Doenças de estômago

Como fazer soro para beber caseiro

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 24 março 2023
Como fazer soro para beber caseiro

Uma das consequências mais comuns da gastroenterite com vômitos ou diarreia é a desidratação, causada pela falta de água e falta de minerais no corpo. A maioria de nós sabe da importância de beber água quando estamos nesta situação, mas às vezes isto não é suficiente.

A maneira mais recomendada para combater a desidratação é o soro, um líquido que ajuda a repor a água e os nutrientes perdidos e que pode ser ingerido por via oral. Este produto geralmente pode ser encontrado em qualquer centro de saúde, mas ainda assim é muito fácil de preparar em casa. Na ONsalus mostraremos a você como fazer soro para beber caseiro.

Também lhe pode interessar: Estômago pulsando: causas e soluções

Sintomas de desidratação

Antes de começarmos, achamos que seria uma boa ideia te informar sobre os sintomas que podem ocorrer em uma situação de desidratação, para que seja mais fácil para você identificá-lo. Tenha em mente que, além da gastroenterite viral ou intoxicação alimentar, o corpo também pode ficar desidratado devido ao excesso de calor. A desidratação severa em um adulto é geralmente caracterizada por:

  • Boca seca e sede.
  • Cansaço, fadiga e sonolência.
  • Tonturas e dores de cabeça.
  • Pressão baixa e às vezes desmaio.

Para aliviar estes sintomas será necessário repor água e minerais suficientes, e o soro oral é ideal para isto, já que neste estado o organismo está enfraquecido e isto torna difícil a ingestão de alimentos.

Como fazer soro para beber caseiro - Sintomas de desidratação

Receita de soro para beber caseiro

Se você quer saber como fazer soro caseiro, a receita de soro para beber é muito simples e não requer muitos ingredientes ou ferramentas:

  1. Primeiro, prepare 1 litro de água em uma garrafa ou jarra. Aconselhamos o uso de água filtrada, mas se você optar pela água da torneira, comece fervendo-a, para que você elimine quaisquer elementos que possam piorar seu estado.
  2. Uma vez que a água esteja no recipiente, adicione o suco de um limão. Esta fruta adicionará as vitaminas necessárias à mistura e também um sabor mais agradável.
  3. Em seguida, acrescente uma colher de chá de sal e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Estes dois ingredientes nos permitirão recuperar todos os sais minerais perdidos durante o vômito e a diarreia. Entretanto, é claro que esta mistura pode ser prejudicial em pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos, portanto, nestes casos, é melhor consultar um médico.
  4. Finalmente, acrescente uma colher cheia de açúcar; isto irá adoçar o sabor do soro e fornecer glicose, que também é essencial.
  5. Mexa bem os ingredientes para garantir que tudo esteja misturado corretamente. Isto será mais fácil em uma jarra, especialmente com uma colher de madeira fina.

Uma vez que você tenha sua mistura, você deve bebê-la várias vezes ao dia para se sentir melhor. Intercale um copo de soro e copo de água, para que ao final do dia você tenha bebido no mínimo dois litros de água. O soro não só ajudará a te reidratar, mas também ajudará a tratar a gastroenterite e a melhorar sua saúde.

Agora que você já sabe como fazer soro para beber caseiro a partir de uma receita simples e rápida, não perca este outro artigo no qual falamos sobre os benefícios e apresentamos uma receita de água de arroz para diarreia.

Como fazer soro para beber caseiro - Receita de soro para beber caseiro

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer soro para beber caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer soro para beber caseiro