Saúde digestiva

Alimentos para evitar gases

Por Equipe de redação do ONsalus. 31 agosto 2023
Alimentos para evitar gases

Comer é um prazer, mas quando cada refeição provoca um desconforto estomacal insuportável, gases intestinais, cólicas abdominais e movimentos intestinais dolorosos, é importante considerar a mudança dos nossos hábitos alimentares e começar a fazer escolhas alimentares inteligentes.

A acumulação de toxinas, os alimentos ricos em gordura e uma dieta pobre em legumes, frutas e verduras podem sobrecarregar o corpo e o sistema digestivo, impedindo que o corpo funcione corretamente e processe eficazmente os alimentos durante a digestão. Para prevenir a flatulência e ajudar o seu corpo a metabolizar melhor os alimentos, leia este artigo do ONsalus sobre os alimentos para evitar gases e incorpore-os na sua dieta para combater este problema!

Também lhe pode interessar: Banana causa gases?

Índice

  1. Alimentos para evitar gases
  2. Alimentos que causam gases
  3. Alimentos FODMAP
  4. Dicas para evitar gases

Alimentos para evitar gases

Para eliminar os gases durante e após a digestão, é importante fazer mudanças em nossa dieta e incorporar alimentos que tenham menos efeito flatulento. Ter uma dieta saudável, rica em alimentos com baixo teor de gordura, mas de fácil digestão, é a maneira ideal de ajudar o sistema digestivo a funcionar de forma eficaz. Aqui estão os alimentos para evitar gases, ou seja, aqueles alimentos que você pode comer para não sofrer com os indesejados gases.

1. Carnes magras

Carnes magras são todas as proteínas, com baixa concentração de gordura em sua composição e, portanto, são fáceis de digerir, são processadas mais rapidamente, têm poucas calorias e não causam inchaço abdominal após o consumo. Frango, peru sem pele e carne de lagarto são as melhores opções.

2. Peixes brancos

Dos animais marinhos, os peixes brancos são os que contêm a menor quantidade de gordura e oferecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais para uma boa nutrição. Como o sistema digestivo metaboliza a carne de peixe mais rapidamente, você perceberá que, após comer esse alimento, não sentirá nenhum peso ou indigestão. Garoupa, pargo e robalo são excelentes opções.

3. Arroz branco

Se estiver procurando um alimento fácil de digerir para acompanhar suas refeições, o arroz é o acompanhamento ideal. Além de ser muito leve, o arroz é rico em amido, um componente que ajuda a fortalecer a saúde do estômago, melhorando a dor abdominal e os gases em pessoas que sofrem de problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável.

4. Vegetais cozidos

Os vegetais crus contêm uma grande quantidade de fibras, uma substância que estimula os movimentos intestinais e pode ser prejudicial em caso de indigestão e desconforto estomacal repetidos. Por esse motivo, os vegetais cozidos, como cenoura, espinafre e abóbora, devem ser incluídos entre os alimentos para evitar gases. Outros vegetais, como alcachofra, pimentão e alface, devem ser evitados devido às suas propriedades de produção de gases.

5. As frutas devem ser consumidas sem casca

Assim como os vegetais crus, as frutas com casca fornecem muito mais fibras do que o necessário para evitar gases. Você pode comer qualquer tipo de fruta em sua versão natural, pois elas oferecem uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes; o importante é remover a casca para combater a indigestão e o desconforto estomacal.

6. Muitos probióticos!

Os probióticos estimulam a formação de bactérias no corpo que protegem o sistema gástrico e, por isso, são um dos alimentos mais importantes para evitar gases. Você pode encontrar probióticos em qualquer produto lácteo, como queijo e leite, mas o iogurte é, sem dúvida, o que contém o maior número dessas bactérias ativas. Prefira o iogurte natural, sem adição de açúcar.

7. Chá de hortelã ou camomila

Outra das opções de alimentos para evitar gases são a hortelã e a camomila, que têm propriedades medicinais que promovem a saúde digestiva e atuam no organismo para eliminar gases e cólicas estomacais causadas por uma refeição pesada. Beba uma xícara após cada refeição e espere sentir alívio pelo menos 30 minutos depois.

Alimentos que podem provocar gases

Embora permitidos, os alimentos a seguir devem ser consumidos esporadicamente se você tiver episódios constantes de gases intestinais e cólicas abdominais. O ideal é aprender a reconhecer, com base na lista abaixo, quais alimentos nos fazem mal e quais não são:

  • Açúcar. Recomenda-se substituí-lo por sacarina.
  • Macarrão. Uma vez por semana e sem molho de tomate.
  • Queijos frescos. Pode causar flatulência em algumas pessoas.
  • Tomate e aipo. Recomenda-se reduzir seu consumo uma vez por semana.
Alimentos para evitar gases - Alimentos para evitar gases

Alimentos que causam gases

Você já sabe quais são os melhores alimentos para evitar gases, agora é hora de reconhecer aqueles alimentos que causam gases, ou seja, que devem ser mantidos fora do seu prato e retirados da sua dieta até que seu estômago diga o contrário. Em geral, os alimentos que você encontrará abaixo, devido à sua composição, estimulam gases e flatulência, com alimentos mais pesados que são muito mais difíceis de serem digeridos pelo sistema digestivo.

1. Carboidratos

Não é necessário eliminá-los de sua dieta, pois são essenciais para o corpo, mas é necessário reduzir seu consumo, pois são assimilados muito lentamente pelo corpo, o que significa que o sistema digestivo precisa trabalhar muito mais horas para digeri-los. Além disso, os carboidratos têm a capacidade de desestabilizar a flora intestinal, o que resulta em mais gases e inchaço.

2. Leguminosas

Talvez sejam o grupo de alimentos mais pesado para o estômago, pois são flatulentos. Evite-as e, se possível, elimine-as de sua dieta por alguns meses. As leguminosas menos recomendadas são os feijões e as lentilhas.

3. Vegetais

É importante reconhecer quais vegetais são ricos em fibras e causam flatulência para evitar comê-los e prevenir gases estomacais: alcachofra, pepino, couve-flor, alface, agrião, brócolis, alho e cebola.

4. Frutas

Como mencionado acima, não há problema em comer frutas se elas forem naturais e tiverem a casca removida. Entretanto, você deve ter muito cuidado com frutas cristalizadas, frutas em calda e outras versões processadas com adição de açúcar, que não serão úteis para evitar gases.

5. Bebidas com gás

Se o problema for gases, o ideal é evitar dar mais gases ao seu corpo. Portanto, pare de beber refrigerantes, cerveja, soda, água tônica e gaseificada para não piorar o estado do seu estômago.

6. Alimentos gordurosos

Além de serem mais difíceis de digerir, eles também trazem muitas toxinas que saturam o corpo e comprometem todo o trabalho do sistema digestivo. Evite consumir: margarina, óleo, manteiga, maionese, frituras, doces, fast food, bolos e qualquer prato feito com massa, como a massa folhada.

No artigo seguinte do ONsalus, detalhamos quais alimentos são ricos em fibras.

Alimentos para evitar gases - Alimentos que causam gases

Alimentos FODMAP

Existe a hipótese de que os alimentos classificados como FODMAPs são os maiores responsáveis por distúrbios estomacais, produção de gases intestinais, flatulência e qualquer tipo de condição resultante da má digestão. Os FODMAPs são considerados os alimentos que causam maior quantidade de gases devido à sua permanência excessiva no intestino, o que favorece a proliferação de leveduras e bactérias, pois proporcionam um clima ideal para a fermentação, o que acaba desencadeando gases, inflamações e até diarreia.

FODMAP significa Oligossacarídeos Fermentáveis (aqui entram as leguminosas e os vegetais), dissacarídeos (laticínios) e Monossacarídeos (frutas e adoçantes). Os alimentos com maior quantidade de FODMAPs são:

  • Maçã, cereja, pera, ameixa, manga, pêssego e melancia.
  • Trigo e centeio, devido ao seu alto teor de glúten.
  • Leite de vaca, ovelha e cabra, queijo, sorvete e creme de leite.
  • Amêndoas, avelãs, castanhas, nozes e pistache.
  • Adoçantes: mel, sorbitol, sacarina, etc.
  • Soja.
  • Brócolis, repolho, alcachofra, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas.
  • Pimentão, beterraba, aspargos, abacate, cebola, berinjela, endívia, alho, alho-poró.
  • Feijões, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico.
  • Cogumelos e milho.

Dicas para evitar gases

A adoção de alguns hábitos de vida também ajudará a melhorar sua digestão e a evitar gases. Aqui estão algumas dicas:

  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
  • Grelhe, asse ou cozinhe os alimentos no vapor.
  • Não tempere demais os alimentos; quanto menos aditivos eles contiverem, mais fácil será a digestão.
  • Evite o consumo de líquidos durante as refeições.
  • Não é recomendável usar canudo ao beber líquidos para evitar a proliferação de gases.
  • Evite falar enquanto estiver comendo.
Alimentos para evitar gases - Dicas para evitar gases

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para evitar gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Alimentos para evitar gases