Partilhar

Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos

 
Por Redação ONSalus. 27 novembro 2020
Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos

As relações sexuais deveriam provocar prazer e não incômodo. É importante que você saiba que as palavras sexo e dor não deveriam estar na mesma frase. Se só sentiu a dor nas pernas uma vez, não precisa se preocupar, mas se é algo que você sofre frequentemente, é importante avaliar os motivos do porquê isso ocorre e tentar encontrar uma solução.

Algumas das possibilidades são uma nutrição inadequada, transtornos vasculares ou a compressão de nervos. Te convidamos a encontrar as respostas que está procurando neste artigo do ONsalus, que explica a causa da dor nas pernas após relação e o que pode ser feito.

Compressão nervosa

Se está se perguntando porque tem dor nas pernas depois das relações sexuais, pode ser que isto ocorra devido a uma compressão nervosa. Os nervos que trazem e levam informações às pernas são estruturas muito delicadas. Se estes forem afetados durante a relação sexual, você poderá notar alguns dos seguintes sintomas:

  • Formigamento nas pernas;
  • Dormência;
  • Dor nas pernas;
  • Fisgadas.

As estruturas nervosas podem ser comprimidas em diferentes situações, como:

  • Transtornos na coluna lombar: uma posição sexual na qual as costas fiquem apoiadas de forma inadequada pode causar dor lombar depois de ter relações sexuais e causar incômodos como dor lombar ou ciática.
  • Sobrepeso (meralgia parestésica): este problema causa dor nas coxas e pode ser agravado nas relações sexuais, assim como no uso de roupas justas ou durante a gravidez.
  • Posição sexual inadequada: manter as pernas flexionadas por muito tempo, esticadas ou levantadas em posições que você não costuma ficar, pode te causar bastante desconforto após uma relação sexual.

Devido aos hormônios, talvez não tenha notado o esforço ou a dor durante o ato sexual, mas se você não tem muita flexibilidade, é possível que a dor nas pernas seja sentida mais tarde.

Tratamento

Uma compressão nervosa por causa da posição costuma se aliviar sozinha em pouco tempo. Você pode ajudar com a recuperação fazendo massagens suaves e tentando ficar em posturas mais confortáveis.

Se o incômodo for permanente, você pode ir a uma unidade de saúde. Lá te avaliarão, farão os exames necessários e te indicarão o que for mais adequado para seu caso. Os tratamentos podem variar entre analgésicos, corticoides ou suplementos e vitaminas.

Por outro lado, para prevenir estes incômodos, é conveniente exercitar sua flexibilidade. Uma prática muito recomendável é o ioga. Você também pode optar por nadar ou até mesmo caminhar, mas após fazer isso deve se alongar. Para isso, te recomendamos ver este artigo: Exercícios para ganhar flexibilidade nas pernas.

Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos - Compressão nervosa

Esforço fora do comum

Se sua condição física não é das melhores, pode ser que manter seu peso sobre suas pernas ou o peso da sua parceira(o) seja um esforço ao qual esteja pouco acostumado. É possível que sinta incômodos imediatamente após uma relação sexual ou também podem aparecer incômodos um ou dois dias depois. Se este for o seu caso, é normal ter cãibras após as relações.

No entanto, se a dor começou de forma muito brusca durante um esforço e a intensidade da dor é persistente, é possível que algum músculo tenho sofrido uma pequena lesão. A dor muscular após ter relações deve ser tratada.

Tratamento

A princípio, é conveniente relaxar a região dolorida e, se possível, alongá-la. Se notar contrações nos músculos, você pode aplicar compressas mornas.

Mas se a dor foi muito abrupta e esteja suspeitando se tratar de uma lesão ou ruptura muscular pode:

  • Colocar gelo na região.
  • Não fazer esforços.
  • Consultar um profissional.
  • Tomar um analgésico, caso não tenha doenças que contraindiquem seu uso.

Neste caso, você também deve tentar melhorar sua condição física para que estes incômodos não voltem a acontecer.

Alimentação inadequada

Uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode fazer com que seu organismo não esteja nutrido adequadamente. A falta de magnésio, potássio e vitaminas (como a vitamina D) podem fazer com que apareçam cãibras após fazer esforços ou devido à tensão sentida em uma relação sexual.

Se você sofre de doenças crônicas (como a diabetes) é muito possível que esta seja a causa da dor nas pernas após relação. A maioria das doenças crônicas também estão relacionadas com hábitos alimentares, de movimento e descanso pouco saudáveis.

Tratamento

Mudar seus hábitos deve ser o principal objetivo para solucionar a dor nas relações. A seguir, algumas recomendações:

  • Alimente-se de forma natural e saudável.
  • Evite os alimentos processados e os exageros.
  • Descanse durante a noite e não fique acordado até tarde.
  • Faça exercícios adequados com sua condição física.

Estas são algumas das mudanças que pouco a pouco te trarão grandes benefícios, te fazendo sentir melhor e ter uma vida sexual mais prazerosa.

Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos - Alimentação inadequada

Transtornos vasculares

As artérias e veias das pernas são as mais distantes do sistema circulatório. É por isso que normalmente podem ser afetadas pelas seguintes consequências:

  • Hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo.
  • Doenças como a diabetes.
  • Má circulação, causando as varizes.

Todos os problemas que afetam a circulação nas pernas podem causar dor. As vezes este tipo de problema nos nervos é bem mais silencioso, sendo este mais grave.

Estes transtornos vasculares, além da dor nas pernas depois de ter relações, também causam outros problemas como:

  • Cãibras nas pernas.
  • Impossibilidade de mover as pernas.
  • Sensação de peso ou cansaço.
  • Aparecimento de veias visíveis.
  • Pernas inchadas.
  • Mudanças de temperatura na pele.

Tratamento

A troca de hábitos também é fundamental quando aparecem transtornos vasculares, já que a maioria deles são consequência de uma má alimentação, ficar muito tempo de pé ou o consumo de substâncias nocivas.

Se você está sentindo muitos incômodos, é conveniente recorrer a um profissional, já que será ele quem poderá diagnosticar se existe um problema crônico e te ajudar a resolvê-lo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Kim K, Isu T, Emoto N, Kokubo R, Morimoto D, Iwamoto N, Kobayashi S, Morita A. [Prospective Study of the Causes of Limb Numbness in Patients with Diabetes]. No Shinkei Geka. 2016 Apr;44(4):297-303. Japanese. doi: 10.11477/mf.1436203277. PMID: 27056870.
  • Grabovac I, Dorner TE. Association between low back pain and various everyday performances : Activities of daily living, ability to work and sexual function. Wien Klin Wochenschr. 2019 Nov;131(21-22):541-549. doi: 10.1007/s00508-019-01542-7. Epub 2019 Sep 6. PMID: 31493101; PMCID: PMC6851039.
  • La J, Roberts NH, Yafi FA. Diet and Men's Sexual Health. Sex Med Rev. 2018 Jan;6(1):54-68. doi: 10.1016/j.sxmr.2017.07.004. Epub 2017 Aug 1. PMID: 28778698.
  • Wang R, Chen C, Liu W, Zhou T, Xun P, He K, Chen P. The effect of magnesium supplementation on muscle fitness: a meta-analysis and systematic review. Magnes Res. 2017 Nov 1;30(4):120-132. doi: 10.1684/mrh.2018.0430. PMID: 29637897.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos
1 de 3
Dor nas pernas após relação sexual: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página