Saúde da pele

Furúnculo no ânus: tratamento caseiro

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 21 outubro 2021
Furúnculo no ânus: tratamento caseiro

Um furúnculo é como uma espinha com pus que surge abaixo da superfície da pele como consequência de uma infecção de um folículo piloso por causa de bactérias. Os furúnculos podem aparecer em qualquer parte do corpo, contudo, comumente costumam ser no ânus e em áreas próximas. Dada as condições de higiene desta área junto ao fato de que costuma haver pelos, ali se cria o ambiente perfeito para que esta infecção possa acontecer.

O aparecimento deste tipo de lesão costuma causar muitos incômodos e dor, é por isso que se você quer saber como eliminar um furúnculo, deve continuar lendo este artigo do ONsalus sobre o furúnculo no ânus: tratamento caseiro.

Também lhe pode interessar: Espinha no ânus, o que pode ser?

Índice

  1. Sintomas de furúnculo no ânus
  2. Causas do furúnculo no ânus
  3. Tratamento para furúnculo no ânus
  4. Antibiótico para furúnculo
  5. Creme para furúnculos anais: beladona
  6. Como curar um furúnculo

Sintomas de furúnculo no ânus

Quando falamos de um furúnculo no ânus nos referimos à infecção que costuma ocorrer na parte superior da área do reto e que costuma aparecer com uma inflamação e encaroçamento, de forma parecida à de uma espinha. Geralmente, os furúnculos são massas redondas e pequenas, com uma cor avermelhada no tecido ao seu redor, e que pode ir crescendo se o abscesso ficar maior. Nestes casos, o abcesso no ânus pode vir a abrir, expelindo pus, sangue e matéria purulenta. Entre os sintomas de um furúnculo no ânus se destaca:

  • Coceira.
  • Ardência e comichão.
  • Dor aguda.
  • Mal-estar geral.
  • Febre.
  • Secreção de pus e sangue.

A seguir, você pode ver fotos de um furúnculo no ânus.

Furúnculo no ânus: tratamento caseiro - Sintomas de furúnculo no ânus

Causas do furúnculo no ânus

As causas que podem provocar o aparecimento de um furúnculo no ânus são muitas e bastante variadas. As principais têm a ver com hábitos de vida e são as seguintes:

  • Uma má higiene.
  • Usar roupas íntimas ou calças muito justas.
  • Ter pelos em abundância na área.
  • Compartilhar roupas com alguém.
  • Compartilhar toalhas.
  • Ter obesidade.
  • Ter antecedentes genéticos.

Entre outras das principais causas dos furúnculos no ânus também encontramos:

  • Fissuras anais ou rasgos no canal anal.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Bloqueio nas glândulas anais.
  • Doenças de pele como acne ou psoríase.

Por sua vez, existem fatores de risco que favorecem o aparecimento de furúnculos no ânus, entre estes, se destacam diferentes doenças digestiva e modos de vida:

  • Colite.
  • Diabetes.
  • Doença de Crohn.
  • Colite ulcerosa.
  • Doença inflamatória pélvica.
  • Diverticulite.
  • Praticar sexo anal.
  • Ingestão de medicamentos como a prednisona.

Estas fotos de furúnculos no ânus vão te servir para observar o aspecto que eles têm.

Furúnculo no ânus: tratamento caseiro - Causas do furúnculo no ânus

Tratamento para furúnculo no ânus

Na maioria dos casos, os furúnculos no ânus são pequenos e acabam desaparecendo com o passar de alguns dias. Contudo, se está se perguntando como eliminar um furúnculo no ânus, a seguir, te explicamos os melhores remédios e tratamentos caseiros para acelerar a recuperação e curar o furúnculo o quanto antes:

Aloe vera ou babosa

Esta planta é uma das maravilhas que a natureza nos oferece, o aloe vera e seus usos medicinais parecem quase infinitos, pois servem para tratar diversas condições de todo tipo. Você pode usá-lo comprando gel de aloe em alguma farmácia ou extraindo você mesmo sua polpa da folha. Tudo que você precisa fazer é colocá-lo sobre o furúnculo e sua ação calmante reduzirá a dor e a inflamação, acalmando alguns dos sintomas mais incômodos do furúnculo.

Compressas quentes

As compressas quentes são outra forma natural de eliminar um furúnculo. O calor aumentará a capacidade de circulação do sangue, o que permitirá que seu corpo mande mais anticorpos para esta área, fazendo com que a infecção cure mais rápido. Para isso, você deve umedecer um pano limpo com água quente e colocá-lo sobre o furúnculo 3 ou 4 vezes ao dia. É importante manter a área muito limpa para evitar que a infecção se expanda.

Banho de assento

Com os banhos de assento temos um efeito muito parecido ao das compressas, contudo, são mais simples de realizar e minimizaremos ao máximo a possibilidade de que haja uma infecção. Para fazê-los, devemos encher uma bacia, ou um bidê, e submergir o furúnculo em água quente. É importante que o calor seja suportável a fim de não nos queimarmos.

Antissépticos

Como já comentamos, a higiene - ou a falta dela - é a principal arma que temos para evitar que o furúnculo aumente e que cure mais rápido. É por isso que devemos manter esta área em especial limpa e desinfetada. Para isso, além de limpá-la bem com água e sabão no mínimo 3 vezes ao dia, podemos utilizar líquidos antissépticos depois de cada banho para evitar que as bactérias se proliferem nesta complicada região.

Óleo de Neem

O óleo de neem é um produto de origem indiana com excelentes propriedades antifúngicas e antissépticas, motivo pelo qual triunfou como remédio caseiro para diversos problemas relacionados com a pele. Entre os casos em que o óleo de neem é mais eficaz encontramos a acne e os furúnculos. Para usá-lo, devemos aplicar algumas gota de óleo de neem no furúnculo, entre 4 e 5 vezes ao dia, até que tenham desaparecido.

Óleo de árvore do chá

O óleo de árvore do chá é outro produto natural com propriedades antibacterianas e antissépticas, na verdade, é capaz de matar algumas bactérias resistentes a antibióticos. Tudo isso faz do óleo de árvore do chá um excelente remédio caseiro para curar os furúnculos no ânus. Para sua aplicação, primeiro devemos limpar a área com água e sabão. Uma vez limpa, colocaremos este óleo em um pedaço de algodão e o aplicaremos no furúnculo durante 10 minutos.

Alho

O alho é outro dos excelentes produtos para curar um furúnculo e, grande parte deste poder, se deve a seus poderes como antimicrobiano, antibacteriano e anti-inflamatório. Para sua utilização você deve descascar alhos frescos e amassá-los até criar uma pasta que você deve colocar sobre o furúnculo. Deixe ali por 20 minutos e depois retire-a com água em abundância.

Cúrcuma

Com a explosão da cozinha asiática, muitas pessoas descobriram o delicioso sabor de algumas espécies, como é o caso da cúrcuma. O que a maioria delas ainda não sabe é que esta espécie não apenas é utilizada na cozinha, como há séculos é uma parte indispensável da medicina tradicional. Um de seus usos de maior destaque é como anti-inflamatório, um poder que podemos usar para remover um furúnculo. Para isso, devemos adicionar cúrcuma em pó em um pouco de água. Se o misturarmos, teremos uma pasta que devemos aplicar na área inflamada e deixar agir por cerca de 15 minutos.

Óleo de coco

Quando temos um furúnculo, é normal que a pele ao redor deste abscesso fique rachada e escamosa. Para evitar isto e outras lesões na derme derivadas deste problema, podemos utilizar o óleo de coco, que é um produto natural perfeito para hidratar a pele e mantê-la saudável. Além disso, o óleo de coco também age como desinfetante, então pode ajudar a manter a região limpa.

Gelo

Pode parecer simples, mas o gelo, na verdade o frio, é um dos melhores remédios caseiros para acabar com um furúnculo, devido a sua ação anti-inflamatória. É importante que saiba que o gelo e seu frio intenso podem queimar a pele, é por isso que nunca deve colocá-lo diretamente sobre a pele, devendo envolvê-lo completamente com um pano limpo. Além disso, quando aplicá-lo, deve fazer isso em curtos períodos de tempo, removendo o gelo sempre que notar que o frio está muito intenso.

Furúnculo no ânus: tratamento caseiro - Tratamento para furúnculo no ânus

Antibiótico para furúnculo

Normalmente, os antibióticos para o furúnculo são administrados de forma tópica, ou seja, com pomadas ou cremes. Existem diferentes antibióticos que podem servir, dependendo de cada caso. Além disso, sempre caberá ao médico a decisão sobre qual deve utilizar. Da mesma forma, cada pomada tem sua própria aplicação que, dependendo dos antibióticos que a componham, deverá ser feita com uma dosagem ou outra. A seguir te falamos sobre as principais pomadas com antibióticos para furúnculos:

  • Ictiol/Furacin: antes de mais nada é importante lavar o furúnculo e seus arredores com água e sabão. Uma vez limpo, se deve aplicar uma pequena camada de pomada sobre a lesão com uma gaze estéril entre 1 e 3 vezes ao dia, dependendo do que o médico aconselhar.
  • Nebapol/Neosporin/Triplex plus/Bacitracina+Neomicina: neste caso também é necessário lavar a área antes de aplicá-la, da mesma forma, também temos que aplicar uma pequena camada de pomada. Além disso, neste caso deve aplicá-la entre 2 e 5 vezes por dia, sempre dependendo do que diz o médico.
  • Bactroban: como nos casos anteriores, antes de aplicar a pomada devemos lavar bem a área. Do mesmo modo, se deve aplicar pouca quantidade com a ajuda de uma gaze estéril 3 vezes ao dia.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e como tratar um furúnculo no nariz.

Creme para furúnculos anais: beladona

A beladona é uma planta que há séculos é utilizada como remédio natural. Hoje em dia, existem cremes que utilizam seus princípios ativos para nos proporcionar um medicamento na forma de creme perfeito para tratar muito problemas na pele, especialmente os furúnculos anais.

Este creme é capaz de aliviar os mais incômodos sintomas do furúnculo, por exemplo, a comichão e a coceira, além de também ser um anti-inflamatório que reduzirá o inchaço deste abscesso, fazendo com que a dor seja aliviada. E os benefícios da beladona como creme para furúnculos não terminam aqui, pois além de tudo que foi dito, também é um excelente anestésico local.

Como curar um furúnculo

Antes de mais nada, se você quer eliminar um furúnculo deve saber isto: nunca o estoure por conta própria. Fazer isso somente vai piorar o problema, não apenas porque pode espalhar a infecção, mas também porque ficará um buraco no qual podem ocorrer infecções, demorando ainda mais para cicatrizar. Você deve deixar ele melhorar com o tempo e esperar para que o próprio corpo reabsorva este abscesso.

Se quer saber como drenar um furúnculo é fácil, você deve consultar um médico para que ela faça isso. É muito importante não fazer a drenagem sozinho em casa, devido a todos os contaminantes aos quais ficamos expostos. Além disso, você deve seguir uma série de conselhos para curar o furúnculo e evitar que a infecção se espalhe:

  • Manter sempre limpa a região do furúnculo e seus arredores.
  • Trocar a roupa de cama a cada dois dias.
  • Utilizar roupas intimas de algodão.
  • Utilizar calças e roupas íntimas folgadas.
  • Nunca tocar o furúnculo.

Se passada uma semana e o furúnculo não der sinais de diminuir, você deve consultar um médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Furúnculo no ânus: tratamento caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Furúnculo no ânus: tratamento caseiro