menu
Partilhar

É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento

 
Por Redação ONSalus. 23 novembro 2022
É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento

Você tem vontade de ir ao banheiro logo após comer? Comer e logo em seguida sentir a necessidade urgente de defecar é algo familiar para muita gente. Aquelas pessoas que têm esse transtorno sofrem muito e não é nada saudável conviver com ele.

Uma digestão superacelerada é tão ruim quanto uma muito lenta. Quando os alimentos não são digeridos corretamente, não conseguimos obter os nutrientes necessários e, consequentemente, passamos a sentir mal estar, falta de energia e até mesmo desenvolver outras doenças se não resolvermos o problema em sua origem.

Podem existir diversas causas para esse problema: todos os nossos hábitos influenciam na digestão. Por isso, devemos estar atentos ao que comemos, como comemos, se descansamos bem, se estamos passando por um momento de estresse ou emocionalmente difícil, se praticamos atividade física, etc.

Neste artigo do ONsalus explicamos as principais razões pelas quais sua digestão pode ser acelerada, tanto do ponto de vista científico atual quanto de um ponto de vista mais abrangente. Afinal, é normal evacuar toda vez que come? Continue lendo e encontre a resposta.

Causas da vontade de defecar logo após comer

Se você tem vontade de ir ao banheiro logo após comer, saiba que a medicina considera que o trânsito intestinal acelerado pode estar relacionado a algumas das seguintes doenças:

1. Infecção

Se você come e vai ao banheiro defecar imediatamente, é possível que seus intestinos estejam inflamados por uma infecção bacteriana, viral ou parasitária.

Neste e nos casos que descreveremos a seguir, é desencadeado o que é conhecido como "resposta gastrocólica", ou seja, na presença de um novo alimento no estômago, ocorre a defecação.

Essa condição costuma vir seguida de diarreia ou fezes amolecidas, febre, náusea, vômito, dor abdominal, excesso de gases, cheiro ruim nas fezes, entre outros sintomas.

2. Intolerância alimentar

Não é incomum sofrer de uma intolerância a um determinado alimento. As mais frequentes são a intolerância ao leite e ao glúten, mas geralmente há um distúrbio básico da digestão.

É fundamental encontrar a verdadeira causa do problema digestivo, que nem sempre está ligada a um determinado alimento; na verdade, por muitas vezes há outros fatores importantes envolvidos, como uma alimentação pouco saudável, combinação desfavorável de alimento, comer em situação de estresse ou até mesmo sob outros fatores emocionais, como medo, as autoexigências e a raiva.

Sendo assim, é indicado suspender o alimento que causa o transtorno, mas considerando que isso não irá resolver o problema como um todo.

3. Síndrome do intestino irritável

Esse caso também tem muito a ver com o emocional. Uma pessoa que sofre desse problema alterna episódios de intestino preso com outros de diarreia, ambos geralmente ligados ao estresse, por exemplo.

Outros sintomas muito frequentes são dores, inchaço, excesso de gases ou sons abdominais.

4. Inflamação intestinal crônica

Se você acaba de comer e já quer ir ao banheiro, é necessário prestar atenção quando o problema digestivo se torna mais grave e profundo, pois podem aparecer outros sintomas além do inchaço, defecação após comer ou evacuações anormais. Esses outros sintomas são mais intensos e costumam estar relacionados, por exemplo, com sangramento ao defecar e outros episódios de dor intensa com mal estar generalizado.

5. Síndrome da má-absorção intestinal

Devido a uma má digestão, o intestino fica incapacitado de absorver os nutrientes necessários a partir dos alimentos se você tem vontade de ir ao banheiro logo após comer costumeiramente.

Algumas das doenças mais frequentes associadas a essa condição são a doença celíaca, a intolerância à lactose, uma doença infecciosa chamada doença de Whipple ou efeito posterior a uma cirurgia intestinal.

Geralmente, ao suspender os alimentos que não são tolerados ou tratando a infecção, essa má absorção pode melhorar. Contudo, como nos casos anteriores, isso não é suficiente para corrigir o desequilíbrio que causou o problema digestivo.

6. Doenças endócrinas

Problemas no metabolismo da tireoide ou do açúcar podem fazer com que a digestão seja mais rápida do que o normal. Especificamente, está, em geral, relacionada a casos de hipertireoidismo ou diabete (conhecida como enteropatia diabética ou gastroparesia diabética).

Estes problemas hormonais têm a ver com um estado de desequilíbrio geral do organismo. Por isso, é fundamental encontrar a verdadeira causa do problema e não focar apenas em melhorar a diarreia ou desconforto digestivo.

7. Má gestão do estresse

Este é um ponto chave que pode ser um evento isolado ou até causar muitos outros distúrbios, como a síndrome do intestino irritável, além de poder desencadear problemas hormonais.

O estresse só é útil quando nos coloca alarmados por uma situação pontual que coloque nossa vida em risco. Ele é o modo normal encontrado pelo corpo para se defender frente a ameaças reais. Contudo, o que acontece quando essa tensão é produzida de forma constante frente a situações mínimas da vida cotidiana? Nós adoecemos.

Uma possível manifestação é no sistema digestivo, com diarreia ou vontade de defecar continuamente, principalmente após comer. É normal evacuar toda vez que come nestas situações.

8. Medicamentos

Alguns medicamentos podem favorecer o reflexo de digestão acelerada. É o caso de alguns laxantes e da colchicina (remédio usado no tratamento de gota).

9. Tumores

Na presença de tumores, sobretudo no cólon, podem aparecer sintomas muito diversos, entre os quais pode-se encontrar a necessidade de defecar imediatamente após ingerir alimentos.

Não é frequente, mas deve ser considerado antes de descartar outras possibilidades que investiguem porque você tem vontade de ir ao banheiro logo após comer.

É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento - Causas da vontade de defecar logo após comer

Hábitos que favorecem a vontade de ir ao banheiro logo após comer

Você já viu que não é normal evacuar toda vez que come, ou seja, ir ao banheiro logo após uma refeição, já queisso é sinal de que há algo errado. Há alguns hábitos pouco saudáveis ​​que podem aumentar a resposta gastrocólica, embora não estejam necessariamente relacionados a um problema crônico que acompanhará você por muito tempo. Às vezes, é preciso rever sua rotina e, provavelmente, corrigir o que não te faz bem. Assim, você melhorará consideravelmente.

O que você come?

Nem sempre esse problema está relacionado à ingestão de alimentos pouco saudáveis. O excesso de fermentados, sementes ou combinações ruins (como laticínios com sal ou queijo com tomate) já podem ser o suficiente para manter o intestino inflamado.

Como você come?

Não só a qualidade e o tipo de alimentos são importantes, mas também como você está na hora de ingeri-los. Comer com pressa, sem mastigar o suficiente, irritado ou com alguém que não deseja estar próximo já é o suficiente para poder provocar uma má digestão.

Se você come bebendo líquido, sobretudo líquidos frios, sua digestão também será interrompida e alterada, podendo piorar ainda mais se essas bebidas consumidas com a refeição forem refrigerantes.

Tomar banho após comer

Tomar banho após comer também altera, e muito, a digestão. Assim, não é recomendado diante destes sintomas.

Problemas emocionais

Raiva e rancores guardados, estar permanentemente insatisfeito, autoexigências, não respeitar o que sente e o que quer são apenas alguns dos exemplos do que pode fazer com que a sua digestão acelere descontroladamente.

Sono alterado

O descanso adequado é fundamental para voltar a digerir corretamente dos alimentos. É recomendável:

  • Dormir por sete a oito horas;
  • Dormir à noite;
  • Deitar-se cedo: na primeira parte da noite, três ou quatro horas após o pôr-do-sol (diferente de acordo com as estações e em latitudes extremas do planeta);
  • Não dormir durante o dia;
  • Estabelecer e manter uma rotina tranquila antes de se deitar;
  • Evitar telas antes de dormir.

A pressa

É um mal que nos persegue nesta vida. Temos pressa para tudo e, na maioria das vezes, sem um significado claro, mas mesmo assim perdemos tempo gastando horas com o celular. Inconsistências da nossa "vida moderna".

Essa pressa também acelera nossa digestão. Melhor diminuir o passo e refletir. Esse estresse exagerado pode explicar por que você tem vontade de ir ao banheiro logo após comer rotineiramente.

Tratamento para digestão acelerada

A maneira de melhorar a digestão, em síntese, está relacionada com encontrar a causa real do problema e não simplesmente tentar mascarar o sintoma com medicação, o que torna mais lento o processo.

É possível melhorar temporariamente com medicamentos que reduzem a ansiedade ou mesmo com anti-inflamatórios poderosos, mas caso permaneça investigando, é possível realmente encontrar a cura.

Entre os tratamentos que costumam ser usados para aliviar os sintomas da digestão acelerada estão:

  • Loperamida;
  • Codeína;
  • Difenoxilato;
  • Antidepressivos;
  • Antibióticos.

Estes medicamentos podem ser usados ​​para tratar os sintomas, mas é melhor descobrir quais são as causas do desequilíbrio intestinal.

Agora que você já sabe que não é normal evacuar logo após comer, recomendamos o artigo a seguir no qual respondemos: é normal sentir algo mexer na barriga?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Klement RJ, Pazienza V. Impact of Different Types of Diet on Gut Microbiota Profiles and Cancer Prevention and Treatment. Medicina (Kaunas). 2019 Mar 29;55(4):84. doi: 10.3390/medicina55040084. PMID: 30934960; PMCID: PMC6524347.
  • Wallace RK. The Microbiome in Health and Disease from the Perspective of Modern Medicine and Ayurveda. Medicina (Kaunas). 2020 Sep 11;56(9):462. doi: 10.3390/medicina56090462. PMID: 32932766; PMCID: PMC7559905.
  • Clark R, Johnson R. Malabsorption Syndromes. Nurs Clin North Am. 2018 Sep;53(3):361-374. doi: 10.1016/j.cnur.2018.05.001. Epub 2018 Jul 11. PMID: 30100002.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento
1 de 2
É Normal Evacuar Toda Vez que Come? - Causas e Tratamento

Voltar ao topo da página