Saúde renal

Fisgadas nos rins: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. Atualizado: 22 junho 2022
Fisgadas nos rins: causas e tratamento

Muitas pessoas se queixam de incômodos ou fisgadas na parte baixa das costas, a qual pode estar relacionada a um transtorno de saúde, como a presença de cálculos, cistos ou processos infecciosos tanto nas vias urinárias quanto nos rins, levando ao surgimento destas fisgadas ou pontadas nos rins.

O aparecimento de alguns sintomas podem apontar a causa que está provocando este incômodo renal. O ideal é conhecer sua causa e evitar complicações.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber quais são as causas das fisgadas nos rins e seus respectivos tratamentos.

Índice

  1. Cálculos renais
  2. Infecção nos rins
  3. Doença renal policística
  4. Hidronefrose
  5. Trombose ou isquemia da veia renal
  6. Lesão ou trauma
  7. Câncer de rim

1. Cálculos renais

A presença de cálculos nos rins, também conhecidos como pedras, provocam o aparecimento de fisgadas ou dor nos rins e podem causar uma cólica nefrítica. Esta dor pode ser de forte intensidade e se irradiar até o abdômen ou para o órgão genital, podendo provocar dor ao urinar e mudanças na coloração da urina. Ela pode ficar rosada, avermelhada ou amarronzada devido à presença de sangue na urina.

Tratamento

Quando se tratam de cálculos renais, o tratamento vai depender do tipo de cálculo que apresentar. Inicialmente, o médico indicará analgésicos, mudanças na ingestão de alimentos que possam provocar a formação dos cálculos renais e um tratamento a base de laser, dependendo do tamanho e sua localização para facilitar a expulsão através da urina.

Fisgadas nos rins: causas e tratamento - 1. Cálculos renais

Infecção nos rins

A infecção nos rins é conhecida como pielonefrite. Pode surgir pela contaminação com bactérias provindas do trato urinário. Os sintomas que surgem nesta infecção, são: dor forte nas costas (que se assemelham a fisgadas na região dos rins), ardência e dor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos, esta infecção pode vir acompanhada de febre, náuseas, vômitos e calafrios.

Tratamento

O médico será o encarregado por realizar o diagnóstico após fazer uma avalição do paciente, indicando exames que confirmem seu diagnóstico, como por exemplo, um exame de urina ou urinálise. Entre as sugestões que te dará estão a ingestão de bastante água para ajudar a eliminar a bactéria causadora da dor ou das fisgadas nos rins, junto com a prescrição de um antibiótico para a bactéria causadora da infecção.

Doença renal policística

Esta doença é hereditária, se caracterizando pela presença de cistos no interior dos rins. Os sintomas aparecem quando o cisto fica grande. É neste momento que aparece a dor ou fisgadas nos rins ao urinar, sangue na urina, pressão arterial alta e infecções frequentes.

Tratamento

O nefrologista será o profissional encarregado por indicar o tratamento. Caso se trate de um cisto pequeno, indicará medicamentos, mas nos casos onde o cisto for grande, recomendará uma cirurgia para a extração do cisto.

Fisgadas nos rins: causas e tratamento - Doença renal policística

Hidronefrose

O acúmulo de urina nos rins pode causar dilatação dos mesmos, o que ocorre quando a urina não consegue passar até a bexiga, causando assim o aparecimento de fisgadas, dor nas costas de forte intensidade e inchaço nos rins. Além disso, pode vir acompanhada de febre, calafrios e urina com sangue.

Tratamento

O tratamento desta condição será de responsabilidade de um urologista ou nefrologista. Ele se encarregará por retirar a urina acumulada e ao mesmo tempo determinar a causa da hidronefrose, a fim de indicar o tratamento de acordo com sua causa.

Em caso de infecção, recomendará antibióticos. Caso se deva à presença de cálculos, recomendará a extração dos mesmos e nos casos em que a hidronefrose seja resultado da presença de um tumor, indicará uma cirurgia para a extração do tumor.

Trombose ou isquemia da veia renal

É outra das causas das fisgadas nos rins. Esta alteração ocorre quando não chega sangue suficiente ao rim devido a um coágulo de sangue desenvolvido na veia que leva sangue até o rim, causando a morte das células renais acompanhado de fisgadas ou dor de forte intensidade.

Tratamento

Nesta doença, o tratamento se baseia em prevenir a formação de sangue para que diminua o risco de que estes se movam para outras partes do corpo.

Pode-se indicar medicamentos que impeçam a formação destes coágulos como os anticoagulantes. Além disso, será recomendado ficar em repouso de cama ou diminuir a atividade física durante um breve período de tempo.

Lesão ou trauma

Uma pancada forte ou golpe bruto aplicado na região onde está o rim devido a um acidente ou a prática de um esporte pode causar um dano físico nos rins e gerar fisgadas ou dor. Estes acidentes podem causar interrupção no fluxo sanguíneo normal dos rins.

Tratamento

Para tratar as fisgadas nos rins resultado de uma pancada ou trauma, você deve colocar água quente no local da lesão, assim como ficar em repouso por alguns dias até que a dor passe. Se o incômodo persistir, deve consultar um médico, ele te indicará o tratamento a ser seguido depois de uma avaliação da sua condição.

Câncer de rim

O câncer no rim pode causar dor ou fisgadas neste órgão, o qual surge em etapas avançadas da doença e se caracteriza por aparecer em um lado do abdômen e nas costas acompanhado de sangue na urina e a presença de um nódulo no lado afetado.

Tratamento

O tratamento do câncer renal ficará a cargo oncologista e dependerá do estado que a doença se encontre. Para revertê-la serão aplicados diferentes tratamentos como cirurgia, crioterapia, radiofrequência e medicamentos para aliviar a dor. Quando se trata de um tumor no rim, este não responde bem ao tratamento com quimioterapia nem radioterapia.

Neste outro artigo falamos sobre a dor nos rins ao acordar, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fisgadas nos rins: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • Rivero, J. A. (2000). El dolor de la espalda baja: de paciente a paciente: el dolor de la espalda baja desde el punto de vista del paciente. La Editorial, UPR.
  • Síntomas, A. Z. Dolor de costado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Fisgadas nos rins: causas e tratamento