Saúde renal

Dor nos rins ao acordar, o que pode ser?

Dor nos rins ao acordar, o que pode ser?

Os rins são órgãos essenciais dentro do corpo humano, pois desempenham importantes funções e ajudam a regular nosso bem estar. São órgãos que, junto com o fígado, se encarregam de desintoxicar nosso organismo e excretar o que considerarem danoso ou desnecessário. Quando os rins apresentam alguma alteração, o primeiro sintoma que costuma aparecer e que nos indica que algo está ocorrendo neles é a dor. A proporção de pessoas que já sofreu uma dor na região dos rins alguma vez é muito mais alta do que se pensa, e uma das possibilidades é que a dor apareça de manhã cedo, ao acordar. Se isso já te aconteceu e você se perguntou sobre o que pode ser dor nos rins ao acordar, continue lendo este artigo do ONsalus onde explicaremos todas as causas possíveis.

Também lhe pode interessar: Fisgadas nos rins: causas e tratamento

Índice

  1. O que são os rins
  2. Causas de dor nos rins ao acordar
  3. Dores que podem ser confundidas com a dor nos rins
  4. Tratamentos para a dor nos rins ao acordar

O que são os rins

Os rins são órgãos em formato de meia lua e que estão localizados na parte posterior e inferior do abdômen, com um tamanho aproximado de um punho. Têm um importante papel dentro do corpo humano, pois cumprem muitas funções, entre as quais estão a de participar do processo de excreção de dejetos e toxinas do corpo humano. Isto quer dizer que os rins, juntos com o fígado, são órgãos essenciais na desintoxicação do corpo e na depuração do mesmo, sendo eles os filtros do nosso sangue, além de regularem a pressão arterial, estimularem a produção de glóbulos vermelhos no sangue e fornecerem glicose, potássio e sal ao sangue.

Causas de dor nos rins ao acordar

Cálculos renais

Hoje em dia, este é um dos problemas mais comuns da dor nos rins ao se levantar. Os cálculos renais são massas sólidas compostas de pequenos cristais e surgem como consequência do excesso de cálcio e ácido úrico nos rins, os quais vão se unindo até se solidificarem e obstruírem as vias renais, causando uma dor que pode vir a ser insuportável.

Seus tamanhos são variáveis, de pequenos a grandes, e, portanto, a dor também é variável. Além disto, a pessoa que sofre de cálculo renal terá dificuldade para urinar. A predisposição para formar cálculos é hereditária e é mais comum em homens do que em mulheres. Estes cálculos também podem surgir de uma combinação de fosfato ou carbono.

Pielonefrite

É outra possível causa da dor nos rins ao se levantar da cama, e é o nome da popularmente conhecida infecção renal. É causada por bactérias e ocorre quando a urina é filtrada novamente pelas estruturas do rim, pois ficou muito mais tempo do que deveria neste órgão. As pessoas que sofrem de cálculo nos rins são mais propensas a sofrer uma infecção nos rins ou pielonefrite. Esta condição possui alguns sintomas característicos que ajudam a descartar outros problemas, começando pela dor, a qual pode aparecer na hora de se levantar, é intensa e pode ser sentida até a região inferior do abdômen e das costas. Também há dor ao urinar, calafrios, náuseas, vômitos, entre outros.

No seguinte artigo, explicamos as causas, os sintomas e o tratamento da pielonefrite.

Infecção do trato urinário

Também é uma infecção bacteriana, mas que afeta o trato urinário, iniciando, em geral, na bexiga e se deslocando até outras partes do trato. Estatisticamente, é vista com mais frequência em mulheres do que em homens. O principal sintoma da infecção urinária é que na hora de urinar pode haver sangue, o que se chama de hematúria, e também pode se sentir dor nos rins ao se levantar ou em qualquer momento dia, além da dificuldade em urinar.

Dor nos rins ao acordar, o que pode ser? - Causas de dor nos rins ao acordar

Dores que podem ser confundidas com a dor nos rins

Dor na lombar ao acordar

É um problema que causa dor na parte inferior das costas. Nos primeiros dias a pessoa pode sentir uma dor nessa área e achar que vem dos rins, mas quando os sintomas duram mais de 7 dias ou até mesmo semanas, estamos falando da lombalgia, que dependendo do tempo que durar, pode ser aguda, quando é breve, ou crônica, quando dura por um tempo considerável. Esta dor é desencadeada pelo estresse, posturas inadequadas ou excesso de esforço muscular na área e, embora comece na parte inferior das costas, pode ser sentida até na região dos rins.

Hérnias de disco

A hérnia de disco é outra condição que pode gerar dores na parte inferior das costas e se costuma pensar que a dor provém dos rins. Pode ser gerada como consequência de alguma pancada forte, degenerações nas articulações, velhice, posturas ruins, entre outros.

É diferenciada da dor no rim, propriamente dita, porque além dos sintomas localizados na parte inferior das costas, apresenta outros sintomas como dor na parte de trás da perna, cãibras ou rigidez nas costas e fraqueza nas extremidades inferiores.

Tratamentos para a dor nos rins ao acordar

A primeira coisa que se aconselha caso você esteja com este tipo de dor na parte inferior do abdômen ou das costas ao acordar é consultar um médico, uma vez que ele fará os exames pertinentes e determinará a causa, já que o tratamento dependerá do que está gerando isso. Para isto, o médico poderá solicitar exames físicos, de sangue e raios-x a fim de diagnosticar a doença.

Se a dor provém dos cálculos renais, o tratamento dependerá do tamanho das pedras; se são pequenas, o médico indicará uma série de medicamentos próprios para sua condição, como analgésicos para aliviar a dor, e antiespasmódicos, caso você apresente náuseas ou vômitos. Se forem muito grandes, será necessário considerar uma cirurgia para eliminar o cálculo. Recomenda-se tomar bastante água ao longo do dia, pois ajuda a evitar este problema.

No caso da dor nos rins ao se levantar ser provocada por infecções, sejam no rim ou no trato urinário, o tratamento será baseado em medicamentos utilizados para combater as bactérias que causaram a infecção, como é o caso dos antibióticos. Os mais utilizados atualmente são a ciprofloxacina e a ampicilina.

Se você foi diagnosticado/a com lombalgia, deve descansar, uma vez que o descanso ajuda a melhorar a condição, contudo, o repouso não deve ser muito longo. Especialistas demonstraram que, ao fazer atividades físicas, você evitará que os músculos enfraqueçam. Após o descanso, você pode fazer uma terapia de calor/frio com compressas, já que elas diminuem a inflamação na área. Também há uma série de medicamentos de venda livre, como os AINES, que ajudam a diminuir a inflamação.

Se você sofre de hérnia de disco, geralmente, o tratamento consiste em uma intervenção cirúrgica, no entanto, você poderá considerar fazer uma série de tratamentos não invasivos, como a fisioterapia (antes de considerar a cirurgia).

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos rins ao acordar, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Marinalva
Eu estou com dor do lado do rim gostaria de saber que e bom tomar para melhorar
A sua avaliação:
rodrigo jose dos santos araujo
Ajudou muito o artigo deu um norte para mim. Obrigado
1 de 2
Dor nos rins ao acordar, o que pode ser?