Saúde digestiva

Barriga inchada após videolaparoscopia é normal?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 25 outubro 2022
Barriga inchada após videolaparoscopia é normal?

Algumas pessoas ficam preocupadas por sentir a barriga inchada depois de ter feito uma cirurgia por laparoscopia por causa do incômodo e distensão abdominal que apresentam na primeira semana depois da operação. Essa situação é normal e quase sempre são sintomas temporários que diminuem gradualmente durante o processo de recuperação, já que uma pequena quantidade de gás fica no estômago, que foi introduzido no momento da cirurgia para visualizar com clareza a área a ser operada, além da manipulação e das pequenas incisões que são realizadas durante a intervenção.

Continue lendo este artigo da ONsalus e saiba com mais detalhes se é normal ficar com a barriga inchada após uma videolaparoscopia e como você pode desinflamá-la.

Também lhe pode interessar: É normal sentir algo mexer na barriga?

Índice

  1. Por que minha barriga ficou inchada após a videolaparoscopia?
  2. Como desinchar a barriga após uma videolaparoscopia
  3. Posso usar cinta após uma videolaparoscopia?
  4. Quando devo ir ao médico?

Por que minha barriga ficou inchada após a videolaparoscopia?

As cirurgias por laparoscopia são um procedimento muito utilizado nas patologias digestivas e obstétrico-ginecológicas. É uma intervenção de uso frequente pelos benefícios diagnósticos que carrega e pelas poucas complicações que pode gerar. Porém, apesar de ser uma técnica menos invasiva em comparação com cirurgias abertas, tende a provocar incômodos, continuamente, no paciente nos dias posteriores a intervenção devido aos gases que permanecem no abdômen, que causam inflamação e dor.

Por isso, a pessoa recém-operada pode apresentar dores nos ombros, barriga inchada e crepitações ou ruídos debaixo da pele do abdômen porque a técnica da laparoscopia utiliza introdução do gás de dióxido de carbono para ter melhor visualização da área operada. Isso faz com que o abdômen se distenda e que, após a cirurgia, uma pequena quantidade desse gás ainda fique lá dentro. Além disso, por ele ser leve, se move em direção aos nervos do diafragma, causando irritação e incômodo nos primeiros dias do pós-operatório.

Durante as primeiras semanas de recuperação, a pessoa fica limitada e isso dificulta atividades comuns, o que pode levar a retenção de líquido, aumentando também o inchaço e a distensão abdominal, que são evidenciados pelo aumento de peso. Por isso, sim, é normal a barriga ficar inchada após a videolaparoscopia. Porém, depois de orientações médicas para restabelecer a rotina e a realização de exercícios com moderação, o peso retorna ao normal.

Como desinchar a barriga após uma videolaparoscopia

Desinchar a barriga depois de uma laparoscopia é um processo progressivo, já que o gás introduzido durante a cirurgia não se encontra nos intestinos e no estômago, porque não é expelido de forma natural. Por isso, os pacientes devem ter bastante paciência e levar em conta certas recomendações que são fundamentais para ajudar a eliminar o gás pouco a pouco e reduzir consideravelmente a barriga. A seguir te explicamos o que você deve fazer:

  • Evite beber bebidas com gás para não aumentar a quantidade de gás que já se encontra dentro do organismo.
  • É importante manter uma dieta saudável, livre de alimentos que causam gases e flatulência, como couve-flor, brócolis, lácteos e alimentos apimentados.
  • Tente comer mais devagar que o de costume e com a boca fechada para triturar melhor os alimentos, para que não se encha de gases e fique saciado.
  • Caminhe com moderação durante intervalos curtos. Isso permitirá liberar os gases e diminuir a inflamação no abdômen. O movimento rotineiro do corpo como tomar um banho sozinho, descer escadas, etc., também ajuda a desinflamar a barriga.

Geralmente, a recuperação demora entre 4 ou 8 semanas, porém, depois se deve manter o cuidado com relação a carregar objetos pesados e fazer grandes esforços.

Posso usar cinta após uma videolaparoscopia?

Usar uma cinta depois da laparoscopia é uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes. De fato, não há problema em usar uma cinta após a operação, porém se deve esperar a retirada dos pontos para evitar que haja uma infecção na área operada.

Assim, a cinta não interfere no processo de cicatrização e nos resultados da cirurgia, sempre e quando se utilizar com cautela e segundo prescrição médica. O importante durante o pós-operatório é estar atento a sintomas como febre, dor abdominal insuportável que não passe com analgésicos, vômitos, diarreia ou pele com aspecto amarelado.

Quando devo ir ao médico?

Durante as primeiras semanas do pós-operatório é importante estar atentq a cada sintoma que aparecer, já que as vezes podem sinalizar a presença de alguma infecção, obstrução, hemorragias, entre outras situações delicadas que podem trazer risco de vida para a pessoa. Por isso, se apresentar algum dos seguintes sintomas, procure um médico com urgência:

  • Sangramento da ferida ou se sente ela quente ao tocá-la;
  • Dor no abdômen ou outra parte do corpo que não diminui depois de várias semanas e que, aumenta cada vez mais;
  • Dificuldade para respirar e tosse constante;
  • Problemas para comer e beber, apresentando sensação de cheio ou dificuldade para engolir;
  • Fezes de cor cinza ao evacuar.

Agora que você já sabe que a barriga inchada após a videolaparoscopia é algo comum mas que deve ser acompanhado, não perca este outro artigo: fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barriga inchada após videolaparoscopia é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Castillo, R. y col (2006). La importancia de la Cirugía laparoscópica para el cirujano general. [Arquivo online]. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/487/48712207.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2022.
  • Cuestas, M. (2000). Cirugía laparoscópica. [Arquivo online]. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-cirugia-espanola-36-articulo-cirugia-laparoscopica-12567>. Acesso em 25 de outubro de 2022.
  • Farfan, A. y col (2021). Cirugía laparoscópica, teoría y ciencia. [Arquivo online]. Disponível em: https://mawil.us/cirugia-laparoscopica-teoria-y-ciencia/>. Acesso em 25 de outubro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Barriga inchada após videolaparoscopia é normal?