Partilhar

O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento

 
Por Leonardo Simon. 26 dezembro 2018
O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento

Nossa coluna vertebral possui uma série de discos situados entre as vértebras que atuam como amortecedores e fornecem elasticidade. Quando algum destes discos se desloca, gera pressão sobre as raízes nervosas provocando uma dor muito intensa na região lombar que pode prejudicar gravemente a qualidade de vida da pessoa que a sofre. Isto é o que se conhece como hérnia de disco ou hérnia discal e as causas podem ser diversas, a maioria relacionadas com os esforços que as costas precisam carregam. Se você sente dor em suas costas ou quer saber mais sobre esta doença, no ONsalus te explicamos as causas, sintomas e tratamentos para a hérnia de disco.

Também lhe pode interessar: Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

Hérnia de disco: causas

Como explicávamos anteriormente, a hérnia de disco pode ser causada por diferentes fatores, causando dores mais ou menos intensas mas que, em sua maioria, levam a uma dificuldade para se ter uma vida normal. Essas são as causas da hérnia de disco:

  • Com o tempo, as pessoas envelhecem e os discos podem ficar debilitados, perdendo sua elasticidade e resistência. Quando uma pessoa mais velha sofre de hérnia de disco, sua recuperação é mais complexa, uma vez que os ligamentos que cercam cada um dos discos são mais quebradiços e se desgastam mais facilmente.
  • Excesso de esforço ao carregar peso. É uma das causas mais comuns quando se trata de uma hérnia de disco. Ao carregar peso, podemos fazer mais esforço que o normal, causando danos em algum dos discos da coluna.
  • Movimentos violentos ou pancadas que gerem microtraumatismos ou traumatismos, assim como movimentos repetidos suportando peso e sobrecarregando as costas.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma hérnia de disco:

  • Idade: os homens que têm entre 30 e 50 anos têm mais possibilidades de sofrer uma hérnia de disco.
  • Sobrepeso: aquelas pessoas com sobrepeso, colocam seus discos sob mais pressão, o que pode provocar uma hérnia de disco.
  • Sedentarismo: levar um estilo de vida onde não se pratica nenhum esporte ou não exercitamos nosso corpo pode gerar um maior risco de se ter uma hérnia de disco.
O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento - Hérnia de disco: causas

Sintomas de hérnia de disco

Na maioria dos casos, a hérnia de disco causa dor na região lombar. Tal dor pode diminuir após alguns dias ou, pelo contrário, aumentar, podendo gerar uma dor insuportável. A dor abdominal costuma ser acompanhada de contrações musculares na coluna. Além disso, a dor pode se estender até chegar ao nervo ciático, localizado na parte baixa da costas e que pode se estender até a parte posterior da perna e chegar até a ponta do pé.
A dor pode piorar depois de ficar de pé ou sentado, pela noite, ao tossir, espirrar ou rir e ao se deitar para trás.

Hérnia de disco cervical

A hérnia de disco pode ser produzida, além da região lombar, a nível cervical. Se trata de uma dor cervical que se estende pela região superior. O paciente sente dor ao mover a cabeça para os lados e esta pode ser aliviada ao levantar as mãos sobre a cabeça. O paciente pode sentir dor em um dos ombros e fraqueza da musculatura de algum dos braços. A maioria dos sintomas na hérnia de disco cervical afeta as mãos, incluindo dedos, os e braços.

Hérnia de disco: tratamento

Tratamento não cirúrgico

Inicialmente, recomenda-se ao paciente repouso, tendo alguma melhora ao fim de alguns dias. Algumas das orientações que são feitas para que o paciente melhore, evitando o tratamento cirúrgico, são as seguintes:

  • Correção da postura. É importante que a pessoa reconheça as posturas inadequadas que podem causar danos na região lombar e desencadear a hérnia de disco.
  • Repouso. Deixar de lado durante uns dias aquelas tarefas que podem gerar um maior esforço, sem chegar a realizar um repouso absoluto. Você simplesmente deve fazer os movimentos evitando aqueles que possam te causar dor.
  • Medicamentos. Anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar a aliviar a dor e fazer com que a pessoa afetada se sinta um pouco melhor.
  • Fisioterapia. Fazer determinados exercícios pode permitir a recuperação da região afetada e fortalecê-la para prevenir outra hérnia de disco.
  • Injeção epidural de esteroides. Consiste na redução da inflamação através da injeção de esteroides. Este tratamento é o único que mostrou eficácia.

Tratamento cirúrgico

Quando o tratamento não cirúrgico não oferece melhoras e a dor intensa continua após algumas semanas, se deve recorrer a uma intervenção cirúrgica. Este caso costuma acontecer com menos frequência já que, em geral, os pacientes costumam se recuperar com o tratamento não cirúrgico:

Microdiscectomia. É o tratamento mais aplicado quando é necessária uma cirurgia e consiste em extrair qualquer fragmento que faça pressão sobre o nervo raquídeo.

No caso da hérnia de disco cervical, também costumam ser usadas trações cervicais aplicando pressão sobre a cabeça. A cirurgia na hérnia de disco cervical costuma ser realizada quando o paciente não sente nenhuma melhora com o tratamento não cirúrgico. No caso de se fazer uma cirurgia, remove-se o disco vertebral anterior através de um enxerto na área.

 

O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento - Hérnia de disco: tratamento

Cirurgia de hérnia discal: recuperação

Uma vez que o paciente tenha feito uma cirurgia de hérnia de disco, é imprescindível que não force a região lombar durante um longo período de tempo. É por isso que a pessoa não pode fazer muito esforço e deve evitar carregar pesos que possam gerar pressão na coluna, assim como movimentos que podem gerar sua torção.
As pessoas que desejam poder fazer exercícios ou agilizar o processo de recuperação, devem fazer fisioterapia e exercícios na piscina junto com outros exercícios para fortalecer a musculatura ao redor da coluna.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • "Avaliação de dores cervical e lombar" por Sally Pullman-Mooar, MD, Clinical Associate Professor, Department of Medicine, Division of Rheumatology, University of Pennsylvania; Chief, Department of Rheumatology, Philadelphia VA Medical Center. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-dos-tecidos-conjuntivo-e-musculoesquel%C3%A9tico/dor-cervical-e-lombar/avalia%C3%A7%C3%A3o-de-dores-cervical-e-lombar

Escrever comentário sobre O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento
1 de 3
O que é hérnia de disco: sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página