Partilhar

Estômago pulsando: causas e soluções

Estômago pulsando: causas e soluções

As palpitações no estômago são um sintoma bastante normal e frequente em muitas pessoas. O caso é que estas palpitações podem estar relacionadas com uma grande quantidade de condições, razão pela qual quase todos nós já a sentimos em algum momento de nossa vida.

Você está sofrendo com esse sintoma e quer saber porque você sente o estômago pulsando? Você deve saber que a maioria das causas não representa nenhum problema grave de saúde, de qualquer forma, no seguinte artigo do ONsalus vamos te explicar quais são suas possíveis causas e o que fazer perante a dúvida: estômago pulsando, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Sensação de estômago cheio: causas

Meu estômago está pulsando, o que pode ser?

Essas são as possíveis causas de estômago pulsando:

  • Gases
  • Nervosismo
  • Batimento epigástrico
  • Aneurisma da aorta
  • Gravidez
  • Ovulação
  • Má postura
  • Exercícios abdominais

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos fatores que poden provocar essa sensação de pulsação na barriga.

Estômago tremendo: gases

Os espasmos ou palpitações no estômago, na maioria das vezes, estão muito relacionados com problemas digestivos, más digestões e uma alimentação desequilibrada, todos eles são elementos que podem causar um acúmulo de gases no estômago que, entre outros sintomas, nos causam as palpitações e os espasmos. Dependendo da pessoa, da causa e da gravidade pode se gerar uma leve pulsação mas, em outros casos, esta indigestão pode provocar dor intensa.

A seguir te explicamos algumas das causas que podem provocar palpitações no estômago por gases:

  • Um estresse excessivo pode fazer com que comamos rápido, causando uma tensão estomacal que causa dispepsia.
  • Tomar muitas bebidas gasosas, cafeinadas ou álcool.
  • Estômago irritado devido à doenças como gastrite.
  • Maus hábitos alimentares como comer fora de hora, comer junk food ou comer muito rápido.
  • A ingestão de certos medicamentos.
Estômago pulsando: causas e soluções - Estômago tremendo: gases

Pulsação na boca do estômago: nervosismo

Como explicamos brevemente, o estresse é uma das principais causas que podem provocar palpitações no estômago. A ansiedade é um problema psicológico que se manifesta de forma física de muitas formas diferentes, especialmente, com diferentes sintomas no estômago.

Quando estamos atravessando uma etapa de nervosismo, estresse ou ansiedade, nosso corpo libera uma série de hormônios, como a adrenalina ou o cortisol, que estimulam o funcionamento do estômago e do coração, fazendo com que surjam pulsações, tanto no peito quanto no estômago ou na garganta.

Barriga pulsando do lado esquerdo

Qualquer pessoa pode notar palpitações debaixo da costela esquerda ou na boca do estômago. Estas pulsações podem ser percebidas como um batimento e isto acontece porque realmente são batimentos. Esta pulsação no estômago é conhecida como batimento epigástrico e costuma ser mais comum em pessoas magras. A origem deste batimento se encontra na aorta abdominal, a maior artéria e com maior pulsação de nosso corpo, que cruza a região abdominal e que, de acordo com as condições, é possível notar palpitações no esôfago ou debaixo da costela esquerda, ou seja, barriga pulsando do lado esquerdo.

Deve-se enfatizar que sentir a aorta abdominal pulsando não significa que exista uma condição para a saúde, é algo completamente normal, e que costuma ser sentido por pessoas mais magras. Além disso, se você tem alguma dúvida poderá fazer uma ecografia e, com este exame, descartar qualquer problema.

Pulsação na barriga: aneurisma da aorta

A dilatação desta artéria é conhecida como aneurisma da aorta abdominal, algo que faz com que suas paredes se enfraqueçam. Como explicamos anteriormente, a aorta vai desde o coração e atravessa a região abdominal, e o aneurisma pode acontecer em qualquer região, além disso, o mais normal é que aconteça próximo ao umbigo. Entre seus sintomas encontra-se a sensação de pulsação na barriga ou de estômago pulsando, que podem derivar em pontadas constantes ou intermitentes, mas não só, outros dos principais sintomas são:

  • Sensação de abdômen cheio.
  • Dor em pontadas ou constante.
  • Coloração azulada dos dedos do pé.
  • Problemas para urinar ou defecar.

As causas do aneurisma são de diversos fatores, esses são alguns destes fatores que podem aumentar o risco desta condição:

  • Fumar ou ter fumado regularmente.
  • Sofrer doenças respiratórias como DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica).
  • Antecedentes familiares de aneurisma.
  • Ter mais de 50 anos.
  • Homens têm maior risco.
  • A população caucasiana tem maior risco que outras raças.

Barriga tremendo na zona inferior do abdômen

Barriga pulsando na gravidez

Nas mães de primeira viagem, a barriga pulsando na gravidez ou a sensação de que algo bate na barriga pode ser muito estranha, na verdade, é algo completamente normal e lógico se sabemos o que está acontecendo no nosso próprio corpo durante estes meses. Ali se está gestando uma nova vida, uma coisinha que se move constantemente e, logicamente, a notamos.

Além disso, durante a gravidez, o volume sanguíneo aumenta, assim como a velocidade com que este se desloca, fazendo com que notemos mais as pulsações e a passagem do sangue pelas artérias. Da mesma forma, há grandes alterações hormonais, sobretudo uma grande liberação de progesterona que, muitas vezes, é a causa da sensação dos batimentos na parte baixa do ventre na gravidez.

Palpitações na parte baixa do ventre sem gravidez

Embora as palpitações sejam normais na gravidez, nem sempre é um sinal de que a mulher está grávida. A verdade é que, embora menos, também é muito frequente que afete mulheres durante a ovulação. Dependendo da pessoa, é definida de forma diferente; algumas falam em agitação, outras de toques e algumas mais de espasmos, seja como for, a ovulação é a responsável por esta sensação.

Estômago pulsando: causas e soluções - Barriga tremendo na zona inferior do abdômen

Sinto minha barriga pulsar: má postura

Quando forçamos muito o músculo, seja porque fazemos exercícios em excesso ou porque adotamos uma má postura por muito tempo, é normal que o mesmo esteja fazendo contrações involuntárias, que podemos notar como palpitações que ser notadas como estômago pulsando.

Dependendo do exercício que você tenha feito, sobretudo se fez abdominais ou exercícios com pesos, também é muito provável que esse seja o motivo das contrações, palpitações ou pulsações no ventre. Na maioria das vezes, estas contrações ou espasmos são indolores, embora se o exercício foi realmente intenso possa provocar picadas ou pontadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estômago pulsando: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Estômago pulsando: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Elis Mendonça
Estou com a barriga pulsando do lado direito, o que pode ser?

Estômago pulsando: causas e soluções
1 de 3
Estômago pulsando: causas e soluções

Voltar ao topo da página