Doenças da vagina

Por que sinto minha vagina latejando

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 25 julho 2022
Por que sinto minha vagina latejando

Sua região íntima é uma das mais sensíveis do corpo. É uma convergência do sistema nervoso, hormonal, aparelho genital, seus desejos e pensamentos. É por isso que os motivos pelos quais sentir a região latejar são bastante variados. Desde mudanças hormonais até infecções, passando por transtornos nervosos ou maior excitação sexual.

Neste artigo do ONsalus, te convidamos para descobrir por que você sente a vagina latejando e o que fazer em cada um dos casos.

Índice

  1. Mudanças hormonais
  2. Infecções
  3. Dermatite
  4. Problemas de origem nervosa
  5. Compressão nervosa
  6. Excitação sexual

Mudanças hormonais

Quando são sentidas mudanças na secreção dos hormônios, podem aparecer uma grande variedade de sintomas, entre os quais está a vagina latejando ou apenas na parte inferior do abdômen. Também podem aparecer:

  • Alterações na menstruação.
  • Incômodo nas mamas.
  • Dor ou desconforto na parte inferior do abdômen.
  • Mudanças de humor.
  • Mais calor no corpo.
  • Acnes.

Estas mudanças podem ser sentidas durante a adolescência, antes da menstruação, durante a gravidez ou na menopausa. É importante determinar natureza dos sintomas, já que a forma de proceder é diferente para cada um dos casos.

Primeiras menstruações

Se você está na adolescência e seu corpo está mudando, é importante saber como isto acontece, a fim de conhecer a si mesma e seu corpo. Falar com sua médica ou médico ou uma pessoa mais velha de confiança pode te ajudar a resolver suas dúvidas e evitar preocupações. É uma fase normal da vida de quem ainda tem muito para viver e aproveitar.

Gravidez

Durante a gravidez, também é possível sentir muitas mudanças. Pode haver escurecimento da pele na região genital, maior ou menor excitação sexual, mudanças nas mamas, etc. É importante se consultar regularmente e confirmar que os sintomas não correspondem com os de uma infecção.

Alterações menstruais

Se você faz parte das mulheres que sofrem sintomas desagradáveis antes ou durante a menstruação, permita-me te dizer que você pode se sentir muito melhor. Para conseguir isso, deve encontrar a causa do desequilíbrio que sofre. Para isso, é essencial avaliar sua digestão e seus hábitos, já que costumam ser o que mais influencia em seu organismo.

Menopausa

Na menopausa, seu corpo está sentindo uma grande variação hormonal. Em alguns momentos, será com níveis mais baixos, onde pode sentir ressecamento vaginal, mas também podem haver picos de maior quantidade de hormônios, onde aparecerão os calores ou latejar na região íntima.

Passar estas mudanças com aceitação é fundamental para que os sintomas sejam mais suaves. A ansiedade e o nervosismo costumam lutar contra você, já que intensificam as sensações desagradáveis e sua percepção sobre elas costuma piorar.

Uma forma útil de conseguir se acalmar é através de uma terapia cognitiva de consciência plena, também conhecida como mindfulness ou, simplesmente, prestar atenção ao que está acontecendo neste momento, evitando preocupações desnecessárias.

Infecções

Tanto as infecções nos genitais femininos quanto no sistema urinário podem fazer com que você sinta um latejar em sua parte íntima.

Infecções genitais

Se você sofre de vaginite ou vulvite pode sentir ardência, dor, inflamação, sensação de dormência, fisgadas ou palpitações nos genitais. Também pode haver uma secreção e mal-estar geral.

As causas mais comuns podem ser gonorreia, tricomoníase, candidíase, clamídia, entre outras. É importante saber que a exceção da candidíase, estas costumam ser transmitidas por via genital durante as relações sexuais sem proteção.

É por isso que se você sofre um problema deste tipo, é importante descartar outras doenças como o HIV, hepatite ou sífilis.

O que fazer?

O tratamento se você sentir a vagina latejando e for por este motivo costuma consistir em antimicrobianos (antibióticos ou antimicóticos) que podem ser administrados via oral ou podem ser aplicados diretamente na área afetada, isto depende de cada caso em específico.

Tenha em conta que assim como contraiu a infecção, pode propagá-la, então, é importante que até que o, ou a, profissional te indique, não tenha relações sexuais.

Infecções urinárias

As doenças infecciosas do trato urinário costumam ser realmente incômodas. Quando a uretra, a bexiga ou a via que chega aos rins é infectada por microrganismos, como o estafilococo por exemplo, ocorre uma inflamação que gera sintomas como:

  • Ardência ao urinar.
  • Dor na região genital, parte baixa da barriga, abdômen e costas.
  • Latejar na zona íntima.
  • Urinar pouca quantidade.
  • Vontade de urinar quase permanentemente.
  • Sensação de não ter terminado de urinar.
  • Sangramento leve.
  • Urina com odor e mais turva.

Isto pode ocorrer por tomar pouco líquido, segurar a vontade de urinar, defecar ou soltar gases, e costuma ser mais frequente em pessoas com imunidade baixa, como quem sofre de diabetes, por exemplo.

O que fazer?

É importante tomar bastante líquido, alimentar-se da forma mais saudável possível e consultar um centro médico para que possam determinar a origem dos seus sintomas. Pode ser necessário fazer um tratamento com anti-inflamatórios e antibióticos.

Dermatite

A inflamação da pele na zona genital pode causar sintomas como dor, ardência, coceira, latejar, entre outros. Pode ser devido ao uso de produtos de higiene, preservativos de látex ou roupa íntima sintética.

Se você tem uma pele sensível, é provável que esta seja a causa, especialmente, se notar certa irritação ou lesões como erupções cutâneas.

O que fazer?

É importante saber o que foi que causou a inflamação para assim evitar o contato com a substância irritante.

Às vezes, isso basta, mas em outros caos, é necessário recorrer a cremes anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou remédios naturais como a calêndula, a camomila ou o mel.

Problemas de origem nervosa

As sensações do aparelho genital são transmitidas através do sistema nervoso, é por isso que alguns problemas nessa transmissão podem causar este tipo de sintomas. A sensação da vagina latejando pode ser causada por exemplo, por:

Diabetes

Nesta doença, os nervos sofrem várias alterações, podendo diminuir a sensibilidade assim como causar sensações incomuns, como o latejar, formigamentos ou fisgadas. Isto pode ocorrer em diferentes partes do corpo, inclusive as partes íntimas.

Esclerose múltipla

Não é dos sintomas mais comuns, mas as alterações na sensibilidade da pele da região genital é uma possibilidade dentro da grande variedade dos incômodos que podem aparecer nesta doença.

Compressão nervosa

Um caso particular de problemas nervosos é a compressão dos nervos pudendos. Estes são os responsáveis por levar e trazer as sensação na região íntima e parte superior das coxas.

Uma forma muito comum de sofrer compressão destes nervos é adotando más posturas. Na verdade, um caso muito frequente é a compressão ao pedalar em bicicletas com assentos não ergonômicos.

Entre os sintomas que podem aparecer, estão:

  • Dor, ardência e pontadas na região íntima, lombar ou parte de cima das coxas.
  • Adormecimento, sensação de entorpecimento.
  • Formigamento.
  • Latejar.

Entre as medidas que costumam ser sugeridas para seu tratamento, estão:

  • Adotar boas posturas.
  • Utilizar selins ergonômicos.
  • Praticar alongamento de modo suave.
  • Fazer sessões de fisioterapia.
  • Podem ser indicados temporariamente analgésicos ou anti-inflamatórios.

Excitação sexual

É normal sentir batimentos na região íntima se você sente uma excitação sexual. Diante dos estímulos locais ou também psicológicos, aumenta a circulação sanguínea na região genital. Você pode notar como esta área fica levemente inchada, adota um tom mais avermelhado, fica umedecida, latejando ou aparecem sensações como o formigamento.

Quando estes sintomas se tornam constantes, sem ter relação com estímulos e não se deseja ter relações sexuais, estamos falando de um problema conhecido como transtorno de excitação sexual persistente. Neste caso, a sensação pode durar horas ou até mesmo dias. Às vezes, pode passar ao ter relações ou praticar a masturbação, mas como não costuma ter relação com o desejo sexual, pode se tratar de práticas que não provocam satisfação e assim você segue com a vagina latejando.

O que fazer?

É muito recomendado, neste caso, a terapia cognitiva de consciência plena. Trata-se de entender que é uma sensação corporal passageira e aceitá-la, muitas vezes, isto costuma ser suficiente para que os músculos relaxem e a sensação passe.

Se, do contrário, sentir estresse ou ansiedade, os sintomas podem piorar ou durarem mais tempo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto minha vagina latejando, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Persistent Genital Arousal Disorder: A Review of Its Conceptualizations, Potential Origins, Impact, and Treatment.
  • Jackowich RA, Pink L, Gordon A, Pukall CF.Sex Med Rev. 2016 Oct;4(4):329-42. doi: 10.1016/j.sxmr.2016.06.003. Epub 2016 Jul 25.
  • Can pharmacotherapy help persistent genital arousal disorder?Kruger THC.Expert Opin Pharmacother. 2018 Oct;19(15):1705-1709. doi: 10.1080/14656566.2018.1525359. Epub 2018 Sep 21.PMID: 30220233
  • Shallcross, R., Dickson, J. M., Nunns, D., Taylor, K., & Kiemle, G. (2019). Women’s experiences of vulvodynia: an interpretative phenomenological analysis of the journey toward diagnosis. Archives of sexual behavior, 48(3), 961-974.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que sinto minha vagina latejando