Lesões e doenças da perna

Perna Dormente: Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 30 novembro 2022
Perna Dormente: Causas e Tratamento

Às vezes podemos sentir a perna dormente, com um formigamento por toda sua extensão, e não sabemos a causa dessa sensação que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Apesar disso, a dormência costuma ocorrer com maior frequência nas pernas, de forma repentina, e se pode obter alívio em poucos minutos. Entretanto, é importante estar atento ao caso deste incômodo ocorrer de forma reiterada, cada vez mais intenso e duradouro, já que pode estar relacionado a alguma lesão nas pernas, a um déficit de vitamina B ou mesmo a sofrer de certas doenças que podem desencadear esses tipos de sintomas.

Nesse artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre o tema "perna dormente: causas e tratamento". Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor nas pernas

Índice

  1. Perna dormente por permancer na mesma posição
  2. Perna dormente devido à fratura ou lesão
  3. Perna dormente por conta de diabete
  4. Síndrome do túnel do tarso
  5. Doença arterial periférica também deixa a perna dormente
  6. Perna dormente devido a fibromialgia
  7. Perna dormente por falta de vitaminas
  8. Perna dormente devido à esclerose múltipla

1. Perna dormente por permancer na mesma posição

É muito comum sentir a perna dormente quando permanecemos na mesma posição durante muito tempo, especialmente quando estamos sentados com as pernas cruzadas, ajoelhados ou usando calças muito justas. Isso leva à redução da circulação sanguínea devido à pressão nos nervos que envolvem a área da perna.

Como tratar

Aliviar a sensação de formigamento na perna por permanecer em uma mesma posição é fácil. É necessário, simplesmente, mudar de postura, dando movimento à perna para ajudar no reestabelecimento adequado da circulação. Além disso, massagear a perna dormente contribui também para que o desconforto desapareça.

Perna Dormente: Causas e Tratamento - 1. Perna dormente por permancer na mesma posição

2. Perna dormente devido à fratura ou lesão

Normalmente, as pessoas com alguma fratura ou lesão na perna costumam senti-la dormente. Isso é muito comum nessas situações, dado que a extremidade está imobilizada por muito tempo, impedindo a circulação adequada e, além disso, há certa pressão na área por bandagens ou gesso, que também reduzem o fluxo sanguíneo.

Como tratar

Nesses casos, conforme orientação do médico responsável pelo tratamento, recomenda-se o uso de medicamentos, incluindo os corticosteroides, para desinflamar a perna, bem como a pregabalina como um medicamento especial para tratar a inflamação dos nervos envolvidos que estejam causando formigamento e dormência.

Além disso, dispositivos de suporte ortopédico adequados ajudam a reduzir a pressão sobre os nervos e proporcionam um repouso adequado.

3. Perna dormente por conta de diabete

Em determinadas circunstâncias, algumas pessoas diabéticas geralmente desenvolvem danos aos nervos do corpo, particularmente nas mãos, pernas e pés, o que é conhecido como neuropatia diabética. Nesse caso, quando a neuropatia atinge a perna, o paciente começa a sentir endurecimento e formigamento de forma frequente, inclusive com dor.

Nessas situações, necessariamente, o paciente diabético deve procurar seu médico para uma reavaliação detalhada de sua condição clínica e para determinar o tratamento adequando a fim de evitar complicações futuras.

Como tratar

O tratamento nesses casos depende da particularidade de cada paciente. Nesse sentido, o médico irá determinar o tratamento apropriado de acordo com o caso analisado, considerando os possíveis remédios adequados, terapias alternativas e o estabelecimento de uma dieta apropriada para a situação.

Nestes artigos falamos sobre os diferentes tipos de diabetes:

4. Síndrome do túnel do tarso

Essa síndrome está associada à compressão ou lesão de um nervo localizado na parte posterior da perna, que passa pelo tornozelo e pelo pé. É uma condição que comprime o nervo tibial, causando endurecimento, dormência e fraqueza muscular na perna e na sola do pé, justamente ao caminhar, praticar esportes ou ao ficar muito tempo em pé.

Pode surgir como consequência de uma fratura, por alterações biomecânicas no pé, sobrecarga, inchaço nos tornozelos, doenças renais ou artrite reumatoide.

Como tratar

O tratamento para aliviar os males causados pela síndrome do túnel do tarso costumam se basear em anti-inflamatórios para conter a dor no início, e, de acordo com o caso de cada paciente, injeções de corticoesteroides e anestésicos caso os sintomas sejam intensos.

Além disso, tratamentos fisioterapêuticos como terapias manuais, bandagens funcionais, neurodinâmica, alongamentos, etc., também fazem parte da minimização dos sintomas dessa síndrome.

5. Doença arterial periférica também deixa a perna dormente

A doença arterial periférica (DAP) ocorre quando as artérias estreitadas reduzem o fluxo sanguíneo dos braços ou pernas. Nesse sentido, as extremidades, por não possuírem a circulação adequada, tendem a ficar dormentes rapidamente, além de apresentarem dores musculares, fraqueza e cãibras.

Essa doença é sinal de uma acumulação de gordura nas paredes das artérias, o que as torna mais estreitas e, portanto, uma má passagem do sangue. Diante dessa situação, é fundamental buscar um angiologista para determinar com precisão o que está acontecendo, e assim estabelecer o tratamento adequado para evitar complicações futuras.

Como tratar

O tratamento para essa doença inclui necessariamente uma mudança no estilo de vida, com foco na rotina de exercícios e na alimentação saudável. Conforme a condição clínica do paciente será estabelecido o tratamento, que pode se valer do uso de medicamentos, cirurgias e cateterismo, com a intenção de reduzir o risco de um ataque cardíaco, claudicação e dano tecidual grave.

É importante considerar que esta doença não tem cura, porém, tratada a tempo, o paciente melhora e progride gradativamente até obter uma boa qualidade de vida.

6. Perna dormente devido a fibromialgia

A fibromialgia está muito relacionada às dores e à dormência das pernas, gerando esgotamento, dificuldade para dormir e indisposição em geral. Essa condição, segundo pesquisas científicas, se deve a alterações no cérebro que afetam os centros responsáveis por interpretar e identificar a dor.

Normalmente, essa doença costuma aparecer após cirurgias, traumas físicos, psicológicos ou por infecções, e a população feminina entre 30 e 45 anos tem maior probabilidade de desenvolvê-la.

Como tratar

Nos casos de fibromialgia, o tratamento em geral se baseia no uso de analgésicos como o ibuprofeno para o alívio da dor, relaxantes musculares para diminuir a tensão muscular e terapias físicas para restituir e fortalecer as mínimas condições das pernas.

No entanto, a depender da situação patológica da pessoa, o médico também pode recomendar ansiolíticos e antidepressivos para controlar episódios de ansiedade, fadiga e alterações de humor.

Perna Dormente: Causas e Tratamento - 6. Perna dormente devido a fibromialgia

7. Perna dormente por falta de vitaminas

O déficit de vitaminas E, B1, B6 e B12 podem causar danos nos nervos e provocar o formigamento e enrijecimento das penas. Essas vitaminas possuem um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, motivo pelo qual devem estar presentes na dieta, já que o corpo não as produz.

Nesse sentido, uma alimentação deficiente dificilmente proporcionará os nutrientes chave para o desenvolvimento e bem-estar dos órgãos, desencadeando doenças em diversas partes do corpo e, entre elas, sentir as pernas dormentes, com formigamento recorrente e fraqueza muscular.

Como tratar

Necessariamente, é fundamental incluir na dieta alimentos ricos nessas vitaminas ou tomá-las por meio de suplementos vitamínicos, que, em geral, podem ser adquiridos sem receita médica (tanto os suplementos vitamínicos quanto as medicações voltadas para o alívio de dores nas pernas, costas ou braços). No entanto, a avaliação médica é importante para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

8. Perna dormente devido à esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença complexa provocada pelo sistema imunológico, com sintomas variáveis como fadiga, enrijecimento e formigamento nas pernas e, em casos mais sérios, paralisia, perda da visão, entre outros. Essa doença do sistema nervoso central se manifesta progressivamente, afetando partes vitais do corpo para o funcionamento diário, como as pernas. Pesquisas relataram que o vírus Epstein Barr poderia ser a causa dessa patologia.

A esclerose múltipla é uma doença que afeta os nervos do cérebro e da medula espinhal, motivo pelo qual o centro de mensagens do cérebro é alterado, evidenciando a deterioração dos músculos das pernas, principalmente rigidez, dormência e fraqueza. Por isso, diante de qualquer sintoma, é importante ir imediatamente ao médico especialista para determinar o que está acontecendo, conforme resultado de exames e estudos especializados.

Como tratar

O tratamento se baseia na administração de medicamentos específicos para melhorar a mobilidade e a velocidade ao caminhar, bem como para minimizar a fatiga e a depressão que pode se desencadear frente a essa situação.

Igualmente, o uso de relaxantes musculares é a chave para combater a rigidez e o desconforto em todos os músculos das pernas, e as sessões de fisioterapia são fundamentais para fortalecer e dar energia aos músculos.

Agora que você conheceu as 7 principais causas para pernas dormentes, não perca este outro artigo sobre as causas para o formigamento no rosto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perna Dormente: Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Bolaños, I. y col. (2019). Enfermedad arterial periférica en miembros inferiores. Disponível em: <https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-00152019000100084>. Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Medlineplus. (2020). Problemas neurológicos asociados con la diabetes. Disponível em: <Documento en Línea] https://medlineplus.gov/spanish/diabeticnerveproblems.html>. Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Pericot, I y Montalban, X. (2001). Esclerosis múltiple Disponible: Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-integral-63-articulo-esclerosis-multiple-13015299>. Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Lopez-gavito, E. (2014). Síndrome del túnel del tarso. Disponível em: <https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2306-41022014000300010>. Acesso em 28 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Perna Dormente: Causas e Tratamento