Partilhar

Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar

 
Por Leonardo Simon. 31 julho 2019
Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar

A dor nas pernas é comum e pode aparecer de forma pontual ou de forma permanente. De forma geral, a dor nas pernas está vinculada a problemas nos ossos, articulações, músculos, ligamentos e tendões, bem como vasos sanguíneos e nervos. Pode ser muito incômoda caso se trate de uma dor intensa e pode nos prejudicar em todos os tipos de tarefas do dia a dia. Normalmente, a dor é sentida de diferentes formas: pontadas, sensação de ardência, dor intensa, etc. No ONsalus explicaremos tudo sobre dor nas pernas: o que pode ser e como tratar alguns remédios que podemos tomar para aliviá-la.

Também lhe pode interessar: Fraqueza nas pernas, o que pode ser?

Dor nas pernas: sintomas comuns

Quando sentimos dor nas pernas costumamos sentir os seguintes sintomas:

  • Sensação de ardência. Dor desde a parte inferior das costas até a perna. É uma dor que em muitos casos pode ser muito forte, causando grandes incômodos, e o normal é que seja consequência da irritação de uma raiz nervosa da coluna lombar, conhecido como ciática.
  • Formigamento nas pernas. É a sensação de que as pernas estão dormentes, como quando ficamos em uma posição ruim e após um pouco de tempo não sentimos a perna porque a circulação sanguínea foi cortada. Este sintoma prejudica quem o sofre porque fica difícil realizar qualquer ação com a perna ou pernas.
  • Dor permanente. É a dor gerada nos glúteos e que pode vir acompanhada de dor nas pernas. Costuma ser uma dor nos nervos e pode ser aliviada ao caminhar durante um tempo ou realizando movimentos suaves.
  • Fraqueza ou sensação de peso. Quando se sofre deste sintomas, é muito difícil poder caminhar normalmente, posto que a ação de levantar a perna se vê impedida devido a sensação de peso na mesma.
Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar - Dor nas pernas: sintomas comuns

Dor nas pernas: o que pode ser

Entre as causas mais comuns da dor nas pernas temos:

  • Fraturas nos ossos, como por exemplo a fratura da tíbia.
  • Baixos níveis de sódio, cálcio, potássio ou magnésio no sangue. Influencia no estado dos ossos e articulações.
  • Fazer uma atividade física em excesso, causando fadiga ou distensão muscular. O músculo sofre após permanecer em uma mesma posição por um longo período de tempo.
  • Tendinite. Inflamação do tendão encarregado de unir o músculo com o osso.
  • Cãibras. Dor devido a uma sobrecarga ou por receber alguma pancada.
  • Aterosclerose. É uma dor causada quando o fluxo do sangue para as artérias está obstruído. É sentida ao realizar exercícios e desaparece ao ficar em repouso.
  • Trombose venosa profunda. É uma das causas da dor nas pernas em repouso. Tratam-se de coágulos no sangue causados por ficar em repouso por um longo período de tempo.
  • Inflamação das articulações da perna causada por artrite ou gota.
  • Nervo danificado. Uma parte dos nervos não funcionam corretamente causando lesões. A diabetes ou o consumo de álcool em excesso podem causar danos nos nervos das pernas provocando dores.
  • Varizes. Inflamação das veias que impedem a correta circulação do sangue causando inchaço nas veias.
Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar - Dor nas pernas: o que pode ser

O que causa dor nas pernas com menos frequência

Anteriormente explicamos as causas mais comuns da dor nas pernas. Agora nos focaremos nas causas menos comuns, mas que também devem ser conhecidas:

  • Osteosarcoma. É um tipo de tumor no osso canceroso. Costuma aparecer em crianças em fase de crescimento.
  • Osteoporose. Surge quando o tecido ósseo está deteriorado e há pouca massa óssea. É uma doença crônica que afeta principalmente as mulheres.
  • Tumores não cancerosos. Cistos no fêmur ou em outras partes da perna.
  • Doença de Legg-Calve-Perthes. Uma parte do fêmur, conhecida como a cabeça femoral, não recebe sangue suficiente e causa a morte do osso.

Muita dor nas pernas: hérnia de disco lombar

Dor que irradia até o nervo ciático, perna e pé causada pela pressão da hérnia de disco sobre o ponto mais frágil do disco. Há outros nervos que também podem ser afetados. Dependendo do lugar em que a hérnia de disco for gerada, os sintomas podem ser diferentes.

Existem diferentes tratamentos não cirúrgicos que aliviam a dor da hérnia de disco. Quando a dor é muito alta ou inclusive causa incapacidade, pode ser realizada uma intervenção cirúrgica conhecida como microdiscectomia, afim de remover uma parte do disco e aliviar a pressão sobre o nervo.

Dor nas pernas: espondilolistese

A espondilolistese é outra causa da dor nas pernas. Ocorre quando uma vértebra na coluna vertebral se desloca para a frente sobre a próxima vértebra. Isto pode causar o apertar de um nervo causando dor nas pernas. A solução pode estar em ir ao fisioterapeuta e fazer repouso durante um tempo. Contudo, naqueles casos nos quais a dor continua, costuma ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar - Dor nas pernas: espondilolistese

Remédios para dor nas pernas

Dependendo da dor que tivermos, podemos utilizar alguns remédios para dor nas pernas que nos permitirão aliviar a dor. Saiba que, dependendo da dor você que tiver, estes conselhos não podem não ser eficazes e você precisará de atendimento médico.

  • Alguns medicamentos como o ibuprofeno ou paracetamol podem aliviar a dor e a inflamação.
  • Aplicar frio sobre a perna ajudará a desinflamar a região afetada e reduzir a dor.
  • Levantar a perna. Erguer a perna permitirá que a circulação não exerça tanta pressão na mesma.
  • Massagear a perna para estimular a circulação sanguínea e aliviar cãibras.
Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar - Remédios para dor nas pernas

Dor nas pernas: quando ir ao médico

Agora que já conhece sabe tudo sobre dor nas pernas: o que pode ser e como tratar, você terá mais informações na hora de avaliar qual doença pode estar sofrendo. Você deve ir ao médico se:

  • Tem febre.
  • A perna apresenta uma cor roxa ou preta.
  • Sente inflamação e dor na perna.
  • Sente a perna fria ou ela está pálida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar

O que lhe pareceu o artigo?

Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar
1 de 5
Dor nas pernas: o que pode ser e como tratar

Voltar ao topo da página