sofre de atrasos com muita frequência, você deve consultar com um ginecologista o quanto antes.

Um atraso sempre tem uma explicação e, quando os mesmos surgem de forma frequente, poderiam esconder alguma condição ginecológica ou endocrinológica importante que precisa de ser detectada e tratada.

Como fazer a menstruação descer mais rápido - Se nenhum dos métodos anteriores funcionar...

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a menstruação descer mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Como fazer a menstruação descer mais rápido

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cassia Rodrigues Barbosa
Gostaria de saber tiver relação dia 25 do mês passado tomei Pirula do dia seguinte geralmente a minha menstruação vem na data 6 a Pirula pode atrasar a menstruação?

Como fazer a menstruação descer mais rápido
1 de 8
Como fazer a menstruação descer mais rápido

Voltar ao topo da página