Partilhar

Tratamento caseiro para psoríase gutata

Tratamento caseiro para psoríase gutata

A psoríase é uma doença de pele de origem desconhecida e, por isso, os benefícios da natureza têm sido utilizados para manter hábitos saudáveis que oferecem benefícios relativos à qualidade de vida das pessoas que a padecem.

O tratamento caseiro para a psoríase gutata é uma boa opção para oferecer uma alternativa natural e econômica aos pacientes que a possuem, aproveitando os nutrientes e benefícios de cada um dos produtos utilizados neste tipo de terapia natural.

O controle desta doença de pele deve ser feito por um dermatologista profissional que indicará o tratamento de acordo com os sintomas que o paciente apresenta. Neste artigo do ONsalus, te explicamos todas as opções tratamento caseiro para psoríase gutata.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para fungo nas unhas

Psoríase gutata: sintomas

A psoríase em gotas ou psoríase gutata é uma variedade de psoríase, uma doença de pele. Caracteriza-se por apresentar lesões cutâneas em forma de gota, as quais variam da cor avermelhada à rosada. Seu tamanho pode variar desde os milímetros até os 2 centímetros de diâmetro aproximadamente.

Pode aparecer de diversas formas no corpo, desde respingos em formas de placas na pele, ou extensões maiores que podem cobrir o corpo.

Localização das lesões

As lesões desta doença são na pele, especificamente no tronco, extremidades e couro cabeludo. São manchas vermelhas que têm a forma de gotas, daí seu nome, e que podem se estender para outras partes do corpo na forma de placas escamosas que geram prurido e coceira.

Psoríase gutata tem cura?

A psoríase gutata não tem cura, assim como a psoríase vulgar, mas tem tratamento. Não tem como prevenir, mas a sua reincidência pode ser controlada com alguns conselhos que daremos abaixo.

Tratamento caseiro para psoríase gutata - Psoríase gutata: sintomas

Causas da psoríase em gotas

Não se sabe ao certo qual é a causa que provoca esta doença, no entanto, são diversos os fatores que podem intervir no aparecimento da psoríase em gotas, como por exemplo:

  • Fatores genéticos e hereditários.
  • Processo infeccioso das vias respiratórias causado pela bactéria estreptococo.
  • Infecções virais (rubéola, catapora ou a roséola).

Esta doença surge em crianças e adolescentes, embora seu aparecimento seja frequente em qualquer idade, sem distinção de gênero.

Psoríase gutata: tratamento caseiro

Existem tratamentos naturais para combater a psoríase sem causar efeitos colaterais. Uma ampla gama de produtos obtidos diretamente da natureza podem oferecer ao paciente os melhores benefícios. Dentro dos remédios caseiros para psoríase gutata,se destacam:

    • Água salgada: a melhor água salgada é a que se obtém do mar. Para aproveitar ao máximo seus benefícios, coloque a pele afetada de molho diariamente por 20 minutos, isto ajuda a desobstruir os poros e eliminar bactérias que poderiam estar presentes na pele.
    • Luz solar: a luz do sol contém vitamina D, um dos melhores nutrientes para o tratamento da psoríase que, além de cuidar da pele, aumenta a produção de uma substância protetora da pele. A exposição ao sol deve ser diária por volta de 10 a 15 minutos antes das 9 da manhã.
    • Aplicação de banhos mornos: o banho com água morna acalma a irritação na pele. Também é possível aplicar compressas frias para aliviar as lesões mais rapidamente.
    • Fitoterapia: a utilização de plantas naturais como a cavalinha fornece os nutrientes necessários para aliviar as lesões da pele. É possível fazer uma purificação do fígado e do sangue tomando infusões de plantas como o dente-de-leão, o boldo ou o cardo de leite. As mudanças serão evidentes em pouquíssimo tempo.
    • Alho e áloe vera: estes podem ser encontrados na forma de extratos em gotas. Ambos os produtos contêm vitamina E, um antioxidante natural que age eliminando vírus e bactérias presentes na pele.
    • Chá de camomila: alivia os efeitos que causam as lesões na pele devido à psoríase. Você pode tomá-lo ou colocá-lo em compressas sobre a pele.
    • Manter a pele hidratada: hidratar a pele ajuda a diminuir a vermelhidão e a coceira, e também é essencial aumentar a ingestão de água e aplicar cremes de uso dermatológico que hidratam e aliviam os sintomas de ressecamento da pele.
    • Suplementos nutricionais: como os do tipo ômega 3 e 6, pois estimulam a cicatrização das feridas. Além disso, ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a diminuir a inflamação, devido ao seu alto poder antioxidante.

    Sob qualquer circunstância, recomenda-se ir ao médico, ele se encarregará de orientar o paciente. Se suas indicações forem seguidas, em pouquíssimo tempo será possível conseguir um alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.

    Tratamento caseiro para psoríase gutata - Psoríase gutata: tratamento caseiro

    Psoríase gutata: como tratar

    • Mudanças nos hábitos alimentares: deve-se seguir uma dieta rica em frutas e verduras cruas a fim de aproveitar todos os nutrientes como as vitaminas, minerais e enzimas que estão presentes nos processos metabólicos. Além disso, fortalecem o sistema imunológico, o qual é muito importante no tratamento da psoríase. Deve-se evitar o consumo de gorduras de origem animal, bem como a cafeína, álcool e açúcar refinado. Em alguns casos, é possível aliviar os sintomas apenas com as mudanças alimentares.
    • Também é necessário implementar a prática de exercícios físicos, já que estes estimulam o corpo para que funcione corretamente, além de fortalecer o sistema imunológico e permitir que eliminem toxinas. Esportes como o ciclismo e a natação são excelentes para as pessoas que sofrem desta doença.
    • Controlar o estresse: aprender a administrar as pressões do dia a dia, já que só assim nos mantemos relaxados e tranquilos, o que se repercutirá de forma positiva nas lesões da pele.

    Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para psoríase gutata, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

    Bibliografia
    • "Psoríase" por Peter C. Schalock, MD, Instructor in Dermatology, Harvard Medical School; Assistant in Dermatology, Massachusetts General Hospital. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/psor%C3%ADase-e-doen%C3%A7as-descamativas/psor%C3%ADase

    Escrever comentário sobre Tratamento caseiro para psoríase gutata

    O que lhe pareceu o artigo?
    2 comentários
    francisca
    TENHO PSORISE GUTATA EM 80% DO CORPO E MIM INCOMODA MUITO;NUNCA ENCONTREI UM REMEDIO PRA PELO MENOS DE DIMINUI O VERMELIDAO SINTO VERGONHA DE ESTA EM PUBLICO O QUE DEVO FAZER
    Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
    Oi Francisca, você já testou o tratamento recomendado no artigo?
    A sua avaliação:
    José da Silva
    Ótimo texto! Obrigado!

    Tratamento caseiro para psoríase gutata
    1 de 3
    Tratamento caseiro para psoríase gutata

    Voltar ao topo da página