Erupção cutânea

Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 22 fevereiro 2023
Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros

Alergias, fungos, contato com agentes irritantes ou alguma doença de pele. Muitos são os problemas que podem afetar suas mãos, e encontrar a causa específica é fundamental para obter um tratamento rápido e eficaz. Se você está sofrendo de erupção cutânea na pele, especialmente nas mãos, e não sabe por que ou o que fazer para curá-la, continue lendo este artigo do ONsalus sobre erupções cutâneas nas mãos: causas, tratamento e remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Erupção nas costas - Causas e tratamento

Índice

  1. Por que as erupções aparecem nas mãos: causas
  2. Erupção cutânea nas mãos: tratamento médico
  3. Erupção cutânea nas mãos: remédios caseiros

Por que as erupções aparecem nas mãos: causas

A erupção cutânea nas mãos pode ser causada por diferentes doenças que afetam apenas a pele das mãos ou outras áreas do corpo. Entre elas, podemos encontrar:

  • Dermatite atópica: a pele reage de forma exagerada a uma substância que não causa danos a outras pessoas, como ao entrar em contato com látex ou benzocaína, por exemplo.
  • Eczema numular: são lesões que começam como pequenas bolhas e, quando se rompem, formam crostas grandes. Causa coceira intensa e, além das mãos, pode aparecer em outras áreas dos braços e pernas. Sua origem exata é desconhecida.
  • Eczema hiperqueratótico: forma placas amareladas e acastanhadas nas palmas das mãos. Sua causa é desconhecida.
  • Escabiose: também conhecida como sarna, é causada por um ácaro. Não é necessário ter condições extremas de falta de higiene para desenvolvê-la. As lesões aparecem entre os dedos, nos pulsos e até mesmo nos genitais.
  • Dermatite de contato: ocorre em pessoas que, geralmente devido ao seu trabalho (cabeleireiros, enfermeiros, pintores, etc.), mantêm as mãos úmidas por muito tempo, usam luvas oclusivas permanentemente ou entram em contato com agentes irritantes (produtos químicos, cosméticos, sabões, algumas plantas...).
  • Doença mão-pé-boca: causada por um vírus, aparece em crianças como uma erupção nessas áreas.
  • Infecção fúngica: os fungos podem se alojar apenas nas mãos e, dependendo do tipo, a erupção cutânea apresentada será diferente. As lesões, nesse caso, estão geralmente localizadas na área entre os dedos.
  • Eritema acral ou síndrome mão-pé: erupção cutânea que ocorre devido ao uso de quimioterapia.
  • Disidrose: começa como bolhas nas palmas das mãos e entre os dedos, que causam muita coceira e, em seguida, deixam escamas e vermelhidão. Os sintomas são intermitentes (duram várias semanas e depois desaparecem).
  • Psoríase: é uma doença inflamatória em que a pele aparece avermelhada e escamosa. Tem diferentes formas de apresentação em diferentes áreas da pele, podendo afetar as mãos e até mesmo as unhas. Quando afeta apenas as palmas das mãos, pode ser confundida com outras dermatites.
Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros - Por que as erupções aparecem nas mãos: causas

Erupção cutânea nas mãos: tratamento médico

    Como primeira medida, você deve procurar um médico. Tanto o clínico geral quanto o dermatologia são indicados para resolver o problema. O ideal é consultar o mais rápido possível, já que geralmente as erupções cutâneas nas mãos são mais fáceis de resolver na menor janela de tempo possível. Entre as medidas que podem ser tomadas durante o tratamento da erupção cutânea nas mãos, podemos mencionar:

    • Evitar agentes irritantes é o primeiro passo quando se suspeita de uma substância em particular e, em última análise, o mais importante para resolver o problema.
    • Usar luvas de algodão sob as de látex ou plástico, que devem ser usadas por um período não muito longo. Quando a luva de algodão estiver molhada, deve ser trocada.
    • Usar um creme emoliente é fundamental. O ideal é um creme rico em lipídios (gorduras), sem fragrâncias, poucos aditivos e conservantes, pois todos esses produtos químicos também causam irritação e maior risco de alergia.
    • Em pessoas que precisam lavar as mãos frequentemente, substituir a água e sabão por desinfetantes com glicerina pode diminuir a irritação da pele, conforme se tem observado. Em ambientes hospitalares, pode ser usado o seguinte procedimento: a cada 10 vezes que se lavar as mãos com desinfetantes, lave-as com água e sabão. Quando for necessário usar sabão, prefira os sem perfume ou corantes. Quanto mais naturais, melhor! Até mesmo o sabão de coco para roupas é mais saudável.

    Por outro lado, seu médico(a) pode prescrever um dos seguintes medicamentos, dependendo da causa e gravidade da erupção:

    • Corticoides tópicos, inibidores da calcineurina, antifúngicos, antibióticos, compressas com permanganato de potássio, entre outros. Os corticoides devem ser usados por curtos períodos, pois a longo prazo podem causar danos à pele, além do organismo se habituar aos mesmos (logo, com o que a mesma dose não terá mais efeito) e poderá haver efeito rebote (sintomas podem piorar ao usá-los). Isso também ocorre com corticoides administrados por via oral, usados quando não há melhora com tratamentos locais. Também é possível usar outro tipo de medicação por via oral (como imunossupressores ou retinoides). Todavia, o problema desses medicamentos é que geralmente dão uma solução temporária para o problema com o risco de efeitos adversos significativos. O único retinoide que se mostrou mais efetivo é a alitretinoína, podendo ser usada por um período um pouco maior, mas sempre sob controle dermatológico.
    • Tratamento com radiação ultravioleta: é um tratamento muito caro e lento que, além disso, com o uso prolongado, aumenta a possibilidade de câncer de pele. Portanto, não é muito recomendado.
    Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros - Erupção cutânea nas mãos: tratamento médico

    Erupção cutânea nas mãos: remédios caseiros

    Beber chás de diferentes ervas poderá ajudar a melhorar a erupção cutânea nas mãos. Vejamos algumas opções a seguir:

    • Mil-folhas: prepare o chá com 15-20 gramas de folhas para cada litro de água, beba várias xícaras por dia e aplique sobre a erupção cutânea.
    • Bardana: adicione 20 gramas de folhas em água fervente. Dessa infusão, você pode beber 2 ou 3 xícaras por dia e, além disso, usá-la como loção sobre as mãos.
    • Amor-perfeito: várias xícaras por dia de uma infusão preparada com 15 gramas de amor-perfeito podem ajudar.

    Você também pode lavar a pele afetada com uma infusão de tomilho (10 gramas em 1 litro de água).

    Em seguida, aplique algum hidratante natural, como azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de amêndoas. São óleos naturais que fornecem a hidratação que a pele precisa e, além disso, podem ser aplicados várias vezes ao dia.

    Em geral, todas as frutas e vegetais crus são fundamentais, como uma dica em particular: você não deve misturar frutas ácidas (abacaxi, laranja) com outras. Além disso, deve evitar vinagre e pimenta. Evite todos os tipos de alimentos que podem piorar a inflamação: corantes, conservantes, aromatizantes e, especialmente, laticínios e glúten, pois perpetuam qualquer tipo de inflamação.

    O limão é fundamental para curar a erupção cutânea nas mãos. Você deve consumi-lo com frequência na forma de suco fresco, longe das refeições (1 hora antes ou 2 horas depois). Inclusive, é possível fazer um detox a base de limão, bebendo por 10 dias o suco da fruta, acompanhando por uma dieta saudável.

    Agora que você já sabe as causas e os diferentes tratamentos para a erupção cutânea nas mãos, não perca este outro artigo sobre as causas e o que fazer em caso de bolinhas vermelhas nos braços.

    Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

    Escrever comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    1 de 3
    Erupções Cutâneas nas Mãos: Causas, Tratamento e Remédios Caseiros