Inflamação intestinal

Por que minha barriga incha quando como?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 25 agosto 2023
Por que minha barriga incha quando como?

Com tudo que você come a barriga incha? Em algum momento, você provavelmente já sentiu seu estômago inchar quando comeu, uma sensação bastante desconfortável que afeta significativamente suas atividades diárias. Esse desconforto está geralmente ligado à má digestão, à constipação, à retenção de líquidos ou a uma certa intolerância alimentar, causando acúmulo de gases, inchaço, dor abdominal, entre outros sintomas.

Em geral, essa situação não é grave se ocorrer esporadicamente; no entanto, se aparecer com frequência e causar desconforto grave, é uma questão de cuidado que merece um check-up médico imediato, pois pode ser uma doença mais séria que requer tratamento específico e rigoroso. Se você quer saber por que sua barriga incha quando você come, este artigo do ONsalus é para você, continue lendo e descubra as principais causas desse desconforto e o que fazer para tratá-lo.

Índice

  1. Gases
  2. Intolerância alimentar
  3. Retenção de fluidos
  4. Prisão de ventre
  5. Meteorismo
  6. Cólon irritável
  7. Gastroparesia
  8. Crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado
  9. Como tratar o inchaço abdominal
  10. Como evitar que a barriga fique inchada depois de uma refeição
  11. Quando consultar um médico em caso de inchaço da barriga
Ver mais >>

Gases

Os gases geralmente se acumulam no trato digestivo quando os alimentos não são digeridos adequadamente devido à ingestão e à mastigação muito rápidas, à ingestão de muito líquido, à deglutição de ar a cada bocado ou a uma dieta rica em carboidratos, laticínios e gordura. Isso faz com que o gás fique preso entre o intestino e o cólon e não se mova adequadamente, causando peso, inchaço e desconforto estomacal.

Por que minha barriga incha quando como? - Gases

Intolerância alimentar

Certos alimentos que contêm glúten ou lactose podem ser prejudiciais para algumas pessoas, justamente porque seu organismo não os digere e assimila adequadamente, desenvolvendo uma intolerância muito acentuada a esse tipo de proteína ou açúcar, respectivamente.

Como resultado, como esses alimentos não são metabolizados e absorvidos adequadamente no intestino delgado, começam a surgir desconfortos estomacais, incluindo inchaço ou distensão abdominal.

Neste outro artigo explicamos as causas e o que fazer se você tem a barriga dura e inchada.

Retenção de fluidos

Às vezes, o corpo não elimina adequadamente o excesso de fluidos e toxinas após comer, fazendo com que a barriga inche ou se distenda, especialmente a parte inferior da barriga. Isso geralmente se deve a uma dieta rica em sódio ou a desequilíbrios hormonais. Geralmente não é grave, mas quando há também inchaço nas pernas, ganho de peso e fadiga, é essencial consultar um médico para um exame detalhado do caso clínico, pois pode estar ligado a doenças mais complexas.

Confira as dicas a seguir para evitar a retenção de líquidos.

Prisão de ventre

A dificuldade de evacuar com frequência é uma situação muito delicada que pode levar a problemas graves. A constipação crônica, especificamente quando você defeca menos de três vezes por semana, causa desconforto, inclusive inchaço e dor de barriga.

Eventualmente, você pode sofrer de constipação como resultado de uma dieta pobre em fibras e sentir-se inchado imediatamente após comer. No entanto, quando ela ocorre continuamente, pode estar associada a problemas no cólon, obstrução intestinal, fissura anal ou câncer retal. E por isso, a prisão de ventre é uma das causas que explicam por que sua barriga incha quando come.

Não deixe de consumir os seguintes alimentos para evitar a constipação.

Meteorismo

Ela está ligada à presença excessiva de gases no intestino, como resultado da hipersensibilidade desse órgão. Há vários motivos que podem causar flatulência e distensão estomacal, incluindo o consumo de legumes, tratamentos com antibióticos que alteram a flora intestinal, má absorção intestinal ou alergias alimentares.

Cólon irritável

É uma doença gastrointestinal relacionada a alterações na motilidade ou movimento e sensibilidade dos intestinos. Geralmente, há vários motivos para essa patologia, como contrações intestinais anormais, ingestão de alimentos com alto teor calórico ou de gordura, estresse ou ingestão prolongada de determinados medicamentos. Todos esses fatores podem levar a um acúmulo de gases na área do estômago e, como resultado, causar inchaço. É muito comum ter essa condição quando você faz uma refeição pesada, especialmente antes de dormir.

Por que minha barriga incha quando como? - Cólon irritável

Gastroparesia

É uma doença que afeta os músculos do estômago, fazendo com que sua mobilidade se altere, ou seja, fique mais lenta, retardando o processo de digestão e esvaziamento gástrico. Nesse sentido, a pessoa com essa patologia tende a se encher rapidamente durante as refeições e a se sentir inchada.

Crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado

Isso ocorre quando as bactérias do cólon transbordam para o intestino delgado, causando um crescimento excessivo de bactérias, perturbando o equilíbrio e a absorção do sistema digestivo. É por isso que, às vezes, você pode sentir a barriga inchada quando come ou quando está em repouso.

Como tratar o inchaço abdominal

Normalmente, o inchaço da barriga depois de comer pode ser tratado em casa sem maiores complicações, começando com uma mudança na dieta e no estilo de vida e com o uso de alguns medicamentos específicos de venda livre. Entretanto, em circunstâncias complexas, quando o inchaço persiste, piora e surgem desconfortos adicionais, é necessário consultar um médico o mais rápido possível para uma avaliação detalhada, diagnóstico e tratamento específico. De modo geral, a barriga inchada pode ser aliviada com:

Tratamento caseiro

  • É essencial fazer mudanças na ingestão de alimentos, evitando alimentos que geram gases, como lentilhas, feijões, repolho, brotos, laticínios e alimentos ricos em gordura.
  • Recomenda-se também a prática frequente de exercícios para regular o trânsito intestinal.
  • Algumas infusões naturais ajudam a reduzir o inchaço estomacal, como gengibre, camomila, erva-doce e anis-estrelado. Elas são facilmente preparadas adicionando-se um pouco de qualquer uma delas a uma xícara de água quente.
  • Massagear o estômago da direita para a esquerda também ajuda a liberar o ar preso.

Tratamento médico

  • Antiácidos, laxantes ou medicamentos específicos para tratar distúrbios gastrointestinais podem ser recomendados por um especialista, especialmente se o desconforto for recorrente.
  • Diuréticos também podem ser prescritos pelo médico assistente para eliminar os fluidos que estão causando o inchaço, justamente quando a dieta com baixo teor de sódio não funciona.
  • Nos casos em que o inchaço se deve ao intestino irritável ou à intolerância alimentar, como ao glúten ou à lactose, o médico assistente prescreverá medicamentos específicos para aliviar esse desconforto.

Como evitar que a barriga fique inchada depois de uma refeição

O inchaço da barriga pode ser evitado uma forma simples, tendo em conta o seguinte:

  • Beber água regularmente.
  • Comer devagar e em quantidades moderadas.
  • Não mastigar chiclete.
  • Evitar bebidas gaseificadas.
  • Não fumar nem beber álcool.
  • Evitar grandes refeições antes de se deitar, pois a digestão é mais lenta e provoca sensação de peso no estômago.

Quando consultar um médico em caso de inchaço da barriga

O inchaço do estômago não é, normalmente, um problema grave e é aliviado rápida e facilmente, mas em certas circunstâncias, no entanto, deve estar alerta e consultar imediatamente um médico se o inchaço abdominal for progressivo e não melhorar com uma boa noite de descanso. Também se o desconforto se tornar mais grave ou for acompanhado de outros sintomas, como febre, cólicas abdominais, vômitos, diarreia ou perda de apetite.

Uma avaliação detalhada do caso é essencial para determinar o que está a acontecer e para determinar o tratamento adequado para evitar complicações.

Se você se pergunta o que fazer se tudo que você come a barriga incha, agora conheceu os principais motivos para isso. Não perca nosso artigo sobre barriga pulsando perto do umbigo - causas e soluções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha barriga incha quando como?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Bosch, A. (2006). Flatulencia. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-flatulencia-13090875
  • García, E. y col. (2019). Distensión abdominal. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/revmed/md-2018/md182s.pdf
  • Puentes, J. (2017). Distensión abdominal: Un enfoque fisiopatológico. Disponível em:/RAPD%20Online%202017%20V40%20N6%2003%20(2).pdf
  • Manual MSD. (2022). Trastorno relacionados con gases. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-gastrointestinales/s%C3%ADntomas-de-los-trastornos-gastrointestinales/trastornos-relacionados-con-gases
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que minha barriga incha quando como?