Partilhar

Remédios naturais para a candidíase vaginal

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 5 setembro 2018
Remédios naturais para a candidíase vaginal

Três de cada quatro mulheres adultas já sofreram alguma vez uma infecção vaginal por fungos, a qual costuma ser provocada pela proliferação desmesurada da levedura candida albicans. Esta levedura está sempre presente no nosso organismo em pequenas quantidades, mas quando cresce de maneira excessiva na região vaginal pode provocar sintomas muito desconfortáveis, como fluxo abundante e anormal, prurido, irritação, ardor inflamação e vermelhidão da vulva e vagina. Para a sua cura é sempre necessário iniciar um tratamento farmacológico antimicótico, o qual deve ser prescrito por um médico, de preferência um ginecologista. Além disso, também é possível aliviar os seus sintomas e acelerar a cura da infecção através do uso de alguns tratamentos naturais. Neste artigo do ONsalus vamos mostrar a você quais são os remédios naturais para a candidíase vaginal mais eficazes, tome nota!

Também lhe pode interessar: Candidíase atrasa menstruação?

Candidíase vaginal: causas e sintomas

A candidíase vaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo candida albicans na região genital feminina. Este desequilíbrio pode ser originado por vários factores e entre os mais frequentes encontram-se o consumo de antibióticos, o sobrepeso, a gravidez, as mudanças hormonais, a diabetes, um sistema imunitário frágil ou o uso de produtos de higiene irritantes para a região íntima.

Apesar de os sintomas da candidíase vaginal poderem ser diferentes de uma mulher para outra, regra geral apresentam-se os seguintes:

  • Fluxo branco e espesso
  • Coceira
  • Ardor
  • Irritação
  • Vermelhidão
  • Inflamação
  • Micção dolorosa
  • Desconforto nas relações sexuais

Perante a manifestação destes sintomas é importante acudir ao médico, visto que é necessário iniciar um tratamento antibiótico para a sua cura.

Remédios naturais para a candidíase vaginal - Candidíase vaginal: causas e sintomas

Aplicação de vinagre de maçã para a candidíase

O vinagre de maçã é um dos produtos mais eficazes para eliminar a candidíase com remédios naturais. Tem a capacidade de regular o pH natural da vagina, impedindo assim que se crie o ambiente adequado para a proliferação do fungo candida albicans e além disso combate este micro-organismo reduzindo, por consequência, os sintomas que provoca o seu crescimento excessivo na região vaginal.

Como usar o vinagre de maçã para a candidíase

Só tem que diluir 1 xícara de vinagre de maçã na água morna da banheira e tomar um banho durante uns 20 minutos. Se preferir, também pode juntar duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um litro de água e realizar uma lavagem vaginal com esta mistura durante uns 10 ou 15 minutos.

Iogurte para a candidíase vaginal

Outro dos remédios naturais para a candidíase vaginal que oferece muito bons resultados é o iogurte natural. Este é um alimento probiótico que ajuda a restaurar e equilibrar tanto a flora intestinal como a vaginal, por isso é um grande aliado tanto para prevenir como para curar as infecções vaginais causadas por fungos.

Como usar o iogurte para candidíase

  1. Incorpore o consumo de iogurte natural na sua dieta habitual.
  2. Compre iogurte natural com lactobacilos e com a ajuda de uma seringa medicinal (sem agulha) aplique um pouco na região vaginal e deixe atuar durante toda a noite. No dia seguinte faça uma lavagem vaginal com água e um sabão íntimo específico. Repita este tratamento durante 5 noites seguidas para notar uma melhora.
Remédios naturais para a candidíase vaginal - Iogurte para a candidíase vaginal

Alho, um poderoso antifúngico e antibiótico natural

Além do iogurte natural existe outro alimento muito recomendado para quando se sofre de candidíase vaginal, o alho. Este vegetal tem propriedades antibióticas, antibacterianas e antifúngicas muito potentes que ajudam a aliviar os sintomas dos fungos vaginais mais rapidamente e a prevenir outras infecções bacterianas ou micóticas na região.

Tratamento da candidíase com alho

  1. Pode juntar o alho cru às suas refeições habituais ou tomar suplementos de alho se lhe for complicado consumir o alho na versão crua. Estes suplementos podem ser encontrados em ervanárias ou lojas de produtos naturais.
  2. Esmague 2 ou 3 dentes de alho e coloque em um recipiente com água para posteriormente fazer um banho de assento com essa mistura. O ideal é que a região íntima fique embebida na preparação por uns 10 minutos aproximadamente.

Banho de assento com óleo de melaleuca

Entre os melhores remédios caseiros para curar a candidíase vaginal também se destaca o óleo essencial de melaleuca. Este óleo de origem australiana é considerado como um dos produtos naturais mais antibacterianos e antifúngicos que existe. Impede a proliferação excessiva de micro-organismos nos genitais e é excelente para reduzir sintomas como a coceira vaginal, a irritação e a inflamação da vulva. Também serve de grande ajuda para tratar outras infecções vaginais de origem bacteriana, como por exemplo a vaginose bacteriana.

Como tratar a candidíase com óleo da árvore de chá

Adicione 10 gotas de óleo essencial da árvore de chá na água da banheira e tome um banho relaxante durante uns 20 minutos para que o produto atue favoravelmente contra os fungos vaginais.

Remédios naturais para a candidíase vaginal - Banho de assento com óleo de melaleuca

Óleo de orégano, excelente tratamento natural para a candidíase vaginal

O óleo de orégano também é um bom tratamento natural para os fungos genitais na mulher. O motivo é que este óleo tem propriedades antibióticas naturais graças ao seu conteúdo em carvacrol, o qual permite lutar ativamente contra todo o tipo de bactérias, fungos ou outros microorganismo que estejam prejudicando a saúde do organismo. Além disso, reforça o sistema imunológico e permite que a candidíase se cure mais rapidamente.

Como tratar a candidíase com óleo de orégano

Para curar infecções por fungos recomenda-se diluir 3 gotas de óleo de orégano em um copo de água morna ou natural e beber. Deve realizar este tratamento 1 vez por dia.

Outros remédios caseiros para aliviar a coceira da candidíase

  • Lavagens vaginais com plantas medicinais: para reduzir a coceira e a irritação na vulva pode levar a cabo lavagens vaginais com algumas plantas terapêuticas com boas propriedades para combater estes sintomas. As melhores plantas para isso são a camomila, a arnica, a hamamélis e a calêndula. O banho de assento deve ser feito durante uns 10 ou 15 minutos.
  • Gel de aloe vera: a babosa é um planta que ajuda a prevenir infecções micóticas e que alivia em caso de irritação, vermelhidão, inflamação, coceira ou queimação vaginal. Aplique um gel de aloÉ vera com elevado grau de pureza na região vaginal e depois de uns 15 minutos atuando, enxague com bastante água morna ou fria.
  • Banho de assento com sal marinho: alivia a coceira e controla a proliferação dos micro-organismos responsáveis pela infecção. Deve adicionar meia xícara de sal marinho em um recipiente com água morna e lavar a região vaginal com o líquido.

Além de todos estes remédios caseiros para a candidíase vaginal, no seguinte artigo mostramos a você quais são os alimentos recomendados para combater a candidíase mais rapidamente. Inclua estes alimentos na sua dieta e poderá comprovar como a infecção desaparecerá de uma forma mais rápida.

Remédios naturais para a candidíase vaginal - Outros remédios caseiros para aliviar a coceira da candidíase

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a candidíase vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Remédios naturais para a candidíase vaginal

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jaqueline Santos
Um tratamento caseiro para candidiase pode ser bicabornato?

Remédios naturais para a candidíase vaginal
1 de 5
Remédios naturais para a candidíase vaginal

Voltar ao topo da página