Saúde renal

Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 16 janeiro 2023
Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento

Os rins, como é sabido, são órgãos fundamentais no corpo devido ao processo de filtração que executam para liberar o excesso de toxinas e de resíduos produzidos no corpo, além de regularem o equilíbrio de água e sódio. Quando ocorrem falhas em seu funcionamento, começam a aparecer diversos sintomas muito conhecidos, como dores nos rins e pernas cansadas, que devem ser analisados o mais rápido possível, já que pioram com o passar dos dias.

Diversas razões podem causar esse desconforto, entre eles a hérnia de disco, lombalgia, cistos renais, nefrite, etc. Por isso, é fundamental consultar um médico especialista para que ele realize o diagnóstico e indique o tratamento adequado. Descubra nesse artigo do ONsalus tudo sobre a dor nos rins e fraqueza nas pernas, causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Fisgadas nos rins: causas e tratamento

Índice

  1. Cisto renal
  2. Cálculos renais
  3. Nefrite
  4. Pielonefrite
  5. Dor lombar
  6. Infecção urinária
  7. Câncer renal

Cisto renal

Os cistos renais são bolsas de líquido que podem se formar nos rins ou acima deles e que, em geral, não provocam sintomas ou prejuízos. No entanto, podem afetar a função renal se aumentarem consideravelmente de tamanho, infeccionarem ou provocarem sangramento ao urinar.

São muito comuns em idosos e podem debilitar o rim se ocorrerem em abundância. Normalmente, quando os cistos provocam complicações, a pessoa pode ter febre, dor nos rins com fraqueza nas pernas, na parte superior do abdômen e também sangue na urina.

Tratamento

Normalmente, os cistos renais não requerem tratamento, tendo em vista que não provocam sintomas. No entanto, nas circunstâncias em que causam problemas na função renal, é necessário observar alguns tratamentos, que incluem escleroterapia para drenagem e redução do cisto. Em casos de cistos grandes, a cirurgia é uma alternativa para removê-los completamente.

Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento - Cisto renal

Cálculos renais

Os cálculos renais são fragmentos de material sólidos, feitos de minerais, que se formam na parte interna do rim devido a substâncias presentes na urina. Os mais comuns são os cálculos de cálcio devido à alta concentração de sais minerais, principalmente fosfato, oxalato e cálcio.

Esses cálculos afetam o trato urinário, desde os rins até a bexiga, que ao passarem pelos ureteres bloqueiam o fluxo de urina, fazendo com que o rim e o ureter inflamem e causem dores intensas nas costas e nas laterais, que também podem se propagar para a virilha e pernas, provocando a sensação de cansaço. Ou seja, o paciente pode ter dor nos rins e fraqueza nas pernas. Além disso, a presença de cálculos provoca ardência ao urinar, náusea e febre. Esses sintomas podem se intensificar dependendo do tamanho do cálculo e de sua localização.

Tratamento

Normalmente, quando o cálculo é pequeno ou arenoso, recomenda-se beber bastante água, aproximadamente seis a oito copos por dia, para assim aumentar a quantidade de urina e facilitar sua expulsão pelo organismo. Para aliviar dor e náusea, às vezes se indica aplicar compressas quentes no local. Se a dor for intensa, deve-se necessariamente tomar anti-inflamatórios não esteroides e outros medicamentos específicos indicados pelo médico especialista. Para cálculos grandes, na hipótese de não melhorarem com os tratamentos anteriores, a opção quase sempre é a cirurgia, após avaliação médica.

Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento - Cálculos renais

Nefrite

A nefrite surge devido à inflamação de um ou ambos os rins. É normalmente causada por uma infecção, doenças autoimunes ou pelo uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios, que alteram o funcionamento renal, afetando o processo de filtragem e purificação do sangue. Essa doença provoca nas pessoas dor nos rins, fraqueza nas pernas, náusea, vômito, febre e micção frequente.

Tratamento

Se a nefrite for causada por uma infecção, o tratamento deve ser a base de antibióticos orais ou intravenosos, dependendo da gravidade.

Em outros casos, o uso de anti-inflamatórios não esteroides é recomendado a critério do médico. Além disso, o uso de medicamentos diuréticos auxilia na eliminação de líquidos, na minimização da inflamação e no alívio da dor.

Pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção bacteriana que atinge um ou ambos os rins. Normalmente, é causada pela bactéria Escherichia coli que se desloca desde a área genital, passando pela bexiga, pelos ureteres até atingir o interior dos rins. Quase sempre esse tipo de infecção ocorre devido a alguma obstrução física ao fluxo de urina, como uma anomalia estrutural, cálculo renal ou refluxo urinário.

Aqueles que sofrem com esse desconforto apresentam dores nos rins de ambos os lados, febre, calafrios, náusea e vômito. Por isso, é necessário consultar um médico imediatamente para determinar qual é a patologia por meio de exames específicos que ajudam a determinar o tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento para esse tipo de infecção renal envolve o uso de antibióticos antes e após os exames ou análises laboratoriais, podendo ser modificados dependendo dos resultados dos exames.

Inicialmente, pode-se tomar os medicamentos por via oral, desde que seja possível para o paciente. No geral, se houver náusea e vômito, o recomendado é continuar o tratamento por via intravenosa nos primeiros três dias. Depois, dependendo da evolução, é possível continuar o tratamento por via oral. Em situações específicas, pode-se considerar uma intervenção cirúrgica se os exames mostrarem um bloqueio crônico no trato urinário. Assim, se você tiver dor nos rins e fraqueza nas pernas, a pielonefrite pode ser um dos motivos.

Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento - Pielonefrite

Dor lombar

A dor lombar é uma dor que surge na parte baixa das costas e aumenta progressivamente, podendo ser causada por má postura, esforço excessivo, exercícios físicos sem aquecimento prévio ou estresse. Essa dor costuma se estender para os rins, virilha, coxas e pernas, causando desconforto ao caminhar. Normalmente, a pessoa que sofre desse problema costuma ficar curvada, pois é difícil para ela manter-se na posição vertical.

Tratamento

Inicialmente, a dor tende a ser aliviada com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e relaxantes musculares. É importante considerar que se deve evitar o repouso absoluto, já que uma vez minimizada a dor, é importante caminhar gradualmente e se manter o mais ativo possível.

Por outro lado, aplicar compressas quentes e frias na área da dor ajuda a aliviá-la. Nos casos crônicos, a fisioterapia e os exercícios físicos diminuem a dor e melhoram a qualidade de vida do paciente.

Infecção urinária

Infecções urinárias podem ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como nos rins, bexiga, ureteres e uretra. São geralmente provocadas pela presença de bactérias no trato urinário, que se deslocam pela uretra e se multiplicam na bexiga.

Essas infecções são muito comuns e recorrentes em mulheres, podendo às vezes se espalhar e causar danos renais irreversíveis. O nível de risco aumenta se houver obstrução do trato urinário, se o sistema imunológico estiver enfraquecido, se houver danos nos nervos ao redor da bexiga ou se o fluxo urinário estiver na direção oposta.

Algumas infecções urinárias são assintomáticas, enquanto outras, especialmente as que envolvem o trato urinário superior, causam desconfortos como dor nos rins, podendo se espalhar para as pernas e causar cansaço, febre, calafrios e dor ao urinar. Desse modo, é preciso estar atento a uma piora dos sintomas, porque podem levar a complicações, como danos nos tecidos e resíduos no sangue.

Tratamento

O tratamento das infecções urinárias é baseado no uso de antibióticos, selecionados conforme os efeitos colaterais que podem provocar e na tolerância do paciente. Recomenda-se beber bastante líquido e manter uma boa higiene na área genital.

Câncer renal

O câncer renal tem origem nos rins, quando as células desses órgãos crescem excessivamente e excedem o número de células normais, fazendo com que esse órgão não consiga continuar desempenhando sua função adequadamente.

Esta doença costuma estar associada a certas patologias genéticas, ao tabagismo e a obesidade. Os sintomas geralmente aparecem como dor nos rins, dor lombar intermitente, sangue na urina, cansaço nas pernas e sangue ao urinar. É fundamental consultar um médico se esses sintomas persistirem e se agravarem, para assim obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Tratamento

Tratar essa doença é complexo e necessariamente requer a avaliação e o acompanhamento do médico especialista, a fim de avaliar a possibilidade de cirurgia caso o tumor possa ser retirado. Além disso, o profissional pode determinar a aplicação de quimioterapia e radioterapia.

Agora que você conheceu as 7 principais causas para a dor nos rins e fraqueza nas pernas, assim como os tratamentos possíveis, não perca este outro artigo sobre dor nos rins ao acordar, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • Fernández. M. (2003). Infecciones urinarias. Prevención y tratamiento. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-infecciones-urinarias-prevencion-tratamiento-13049604>. Acesso em 9 de janeiro de 2023.
  • Flores, J. y col. (2009). Enfermedad renal crónica: clasificación, identificación, manejo y complicaciones. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-98872009000100026>. Acesso em 9 de janeiro de 2023.
  • National Kidney Foundation. Los riñones y la enfermedad renal. Disponível em: <https://www.kidney.org/sites/default/files/01-10-6163%20-%20Learn%20About%20Kidneys%20and%20Kidney%20Disease.pdf>. Acesso em 9 de janeiro de 2023.
  • Sellares, V. y Rodríguez, D. (2022). Enfermedad renal crónica. Disponível em: <https://www.nefrologiaaldia.org/es-articulo-enfermedad-renal-cronica-136>. Acesso em 9 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dor Nos Rins e Fraqueza Nas Pernas - Causas e Tratamento