Erupção cutânea

Erupção nas costas - Causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 10 julho 2023
Erupção nas costas - Causas e tratamento

As erupções cutâneas nas costas são bastante comuns por vários motivos, incluindo reações alérgicas, contato com substâncias irritantes, problemas de pele, doenças virais ou bacterianas.

Se você já teve essa condição e quer saber quais são as possíveis causas da erupção nas costas e como tratá-la corretamente, continue lendo este artigo do ONsalus.

Índice

  1. Dermatite de contato
  2. Dermatite atópica ou eczema
  3. Celulite infecciosa
  4. Herpes Zoster
  5. Eritema infeccioso
  6. Doença de Lyme
  7. Mononucleose
  8. Pitiríase versicolor
  9. Pitiríase rósea

Dermatite de contato

Esse tipo de dermatite ocorre quando a pele entra em contato direto com um alérgeno ou irritante. Caracteriza-se por uma reação alérgica após a exposição a uma substância ou material nas costas.

Isso pode ser causado por alergia ao contato com as seguintes substâncias:

  • Hera venenosa ou carvalho venenoso.
  • Níquel, cobalto e outros metais.
  • Perfumes.
  • Látex e outros produtos de borracha.
  • Têxteis
  • Plantas

Após o contato com os seguintes irritantes, pode ocorrer uma erupção cutânea nas costas:

  • Sabões e detergentes.
  • Produtos antibacterianos.
  • Desinfetantes
  • Cimento
  • Sujeira, poeira.

Tratamento

A melhor maneira de tratar a dermatite de contato é evitar os alérgenos e os desencadeadores dessa reação. Para isso, o médico prescreverá um tratamento personalizado, que dependerá da gravidade de seus sintomas. São indicados antibióticos ou antifúngicos (dependendo da presença de infecções fúngicas ou bacterianas), bem como anti-histamínicos, cremes corticoides e esteroides orais.

Erupção nas costas - Causas e tratamento - Dermatite de contato

Dermatite atópica ou eczema

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é um distúrbio inflamatório da pele que geralmente ocorre antes dos 5 anos, mas adolescentes e adultos também podem desenvolvê-la.

A dermatite atópica é geralmente causada pelo contato com determinados alérgenos, como:

  • Sabonetes.
  • Detergentes.
  • Produtos cosméticos
  • loções perfumadas
  • produtos de limpeza
  • perfumes

Essas substâncias podem causar inflamação, erupção cutânea, erupções e irritação em diferentes partes do corpo, inclusive nas costas.

Tratamento

O eczema não tem cura conhecida, mas os sintomas podem ser controlados e uma vida confortável pode ser levada. Seu médico prescreverá um tratamento personalizado de acordo com seus sintomas. Os medicamentos que serão prescritos incluem:

  • Anti-histamínicos para reduzir a coceira.
  • Corticoides para reduzir a inflamação.
  • Fototerapia.

Celulite infecciosa

A celulite é uma infecção bacteriana que ocorre com frequência e pode ser grave se não for tratada a tempo, afetando principalmente a pele. Geralmente é causada pela bactéria conhecida como estreptococo do grupo A.

As características mais comuns dessa condição são erupção cutânea e inflamação da pele, sensibilidade acompanhada de dor, calor ao toque na área afetada, covinhas na pele, mas, ao mesmo tempo, podem ocorrer febre, calafrios e mal-estar geral. Essa lesão pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive provocando a erupção nas costas.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento será determinado pelo médico. O tratamento deve ser iniciado imediatamente com antibióticos orais. Se o quadro se agravar, deve ser prescrita hospitalização e antibióticos intravenosos. Isso evitará que a infecção se espalhe para outros tecidos.

Herpes Zoster

Herpes zoster é uma doença causada pelo vírus varicela zoster, o vírus que causa a catapora. Os primeiros sintomas que podem ocorrer são dor em queimação ou picada acompanhada de formigamento e coceira, que podem ser evidentes em qualquer parte do corpo.

Essa condição geralmente ocorre em adultos mais velhos que já tiveram catapora.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico, o médico se encarregará de indicar o tratamento, que será baseado no alívio dos sintomas. Serão usados analgésicos e medicamentos antivirais.

Confira nosso artigo sobre o aciclovir em creme, no qual explicamos para que serve e como usar.

Erupção nas costas - Causas e tratamento - Herpes Zoster

Eritema infeccioso

Conhecida como quinta doença ou síndrome da bochecha esbofeteada, essa é uma condição infecciosa leve que ocorre principalmente em crianças. Esse processo infeccioso é caracterizado por sintomas relacionados a um resfriado comum por alguns dias, seguidos por uma erupção cutânea em diferentes partes do corpo, como braços, pernas, costas e rosto.

Essa infecção geralmente é contagiosa nos estágios iniciais da doença, antes do desenvolvimento da erupção cutânea. Embora a infecção geralmente ocorra em crianças, os adultos também podem ser infectados. Nos adultos, além das lesões, pode ocorrer inchaço ou dor nas articulações.

Tratamento

Não há tratamento específico para essa infecção; no entanto, sintomas como febre e dor são tratados com analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno.

Doença de Lyme

A doença de Lyme é uma doença infecciosa causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. Ela é transmitida aos seres humanos quando são picados por um carrapato, resultando em inchaço, dor nas articulações, erupção cutânea em diferentes partes do corpo, inclusive nas costas, e sintomas semelhantes aos da gripe, como febre. Também podem ocorrer dor e inchaço.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico da doença de Lyme, o médico prescreverá antibióticos para matar as bactérias que causam a infecção. Outros sintomas, como febre ou dor, são tratados com analgésicos e antipiréticos. Esse tratamento com antibióticos pode ser de longo prazo, o que pode colocar a saúde do paciente em risco,

Mononucleose

É uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, que faz parte da família dos herpesvírus. Os sintomas são semelhantes aos da gripe, incluindo fadiga, febre, dor de garganta, dores musculares e dores de cabeça. Além disso, os linfonodos inchados e as erupções cutâneas estão presentes em qualquer parte do corpo, especialmente nos membros ou nas costas.

Tratamento

O tratamento da mononucleose tem como objetivo aliviar os sintomas:

  • Repouso na cama.
  • Hidratação abundante.
  • Alívio da dor com analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol.
  • Cremes hidratantes para aliviar a coceira e a inflamação.

Pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor é uma doença de pele comum causada pela multiplicação do fungo Pityrosporum ovale. Em muitos casos, ela pode ser confundida com a pitiríase rósea, pois sua aparência pode ser muito semelhante. Tal doença, que também causa erupção nas costas, caracteriza-se por manchas planas e redondas que se unem para formar uma grande área de lesão e podem ter uma aparência escamosa e com coceira.

Tratamento

Essa condição é tratada com medicamentos antifúngicos, cremes antifúngicos e xampus. Se os medicamentos tópicos não funcionarem, o médico prescreverá antifúngicos orais. Em alguns casos, o tratamento pode ser de longo prazo.

Erupção nas costas - Causas e tratamento - Pitiríase versicolor

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é uma lesão de pele muito comum que causa uma erupção cutânea temporária na forma de manchas escamosas vermelhas elevadas no corpo. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, embora ela seja mais comum em crianças mais velhas e adultos jovens com idade entre 10 e 35 anos. Depois que as manchas aparecem, elas se espalham e causam coceira.

Tratamento

A pitiríase rósea geralmente melhora sem tratamento em cerca de 12 semanas. O tratamento não é necessário, a menos que haja desconforto e coceira. Nesses casos, o médico recomendará a aplicação de:

  • Emolientes: cremes hidratantes que acalmam a pele.
  • Cremes ou pomadas esteroides, como a hidrocortisona.
  • Anti-histamínicos.
  • Terapias com luz ultravioleta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Erupção nas costas - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Fonseca, E. (1997). Dermatitis por contacto. Protocolos de Dermatología de la Asociación Española de Pediatría [en línea][consultado el 24/10/2016]. Disponível em: www. aeped. es/sites/default/files/documentos/der matitis_contacto. pdf.
  • Jiménez-Cornejo, M. C., & González-de la Torre, S. (2011). Pitiriasis rosada: aspectos generales, bases para el diagnóstico y tratamiento. Hipócrates Revista Médica, 6(26), 12-14.
  • Ramírez-Godínez, J. B., Carreño-Gayosso, E. A., Soto-Ortiz, J. A., Tarango-Martínez, V. M., & Mayorga-Rodríguez, J. A. (2019). Pitiriasis versicolor: una actualización. Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana, 46(3), 166-175.
  • Vera-Izaguirre, D. S., Chávez-Tapia, N. C., Lizardi-Cervera, J., & Méndez-Sánchez, N. (2003). Mononucleosis infecciosa. Medica Sur, 10(2), 76-89.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Erupção nas costas - Causas e tratamento