Partilhar

Sensação de estômago vazio: causas

 
Por Leonardo Simon. 5 fevereiro 2020
Sensação de estômago vazio: causas

A dor e os incômodos são algo muito particular, cada pessoa as sente de sua maneira e com suas nuances. É por isso que muitas vezes é complicado descrever as sensações que atravessam nosso corpo. A sensação de vazio no estômago é um desses desconfortos difíceis de descrever.

Muitas vezes, quando aparece, a associamos diretamente ao estresse ou ao nervosismo, não obstante, quando acontece de forma recorrente e causa outros sintomas como a dor, é hora de pensar o que é que pode estar causando isso e, se necessário, iniciar um tratamento.

Se você é dessas pessoas que regularmente diz "Sensação de estômago vazio", no seguinte artigo do ONsalus te explicaremos as possíveis causas e o tratamento necessário para cada uma delas.

Também lhe pode interessar: Estômago pulsando: causas e soluções

Sensação de estômago vazio e enjoo: gastrite

A sensação de vazio no estômago é um dos sintomas mais comuns da gastrite. É bastante difícil descrever com precisão como é esta sensação, mas se trata de um vazio e sensação de queimação que podem surgir tanto de dia quanto de noite e que é muita incômoda para a pessoa que a sofre.

O que causa este vazio é que a mucosa que recobre o estômago está irritada, uma condição que conhecemos medicamente pelo nome de gastrite. A gastrite pode ter diversas causas:

  • Uma infecção bacteriana por Helicobacter Pylori.
  • Uma má alimentação na qual predominem gorduras ou álcool.
  • O uso de medicamentos irritantes para o estômago.

Contudo, além da sensação de estômago vazio, existem mais sintomas causados pela gastrite que podem te ajudar a identificar esta condição. A seguir comentamos os mais comuns:

  • Febre
  • Vômitos e náuseas
  • Tonturas
  • Tremores
  • Calafrios

Se você sente algum destes sintomas recomendados que visite o médico o quanto antes, deste modo poderá iniciar rapidamente um tratamento e evitar que esta condição piore e se torne ainda mais difícil de ser tratada.

Sensação de estômago vazio: causas - Sensação de estômago vazio e enjoo: gastrite

Sensação de estômago vazio depois de comer: úlcera

Quando a sensação de vazio ou queimação no estômago surge depois das refeições, sobretudo durante a noite, e te impede de conciliar corretamente o sono, é muito comum comum que se trate de uma úlcera gástrica.

Quando falamos de úlcera gástrica nos referimos a uma brecha ou ferida na parede que reveste o estômago causada pela ação dos sucos gástricos. O primeiro sintoma desta condição é a dor que ela causa, uma dor que pode ser muito variável entre paciente e, inclusive, para a própria pessoa. Muitas vezes, ao invés de sentir dor, esta sente uma queimação ou vazio no estômago, que pode ser notada durante toda a noite, podendo ir aparecendo e desaparecendo de forma intermitente e também pode ser notada depois de comer, quando começa o processo de digestão.

Entres as causas mais comuns da úlcera gástrica encontramos:

  • Infecção por Helicobacter Pylori, que costuma ser a principal causa.
  • O uso frequente de anti-inflamatórios, por exemplo, os AINEs.
  • Estresse e ansiedade crônica.
  • Uma má alimentação ou o abuso de bebidas alcoólicas.

Sensação de estômago vazio por refluxo

A ERGE, as siglas pelas quais conhecemos a doença por refluxo gastroesofágico, é uma condição que se manifesta basicamente durante o processo da digestão. Em um corpo saudável, a abertura do esfíncter se abre quando estamos comendo permitindo a passagem dos alimentos até o estômago e depois se fecha para impedir que esta comida possa voltar ao esôfago.

As pessoas afetadas pela ERGE têm as funções deste esfíncter debilitadas, por isso que é normal que os conteúdos do estômago - assim como os ácidos estomacais - voltem às vias superiores, causando acidez estomacal e outros sintomas como a sensação de estômago vazio ou a necessidade de comer constantemente. Outros dos sintomas mais comuns são:

  • Náuseas e vômitos
  • Regurgitação
  • Faringite
  • Aperto na garganta

Embora existam certas condições como a gravidez, que pode causar esta condição, na maioria dos casos se deve aos maus hábitos de vida e obesidade. É por isso que a maioria destes casos podem ser tratados, simplesmente, adotando uma dieta correta, na qual se evite consumir álcool, fumar e ingerir alimento gordurosos. Somente nos casos mais graves é necessário fazer uma cirurgia.

Sensação de estômago vazio e fraqueza: ansiedade

No entanto não são apenas problemas sistêmicos que podem causar a sensação de estômago vazio estômago. Mente e estômago estão muito conectados, por isso é bastante normal que pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou estresse crônico manifestarem problemas gastrointestinais. Certamente que alguma vez em que ficou muito nervoso, notou a sensação de nervosismo no estômago, e se ficamos muito tempo neste estado, não é de estranhar que possam aparecer outros sintomas mais graves.

Estes sintomas costumam ser:

  • Dor abdominal
  • Sensação de aperto na garganta
  • Refluxo gastroesofágico
  • Sensação de vazio

Além disso, outra coisa que devemos saber é que é muito normal que surja ansiedade por comer, algo que nos predispõe mais a consumir produtos gordurosos que, por sua vez, também podem nos causar certas alterações gastrointestinais.

Sensação de vazio no estômago: hérnia de hiato

Conhecemos pelo nome de hiato a abertura do diafragma, o músculo que separa o abdômen e o tórax e que utilizamos para poder respirar. O hiato é uma abertura natural do diafragma, que é um músculo encarregado por separar o tórax e o abdômen e é utilizado para a respiração. Por sua vez, a hérnia de hiato é uma condição causada pelo deslizamento de uma parte do estômago através do hiato.

Principalmente, a hérnia de hiato se deve a condições como fazer muita força ou fazer muita tensão muscular, a idade ou tossir violentamente, coisas que causam sintomas como o vazio no estômago e a dor abdominal. Contudo em muitos casos a hérnia transcorre de forma assintomática, isto é, pode passar muito tempo até que a pessoa note que a tenha. No entanto, quando os primeiros sintomas aparecem, a sensação de vazio é geralmente uma, além de refluxo gastroesofágico e distensão abdominal.

Em geral, mudar certos aspectos no estilo de vida da pessoa - sobretudo no que se refere a alimentação - podem ajudar a atenuar os sintomas mais incômodos desta condição. Contudo, em certos casos, dependendo da gravidade da hérnia, é possível que seja aconselhado realizar a operação de hérnia de hiato.

Sensação de estômago vazio: causas - Sensação de vazio no estômago: hérnia de hiato

Conselhos para a sensação de estômago vazio

Tendo em conta a grande quantidade de condições e lesões que podem causar este sintoma, não é possível dar um tratamento específico. Primeiramente você deve visitar um médico para que ele possa fazer uma análise que permita diagnosticar corretamente qual condição que está te causando esta sensação. Contudo, podemos te dar alguns conselhos e medidas que você pode fazer para prevenir este sintoma ou, ao menos, para aliviá-lo um pouco:

  • Quando aparecer esta sensação, tome um copo de água com mel. É importante que seja água morna, nem fria e nem quente.
  • Você também pode tomar um suco de cenoura.
  • A água de coco é outra das bebidas que pode te ajudar a acalmar esta sensação.
  • Entre as infusões que podem te dar um resultado melhor, encontramos o gengibre e o aloe vera.
  • As frutas mais recomendadas são as peras e o mamão.
  • Por outro lado, você deve evitar consumir alimentos que possam ser agressivos para o seu estômago, como por exemplo, o álcool e os alimentos gordurosos.

Sensação de estômago vazio pode ser gravidez?

Embora não esteja entre os sintomas mais comuns, é verdade que algumas mulheres que ficaram grávidas podem sentir um vazio no estômago como consequência desta gravidez. Contudo, apenas com este sintoma não podemos afirmar que esteja grávida. Assim, é necessário levar em conta outros dos possíveis sintomas e, em caso de dúvida, realizar um teste de gravidez e ir ao ginecologista para que ele faça os exames necessários.

Entre os primeiros sintomas da gravidez que você pode notar junto da sensação de estômago vazio, se encontram:

  • Seios inchados.
  • Seios sensíveis.
  • Náuseas e vômitos, sobretudo pela manhã.
  • Muito cansaço.
  • Aumento da vontade de urinar.
  • Sensibilidade à odores.
  • Alterações no humor.
  • Sangramento vaginal ou sangramento de implantação.
  • Tonturas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de estômago vazio: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Sensação de estômago vazio: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Sensação de estômago vazio: causas
1 de 3
Sensação de estômago vazio: causas

Voltar ao topo da página