Partilhar

Alimentos que combatem a candidíase

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 10 maio 2018
Alimentos que combatem a candidíase

A candida albicans é uma levadura que se encontra na boca, no tubo digestivo, nos intestinos, na pele e nos genitais em pequenas quantidades e de maneira inofensiva. Contudo, quando existe uma alteração no nosso ritmo de vida, quer seja por ingestão de antibióticos, por uma dieta desequilibrada, por mudanças de humor ou aumento de estresse, a quantidade do fungo candida no nosso organismo pode aumentar ao ponto de provocar a infecção fúngica mais comum: a candidíase, doença que acomete mais as mulheres do que os homens.

A candidíase provoca sintomas muito incômodos como corrimento branco com aspecto semelhante a requeijão, prurido, dor ao urinar, ardência nos genitais, dor durante a relação e vermelhidão. Tratar essa infecção é muito importante para deter a proliferação do fungo para outras partes do corpo. Embora o tratamento seja feito com cremes antifúngicos que matam a cândida albicans, também podemos ajudar o corpo a se livrar da infecção através de alimentos que combatem a candidíase.

Também lhe pode interessar: Remédios naturais para a candidíase vaginal

Alho para candidíase

O alho oferece muitos benefícios para a saúde, mas as suas propriedades antibacterianas e antifúngicas são ideais para combater muitas infecções por leveduras como a candidíase. Esse benefício do alho se deve ao seu conteúdo e alicina, uma substância que impede a proliferação de fungos e bactérias, exercendo uma função muito potente na tarefa de eliminar a cândida albicans. A vantagem do alho é que, ao contrário dos antibióticos, mata as bactérias más sem afetar as bactérias boas e, por isso, não altera a flora bacteriana.

A melhor forma de beneficiar das propriedades antifúngicas do alho consiste em comer um dente de alho cru em jejum. Você pode mascá-lo, tomar com água como um comprimido ou amassá-lo e comê-lo rapidamente, o importante é não misturar com outros alimentos para que o aparelho digestivo aproveite melhor o conteúdo do alho e absorva bem as suas propriedades, já que passou 8 horas sem receber nenhum tipo de comida.

Os ácidos graxos do óleo de coco

Muito se fala sobre os benefícios do óleo de coco, que é bom para o cabelo, que hidrata a pele e que até ajuda a prevenir as doenças do sistema cardiovascular. No entanto, você sabia que o óleo de coco é um dos melhores alimentos para combater a candidíase? O óleo de coco oferece um alto teor de ácidos graxos como o ácido cáprico, que possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas que ajudam a eliminar a candidíase de forma progressiva.

O ácido cáprico atua no organismo impedindo a proliferação do fungo, furando as paredes celulares da levedura e fazendo com que ela morra. Este ácido é o mesmo que o leite materno contém e que previne que o bebê contraia qualquer tipo de infecção. A melhor forma de usar o óleo de coco para combater a candidíase é aplicando topicamente nos genitais e deixando repousar.

Alimentos que combatem a candidíase - Os ácidos graxos do óleo de coco

Banho de assento com vinagre de maçã

Embora a maioria dos vinagres contribuam para proliferação das leveduras, o vinagre de sidra de maçã age de forma distinta e combate a cândida albicans. Investigações comprovaram que este alimento contém enzimas que eliminam os fungos e bactérias do corpo, ajudando especificamente a eliminar a candidíase.

Quanto mais puro for o vinagre de maçã, melhor será a sua ação para eliminar a cândida. Se você quer usar vinagre de maçã para candidíase, pode fazer banhos de assento de água morna com vinagre de maçã por 20 minutos duas vezes ao dia.

No seguinte artigo, você pode descobrir outros benefícios do vinagre de maçã para a saúde.

Cravo da Índia para candidíase

O eugenol é um óleo essencial com um efeito antifúngico poderoso que ajuda a combater a candidíase e qualquer outra infecção fúngica. O eugenol pode ser encontrado em algumas plantas, mas existe em maior quantidade no óleo essencial de cravo da índia, um líquido de cor amarelada que se obtém da destilação dos botões florais do craveiro.

Na medicina natural, foi comprovado que esta substância tem efeitos inflamatórios e analgésicos que ajudam a eliminar a dor nas lesões. Além disso, quando tomado por via interna, o eugenol atua de um jeito ainda mais potente para eliminar fungos e bactérias. O ideal é não tomar os óleos essenciais puros, mas sim diluir uma colher de sopa em um copo de água.

Alimentos que combatem a candidíase - Cravo da Índia para candidíase

Óleo de tomilho e orégano para candidíase

O óleo de orégano é rico em carvacrol, um composto químico que é usado na medicina alternativa pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas que o convertem em um dos principais ingredientes na elaboração de sabões e enxágues desinfetantes.

O uso do óleo de tomilho, de orégano e de eucalipto combinas a propriedades do eugenol com as do carvacrol, resultando em alguns dos melhores alimentos que combatem a candidíase.

Verduras para combater a candidíase

Adicionar verduras como brócolos, rúcula, couves de Bruxelas, repolho, rabanete ou agrião à sua dieta é uma excelente forma de combater a candidíase através da alimentação. Estas verduras são ricas em isotiocianatos, enxofre e nitógenos, ingredientes com propriedades antifúngicas que eliminam a candida albicans do organismo de um jeito eficaz.

Outras verduras eficazes são: couve-flor, couve frisada, folhas de mostarda, nabo sueco, nabos, rabanete picante, couve roxa, entre outros.

Alimentos que combatem a candidíase - Verduras para combater a candidíase

Alimentos permitidos para combater a candidíase

  • Leites vegetais sem açúcar.
  • Quinoa, arroz, milho, farinha de coco.
  • Grão de bico, lentilhas e feijão.
  • Tomate, abacate, limão, lima e coco.
  • Chá verde, água de coco, infusões.
  • Frango e ovos ecológicos.
  • Carnes magras como o frango e o peru.
  • Óleo de coco, de abacate, de linhaça, de orégano, de tomilho.
  • Salmão e sardinhas.

Alimentos não permitidos para combater a candidíase

  • Lácteos: leite, iogurte, queijo.
  • Trigo, aveia, cevada, farinhas, pão, pizza, pasta.
  • Qualquer tipo de leveduras, incluindo a que está presente na cerveja.
  • Soja, miso, molho de soja, tofu, leite de soja, lecitina de soja.
  • Frutas e frutos secos.
  • Café e bebidas gaseificdass.
  • Carnes vermelhas.
  • Verduras com amido como as batatas, milho, cenoura, ervilha, beterraba e abóbora.
  • Cogumelos e qualquer tipo de fungo.
  • Vinagres e alimentos com corantes e conservantes.
  • Chocolate refinado.
  • Margarinas.
  • Atum.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que combatem a candidíase, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Alimentos que combatem a candidíase

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Diana
Amei a lista de alimentos antifungicos, vou tentar tratar a candidíase naturalmente com esses alimentos que matam fungosss

Alimentos que combatem a candidíase
1 de 4
Alimentos que combatem a candidíase

Voltar ao topo da página