Partilhar

Candidíase atrasa menstruação?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 20 setembro 2018
Candidíase atrasa menstruação?

A candidíase vaginal é uma infecção de origem fúngica que pode provocar um atraso na menstruação devido aos desequilíbrios hormonais que podem surgir no corpo da mulher. Quando a menstruação não chega no dia esperado e, além disso, se sofre deste tipo de infecção vaginal, é comum pensar que esta condição é responsável pelo atraso. Para encontrar a resposta adequada para este atraso menstrual, primeiro é importante prestar atenção aos sintomas que se apresentam e, segundo, avaliar se o atraso menstrual ser provocado por uma gravidez ou outra causa, já que podem ser muito variadas. Neste artigo do ONsalus, explicamos quais são os sintomas de fungos vaginais, indicamos como devem ser tratados e respondemos à pergunta: Candidíase atrasa menstruação?

Também lhe pode interessar: Remédios naturais para a candidíase vaginal

A candidíase afeta o ciclo menstrual e atrasa a menstruação?

Antes de responder à questão se a candidíase atrasa menstruação, é importante conhecer os sintomas desta infecção vaginal para ter a certeza de que é esse o problema, devendo assim iniciar um tratamento adequado para a sua cura. Quando o fungo Candida Albicans prolifera de forma desmesurada na vagina, provoca os seguintes sintomas:

  • Corrimento vaginal abundante espesso (aparência semelhante a requeijão) de cor esbranquiçada.
  • Coceira na vagina.
  • Picadas e queimação vulgar ou vaginal.
  • Vermelhidão e inflamação da vulva.
  • Sensibilidade nos grandes lábios.
  • Desconforto ao urinar.
  • Desconforto durante as relações sexuais.

Estes sintomas indicam a possível presença de candidíase vaginal e, assim como afirmam os ginecologistas, este tipo de infecções vaginais pode atrasar a menstruação, uma vez que afetam negativamente os ciclos hormonais da mulher. O fungo Candida pode atrair os hormônios progesterona e estrogênio, os quais são responsáveis por regular o processo de ovulação e determinar em que momento ocorrerá a menstruação. Assim sendo, podemos dizer que a candidíase pode atrasar a menstruação, embora este atraso possa ser de um ou dois dias se a infecção vaginal existente for tratada adequadamente. No entanto, se as infecções vaginais não receberem tratamento e se se produzirem de forma recorrente ou forem muito severas, podem chegar a originar atrasos menstruais mais prolongados e inclusivamente amenorreia (ausência de menstruação durante 3 ou mais ciclos consecutivos).

Candidíase atrasa menstruação? - A candidíase afeta o ciclo menstrual e atrasa a menstruação?

Pomada para candidíase atrasa a menstruação?

Se você sofre de candidíase vaginal, é essencial iniciar um tratamento farmacológico à base de medicamentos antifúngicos quedevem ser receitados por um médico ou ginecologista. Estes medicamentos estão disponíveis em vários formatos como cremes, comprimidos ou óvulos vaginais. Normalmente, se recomenda a inserção de óvulos vaginais ou pomadas que eliminam o fungo responsável pela infecção. Estes óvulos vaginais são semelhantes aos supositórios e devem ser inseridos na vagina da seguinte forma:

  1. Lave as mãos utilizando um sabão antibacteriano.
  2. Procure se deitar na cama, flexionando os joelhos e mantendo as pernas um pouco afastadas.
  3. Retire do invólucro e introduza o óvulo na vagina empurrando-o para o interior pouco a pouco com os dedos.
  4. Lave as mãos ao finalizar.
  5. Prefira introduzir o óvulo na vagina antes de dormir para obter uma melhor eficácia.

Outra das perguntas frequentes entre mulheres que têm candidíase e menstruação atrasada é se o uso destes óvulos e pomadas vaginais pode atrasar a menstruação. Em princípio, este fármaco não interfere nos ciclos menstruais nem provoca alterações significativas na menstruação. Caso isso aconteça depois do seu uso, é importante consultar um ginecologista para saber se o medicamento pode ser responsável pelo atraso. Se for esse o caso o especialista indicará novamente que tratamento você deve seguir a partir desse momento para curar a candidíase vaginal e regular o seu ciclo.

Menstruação atrasada: outras causas

Embora seja comum pensar que esta infecção pode ser a causa da menstruação atrasada, também é importante ter em conta que esse atraso pode ser uma consequência de muitos outros fatores ou condições. Assim sendo, devemos conhecer todas as possíveis causas do atraso da menstruação e avaliar se pode estar sendo provocado por outros motivos.

Essas são as causas mais comuns que podem estar provocando o atraso menstrual:

  • Gravidez
  • Estresse e/ou ansiedade
  • Erros de cálculo por ter ciclos menstruais irregulares
  • Alterações bruscas ou repentinas do peso corporal
  • Desequilíbrios hormonais
  • Consumo de alguns medicamentos, como antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, corticoides ou os que se administram durante a quimioterapia
  • Interrupção da toma das pílulas anticoncepcionais
  • Obesidade
  • Algum transtorno alimentar
  • Quistos nos ovários
  • Atividade física excessiva
  • Problemas de tiroide

Se você já descartou a possibilidade de estar grávida, é fundamental programar uma visita ao ginecologista perante um atraso menstrual para fazer os exames apropriados para identificar a causa exata do seu problema.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Candidíase atrasa menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Candidíase atrasa menstruação?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia Lemos
A candidiase altera o fluxo menstrual? Obrigada!

Candidíase atrasa menstruação?
1 de 2
Candidíase atrasa menstruação?

Voltar ao topo da página