Infecções das vias urinárias

Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. Atualizado: 2 fevereiro 2024
Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento

Algumas pessoas fazem xixi e ainda sentem vontade de urinar, por que isso acontece? A verdade é que urinar e sentir necessidade de urinar mais pode ser devido a vários motivos, incluindo a presença de infecções, irritação da bexiga, uma condição que força o corpo a produzir mais urina, alterações nos nervos, tecidos ou musculatura que afetam o funcionamento adequado da bexiga, alguns tratamentos, entre outras causas.

A micção frequente, especialmente quando há uma vontade maior de continuar urinando, costuma ser acompanhada de dor ou de uma cor incomum. Por esse motivo, para estabelecer um diagnóstico correto, é necessária a avaliação de um médico. Aqui, no ONsalus, falaremos sobre as possíveis causas da fazer xixi e continuar com a sensação de querer urinar mais e o tratamento que geralmente é indicado.

Também lhe pode interessar: Vontade de urinar mas não sai nada: causas

Índice

  1. Câncer de bexiga
  2. Cálculos na bexiga
  3. Cistite intersticial
  4. Infecção renal
  5. Bexiga hiperativa
  6. Incontinência urinária
  7. Estenose uretral
  8. Vaginite
  9. Infecção do trato urinário

Câncer de bexiga

A bexiga é um órgão no qual a urina é armazenada. O câncer geralmente começa nas células uroteliais, ou seja, dentro da bexiga. Ele pode ser acompanhado de sintomas como micção frequente e dolorosa, sangue na urina e dor nas costas, entre outros. A causa do câncer de bexiga é que as células da bexiga começam a sofrer mutações, multiplicando-se rapidamente, e as células saudáveis morrem.

Tratamento

Dependendo da extensão do câncer, o médico pode solicitar uma cirurgia para remover as células cancerosas, quimioterapia na bexiga ou em todo o corpo, radioterapia, imunoterapia ou terapia direcionada.

Cálculos na bexiga

As pedras na bexiga podem ser um problema para o esvaziamento da bexiga. São massas que se formam quando os minerais da urina se cristalizam em pedras. A pessoa afetada pode sentir dor no abdômen ao urinar, micção recorrente, interrupção ao tentar urinar, urina turva e sangue.

Tratamento

Se os cálculos forem pequenos, às vezes não é necessário tratamento, mas em outros casos é preciso medicação ou cirurgia para evitar infecção e outras complicações.

Talvez você tenha interesse em ler sobre Ardência ao urinar, mas não é infecção: causas e tratamento.

Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento - Cálculos na bexiga

Cistite intersticial

Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição que causa dor, inclusive na área pélvica, devido à pressão sobre a própria bexiga. Isso faz com que a pessoa sinta uma necessidade urgente de urinar, urinando em pequenas quantidades e com muita frequência, e indo ao banheiro até 60 vezes por dia. A causa dessa condição pode ser um defeito no epitélio ou no revestimento da bexiga.

Tratamento

Inclui fisioterapia, medicação oral, como anti-inflamatórios não esteroides e anti-histamínicos ou, nos casos em que esses tratamentos não são suficientes, considera-se a possibilidade de cirurgia.

Infecção renal

Infecção do trato urinário, que pode começar na uretra, por onde sai a urina, ou na bexiga, e afetar eventualmente os rins. Ela ocorre quando as bactérias entram no trato urinário e se espalham para os rins. Os sintomas incluem vontade de urinar, dor nas costas, náusea, sangue na urina, dor abdominal, odor desagradável, entre outros.

Tratamento

Uma infecção renal ou nos rins é geralmente tratada com antibióticos e pode incluir hospitalização para evitar complicações adicionais.

Você pode ler mais sobre Fisgadas nos rins: causas e tratamento neste outro artigo.

Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento - Infecção renal

Bexiga hiperativa

Essa condição é caracterizada por uma necessidade urgente de urinar, que é difícil de controlar, e muitas vezes você sente uma vontade maior de urinar, mesmo que tenha acabado de ir ao banheiro. Isso se deve à contração involuntária dos músculos da bexiga, que desencadeia a micção.

Tratamento

O tratamento pode incluir mudanças na dieta, técnicas para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, micção cronometrada, entre outros. Se isso não funcionar, o médico especialista pode prescrever outros medicamentos.

Incontinência urinária

É a perda de urina quando a pessoa espirra ou tosse. Além disso, você pode sentir a necessidade de urinar de repente, sem conseguir chegar ao banheiro a tempo, e a sensação de urinar sempre persiste. A causa pode incluir doenças subjacentes, alguns hábitos cotidianos ou problemas físicos.

Tratamento

O tratamento pode incluir medicamentos, exercícios, estimulação elétrica, o uso de dispositivos e algumas terapias intervencionistas.

Estenose uretral

É uma cicatriz que afeta a uretra e não permite que o fluxo de urina seja expelido adequadamente. Pode causar inflamação e infecção. É causada por procedimentos médicos, uso de cateteres, trauma na pelve ou na uretra, infecções sexualmente transmissíveis ou radioterapia, entre outros.

Tratamento

O tratamento da estenose uretral pode incluir medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, anticonvulsivantes e fisioterapia, entre outros.

Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento - Estenose uretral

Vaginite

É uma inflamação da vagina que pode causar corrimento, dor e coceira, o que também pode levar a uma sensação de urinar mais frequente. Geralmente é causada por um desequilíbrio nas bactérias que se alojam na vagina ou por uma infecção.

Tratamento

O tratamento pode incluir cremes ou medicamentos orais, pois tudo depende do tipo de vaginite presente.

Infecção do trato urinário

Trata-se de uma infecção que pode afetar qualquer parte do sistema urinário, como os rins, a bexiga ou a uretra, e faz com que a pessoa urine, mas fique com a sensação de querer fazer mais xixi.

Tratamento

Dependendo das bactérias que entram no trato urinário, seu médico pode prescrever determinados medicamentos, bem como antibióticos de baixa dosagem e, em casos mais graves, hospitalização.

Além das causas mencionadas acima, quando uma pessoa urina e tem a sensação de urinar mais, isso também pode ser devido à presença de outras doenças, como diabete tipo I e tipo II, bem como o uso de diuréticos, consumo de álcool ou cafeína, tratamentos de radiação, gravidez, ingestão de muitos líquidos, prolapso, entre outros. O mais importante é consultar um médico para estabelecer um diagnóstico e indicar o tratamento correto para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • Perea, E. J. (2010). Infecciones del aparato genital femenino: vaginitis, vaginosis y cervicitis. Medicine, 10(57), 3910-4.
  • Robles, J. E. (2006, August). La incontinencia urinaria. In anales del sistema sanitario de navarra (Vol. 29, No. 2, pp. 219-231). Gobierno de Navarra. Departamento de Salud.
  • Sobel, J. D. (1997). Vaginitis. New England Journal of Medicine, 337(26), 1896-1903.
  • Zaragoza, J. Q., MARTÍ, M. G., Orquín, N. D., Lozano, A. G. F., Serrano, M. G., & Cruz, J. J. (2001). Cistitis aguda en la mujer. Sensibilidad microbiana actual en nuestro medio. Actas Urológicas Españolas, 25(8), 567-572.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Faço xixi mas continuo com vontade - Causas e tratamento