menu
Partilhar

Parece que tem algo mexendo no meu estômago

 
Por Redação ONSalus. Atualizado: 3 setembro 2021
Parece que tem algo mexendo no meu estômago

Talvez a primeira coisa que você pense diante destas sensações estranhas na barriga é a possibilidade de uma gravidez, mas isso não é necessariamente o que está acontecendo. O abdômen é um grande cruzamento entre diferentes órgãos e sistemas, por isso que as sensações que você possa sentir nele podem corresponder a diversas causas, como ansiedade, inflamação, uma hérnia ou, o mais comum, indigestão.

Neste artigo do ONsalus, te explicamos quais são as principais causas quando parece que tem algo mexendo no seu estômago e se isto é normal ou não.

Também lhe pode interessar: Bola na barriga que se movimenta: causas

O que provoca a sensação de algo mexendo na barriga

Os movimentos na barriga não necessariamente estão relacionados com uma gravidez. Você deve saber que no abdômen existem vários órgãos e sistemas, e por causa disso, essa sensação de movimento pode ser devido a diversas causas que você encontrará a seguir.

A maioria das sensações que você pode sentir podem ter a ver com o sistema digestivo, mas ainda assim a influência do sistema nervoso e de sua mente sobre estes órgãos é muito importante.

Uma coisa importante que você deve saber é que todas estas sensações não são precisamente normais. A digestão normal e apropriada dos alimentos não deveria provocar sintomas como inchaço, vontade de dormir ou movimentos intestinais. Tampouco é normal a presença de uma grande quantidade de gases, ter uma hérnia ou que a ansiedade gere tantos sintomas desconfortáveis.

Indigestão

Se parece que tem algo mexendo no seu estômago, a indigestão é uma das principais causas (se não for gravidez, claro). Quando os alimentos que você ingere não são saudáveis, quando come muito rápido, quando fica petiscando e não dá tempo para seus intestinos digerirem os alimentos, está prejudicando seu corpo.

A atividade digestiva começa antes de você comer, precisamente quando você está prestes a comer e fica com saliva na boca. É fundamental mastigar bem o que você come e prestar atenção à sensação de saciedade. Se comer muito ou pouco seus intestinos também não trabalharão bem.

Se você não combina bem os alimentos, também pode sofrer de indigestão. Além disso, se você tem a sensação de algo mexendo no estômago, você pode sentir:

  • Inchaço na barriga.
  • Dor abdominal.
  • Gases.
  • Arrotos.
  • Diarreia.
  • Constipação.

Quando isto se torna mais crônico, podem aparecer outros tipos de transtornos como: inflamação intestinal, problemas metabólicos, hormonais, problemas nas articulações e todo tipo de problema crônico.

Mas não é apenas o que você come que altera sua digestão, já que suas preocupações, ansiedades, estresse e pressões também modificam a forma com que processa os alimentos.

O que fazer?

É essencial revisar o que você come e como faz isso. Isto te dará muitas respostas e modificar estes maus hábitos te trarão muitos benefícios, não só agora, como no futuro.

Você pode recorrer à medicamentos para diminuir a acidez ou as enzimas que aparentemente melhoram a digestão, mas se não for a causa que está originando o problema, dificilmente poderá se sentir bem a longo prazo.

Inflamação intestinal

Como comentamos, a inflamação intestinal e do cólon é o resultado da influencia tanto da sua mente quanto da escolha dos seus hábitos.

Quando sua digestão é inapropriada durante muito tempo, você pode sentir diversos tipos de sintomas como:

  • Dor abdominal.
  • Inflamação da barriga.
  • Gases.
  • Sangramento intestinal.
  • Diarreia.
  • Constipação.
  • Sensação de algo se movendo no intestino.

O que fazer?

Você pode consultar um médico para avaliar a causa das sensações de mal-estar. Elas podem estar associadas à falta de de enzimas ou também ser diagnosticada uma doença crônica, como o cólon irritável ou a doença de Crohn, mas tudo isso tem origem no mesmo ponto: o importante é descobrir qual é a causa do seu mal-estar e trabalhar para melhorá-la.

Sugerimos:

  • Escolher alimentos saudáveis.
  • Aprender a combiná-los.
  • Dar tempo para sua digestão e não comer constantemente.
  • Comer em um lugar tranquilo e com quem te faz bem.
  • Evitar se incomodar, o estresse, ou ter pressa ao comer.
  • Buscar aquilo que está te causando o mal-estar.
  • Realizar técnicas de relaxamento ou concentração.

Existem medicamentos que, numa tentativa de controlar a inflamação, são administrados cronicamente, mas a única coisa que fazem é encobrir os sintomas que você sofre. É por isso que te recomendamos se aprofundar mais um pouco.

Ansiedade

Quem nunca sentiu "borboletas" no estômago ou uma cãibra ao se sentir nervoso? É normal sentir como se algo estivesse se mexendo no estômago quando estamos de frente a uma situação estranha ou que aumente nossa secreção de cortisol e adrenalina.

Isto é desejável em situações de perigo, como poderia ter acontecido conosco se precisássemos enfrentar um tigre no tempo das cavernas, mas o que acontece quando estes alertas disparam de forma muito frequente e, pior ainda, quando constantemente sentimos este mal-estar? Isto não pode ser algo bom para seu corpo, já que não só aparecem estas sensações, como você também pode sentir inquietação, ansiedade e, com isso, diversos sintomas físicos que inclusive podem ser diagnosticados como doenças crônicas.

O que fazer?

Assim como costuma ser sugerido em outros casos, se parece que tem algo mexendo no seu estômago e a causa for a ansiedade, é fundamental que você verifique qual a causa dessa ansiedade, porque não pode continuar com este mal-estar ao longo tempo.

Você pode consultar uma ou um profissional, fazer técnicas de relaxamento mental ou atividades físicas, ou ainda aquilo que te faça se sentir bem, buscar dentro de si o que está te prejudicando e tentar se sentir melhor.

Hérnia abdominal

Uma hérnia surge quando a parede abdominal está enfraquecida. Através do espaço que fica entre os músculos que deveriam fechar seu abdômen na frente, podem sobressair estruturas internas, como uma parte dos intestinos, por exemplo.

Nestes casos, você pode notar algo se mexendo na barriga, especialmente, ao fazer força ao levantar, ir defecar ou tossir.

Muitas vezes, o problema é menor, já que não aparece dor nem outros incômodos mas, em outros casos, a hérnia pode comprimir o conteúdo intestinal que tenta sair. Isto é conhecido como hérnia estrangulada e surge com muita dor, náuseas, vômitos e/ou impossibilidade de eliminar gases e ir ao banheiro.

O que fazer?

A maioria das hérnias costumam ser pequenas e geralmente não causam problemas, mas se acha que este é o seu problema, consulte seu médico ou médica de confiança.

Desta forma, poderá se tranquilizar sabendo qual é o estado da sua parede abdominal. No caso de se considerar que a hérnia é grave, te incomoda esteticamente ou corre o risco de ter uma hérnia estrangulada, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Agora que você sabe as possíveis causas para quando parece que tem algo mexendo no seu estômago, acreditamos que este outro artigo sobre o estômago pulsando: causas e soluções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Parece que tem algo mexendo no meu estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Liang, M. K., Holihan, J. L., & Itani, K. Ventral hernia management: expert consensus guided by systematic review [published online March 15, 2016]. Ann Surg.
  • Lacy, B. E., Ford, A. C., & Talley, N. J. (2018). Quality of care and the irritable bowel syndrome: is now the time to set standards?. American Journal of Gastroenterology, 113(2), 167-169.
  • Holtmann, G., & Talley, N. J. (2014). The stomach–brain axis. Best Practice & Research Clinical Gastroenterology, 28(6), 967-979.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Parece que tem algo mexendo no meu estômago
Parece que tem algo mexendo no meu estômago

Voltar ao topo da página