Partilhar

Vontade de urinar mas não sai nada: causas

 
Por Leonardo Simon. 10 agosto 2018
Vontade de urinar mas não sai nada: causas

Urinar é um dos mecanismos que nosso corpo possui para se limpar de toxinas, eliminar elementos desnecessários e, especialmente, para purificar o sangue quando este passa pelos rins. A quantidade de vezes que urinamos depende da quantidade de líquidos que ingerimos ao longo do dia. No entanto, sob certas circunstâncias, uma pessoa pode sentir muita vontade de ir ao banheiro e, ao tentar urinar, não conseguir realizar a excreção do líquido. Mesmo que pareça algo muito básico, se trata de um problema que pode desencadear outros problemas mais graves. Se alguma vez você se perguntou por que tem vontade de urinar mas não sai nada, este artigo do ONsalus pode dar a resposta que você procura, além de algumas alternativas para resolver este problema tão incômodo.

Vontade de urinar e não conseguir por infecção urinária ou cistite

Quando nos vemos em uma situação na qual não podemos ir ao banheiro (como por exemplo, se passamos muito tempo na rua ou se nosso trabalho não o permite) e enchemos completamente a bexiga, estamos retendo urina por um tempo excessivo, que inclusive pode ser por horas. Quando uma pessoa urina, está eliminando bactérias, as quais podem chegar a produzir infecções, como a cistite intersticial, se permanecerem muito tempo na bexiga. Esta condição também pode ser contraída através do ato sexual, embora não seja considerada uma doença venérea. A seguir, mencionaremos os sinais e sintomas da cistite para você poder diferenciá-la de outras alterações:

  • Urgência ou necessidade de urinar apesar da bexiga não ter enchido o suficiente, e no momento de urinar não sai nada. Esta urgência surge repentinamente.
  • Frequência: ter vontade de urinar toda a hora e não sai nada.
  • Dor: pode se apresentar um incômodo, ardor ou dor na área da bexiga.
  • Presença de sangue na urina.

O tratamento ideal para combater a cistite infecciosa consiste em atacar as bactérias que a produziram, para tal se utilizam antibióticos que serão indicados pelo médico urologista ou ginecologista. Para escolher o antibiótico correto, o médico pode considerar realizar um antibiograma, contudo, os mais utilizados costumam ser ciprofloxacina, trovafloxacina e ampicilina.

Vontade de urinar mas não sai nada: causas - Vontade de urinar e não conseguir por infecção urinária ou cistite

Vontade de urinar mas não sai nada no homem por prostatite

É a inflamação da próstata que pode ser originada por uma infecção bacteriana ou qualquer infecção das vias urinárias. Pode começar rapidamente quando se trata de uma prostatite aguda ou durar alguns meses tornando-se crônica. Este tipo de alteração é mais frequente de aparecer em homens com mais de 50 anos, ou seja, eles têm mais risco de sofrer de prostatite porque a glândula prostática é obstruída e aumenta a proliferação das bactérias na região. Os sintomas da prostatite são:

  • Disúria (dificuldade para urinar).
  • Frequência e/ou urgência para urinar.
  • Dor ao urinar.
  • Retenção de urina, ou seja, vontade de urinar mas sai pouca ou nada.

O tratamento para a prostatite consiste em eliminar a causa subjacente que a provocou, para isso, poderão ser administrados antibióticos a fim de eliminar esse crescimento bacteriano. Se a prostatite é aguda, o tratamento com antibiótico pode durar alguns poucos dias, mas se esta persiste e é crônica, o tratamento será por mais tempo, podendo os antibióticos serem administrados de um até três meses.

Esta condição melhora quando suspende-se o consumo de álcool, não se tem relações sexuais ao menos durante a primeira semana e se fica repouso na cama. Caso a dor seja insuportável, se tomam medicamentos antitérmicos e anti-inflamatórios.

Vontade de urinar toda hora e não sai nada por irritação da bexiga ou cistite não infecciosa

É um problema que surge na bexiga e apresenta dor, pressão ou ardência, além de uma vontade de fazer xixi e não sai nada ou sai pouco. A cistite frequentemente é originada por uma infecção bacteriana, mas neste caso é produzida sem infecção e sua causa geralmente é desconhecida, contudo este problema tem sido associado com:

  • Uso de sabão ou produtos vaginais para a higiene íntima feminina.
  • Uso de esponjas ou géis.
  • Alguns medicamentos para a quimioterapia, ou como uma consequência da radioterapia na área da pélvis.
  • Infecções anteriores.
  • Consumo de alguns alimentos como aqueles que contêm cafeína, chocolate, álcool, tomates e adoçantes artificiais.

Esta irritação na bexiga é produzida por uma reação de hipersensibilidade a certas substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza ou de higiene vaginal. Para poder ajudar a aliviar estes sintomas ou evitar que apareçam, a melhor coisa é evitar seu uso.

No caso de que seja resultado de uma quimioterapia ou radioterapia, o tratamento consiste em controlar a dor gerada na pessoa com medicamentos indicados para esta condição e uma hidratação adequada para eliminar as partículas irritantes presentes na bexiga.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vontade de urinar mas não sai nada: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário sobre Vontade de urinar mas não sai nada: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Vontade de urinar mas não sai nada: causas
1 de 2
Vontade de urinar mas não sai nada: causas

Voltar ao topo da página