Doenças da vagina

É normal ter corrimento vaginal todos os dias?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 15 agosto 2023
É normal ter corrimento vaginal todos os dias?

Para as mulheres, a secreção vaginal faz parte da vida cotidiana e pode ser mais ou menos abundante dependendo da época do mês. A quantidade de secreção vaginal pode variar de uma mulher para outra, havendo algumas que o têm todos os dias e outras que o têm com menos frequência.

O corrimento vaginal é uma razão frequente para consultar um ginecologista devido a alterações na quantidade, odor, aspeto, cor, espessura ou fluidez. Estes factores ajudam a determinar em que período do mês a mulher se encontra ou se existe a possibilidade de um processo infecioso.

Convidamo-la a continuar a ler este artigo, no qual explicamos se é normal ter corrimento vaginal todos os dias e quando é que se deve preocupar com ele e ir ao ginecologista.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a irritação vaginal

Índice

  1. O que é a secreção vaginal?
  2. Qual é a quantidade de secreção considerada normal para uma mulher?
  3. É normal ter corrimento vaginal todos os dias?
  4. Quando preocupar-se com o fluxo vaginal

O que é a secreção vaginal?

O corrimento vaginal ou secreção vaginal tem origem nas glândulas que se encontram no interior da vagina e do colo do útero. Estas glândulas são responsáveis pela produção diária de pequenas quantidades de líquido, que elimina as células mortas que revestem a vagina.

A secreção vaginal é uma forma natural do corpo manter a vagina saudável e limpa.

Qual é a quantidade de secreção considerada normal para uma mulher?

Em geral, as mulheres produzem entre 1 e 3 ml de secreção vaginal em 24 horas. Esta quantidade pode variar de dia para dia e pode ser afetada por diferentes fatores, como a ovulação, que ocorre quando um óvulo é liberado de um dos ovários, ou os contraceptivos hormonais utilizados. Além disso, a quantidade de secreção pode mudar se o equilíbrio normal de bactérias saudáveis na vagina for perturbado.

O equilíbrio da vagina pode ser perturbado pelas seguintes causas

  • Duchas higiênicas
  • Spray de higiene feminina.
  • Alguns sabonetes ou banhos de espuma
  • Antibióticos
  • Diabete
  • Gravidez
  • Infecções

É normal ter corrimento vaginal todos os dias?

A secreção vaginal da mulher é normal todos os dias, mas deve ser transparente ou leitoso e pode ter um odor muito subtil que não é desagradável. É importante notar que o corrimento vaginal muda ao longo do ciclo menstrual da mulher. Estas alterações estão associadas à ovulação e são evidentes tanto na cor como na espessura do corrimento.

A quantidade de corrimento é algo que pode variar de mulher para mulher. É importante ter em conta o método contraceptivo utilizado, pois alguns contraceptivos, como os hormonais, podem provocar secura vaginal. Além disso, deve ter-se em conta a fase de fertilidade da mulher, ou seja, se está nos seus anos férteis ou se está a entrar na menopausa.

O corrimento vaginal indica quando a mulher está nos seus dias férteis e pode ser mais intenso nesses dias. Por outro lado, um aumento da sua quantidade acompanhado de outros sintomas, como um odor desagradável, comichão, irritação ou dor vaginal, pode indicar a existência de uma doença associada, devendo ser consultado um ginecologista para confirmar o diagnóstico.

Neste artigo respondemos: por que sinto minha vagina latejando?

Quando preocupar-se com o fluxo vaginal

O aspecto da secreção pode variar em termos de consistência e cor. Pode ser transparente, mas também pode ter um aspeto leitoso, ora pode ser aguado, ora a sua consistência é viscosa, semelhante à clara de ovo.

Quando se torna pastoso ou mais espesso, é sinal de que a menstruação se aproxima, o que é normal e acontece porque a menstruação está sob a influência do estrogênio.

Algumas alterações no corrimento podem indicar um problema, como o aumento da quantidade de secreção, conhecido como leucorreia, que pode estar relacionado com a concentração de hormônios no organismo.

As alterações da cor, do odor ou da textura do corrimento podem causar irritação, comichão ou ardor em volta da vagina.

Nos casos em que o corrimento vaginal é espesso, provoca coceira, tem uma cor diferente da habitual e um cheiro forte, é uma indicação de que algo se passa e pode ser um sinal de aviso de uma infeção vaginal. É o momento de ir ao ginecologista, que, após exame e estudo citológico, determinará se existe um processo infecioso a tratar.

Agora que você sabe o aspecto que se considera normal o corrimento vaginal todos os dias, não perca este outro artigo: vagina branca, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal ter corrimento vaginal todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Bojanini, J., & Fernando, J. (2002). Hábitos higiénicos y flujo vaginal recurrente en adolescentes. Revista Sogia, 9(1), 7-14.
  • Soihet, S. (1986). El flujo vaginal: en la consulta ginecológica. Ginecol. & obstet, 56-60.
  • Vidal Borras, E., & Ugarte Rodríguez, C. J. (2010). Síndrome de flujo vaginal. Revista Cubana de Obstetricia y Ginecología, 36(4), 594-602.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É normal ter corrimento vaginal todos os dias?