Partilhar

Hemorroida sangrando: o que fazer

 
Por Ana Ferraz. 28 maio 2019
Hemorroida sangrando: o que fazer

As hemorroidas são uma dilatação de um conjunto de veias e artérias que se encontram situadas na parte interna do ânus e que tem um formato de bolsas. Essas dilatações são um resultado de uma acumulação de sangue que pode ser produzida devido a inúmeras circunstâncias e que, em determinados momentos, podem surgir na parte externa do corpo e produzir dor e desconforto que precisam ser tratados.

Mesmo que a hemorroida tenha sintomas distintos para cada pessoa, o sangramento é um dos principais, podendo estar ou não presente. No entanto, uma hemorroida sangrando é algo que costuma ser doloroso, já que o tecido da área reto-anal está muito mais sensível. Assim, para saber mais sobre porque, por exemplo, "encontro sangue nas fezes", leia esse artigo do ONsalus sobre o que fazer com hemorroida sangrando.

Também lhe pode interessar: Como curar hemorróidas externas rapidamente

Hemorroida sangrando: causas

Como já falamos um pouco sobre o que é hemorroida, vamos explicar agora o que pode causar hemorroida e, especialmente, hemorroida com sangue. Hemorroidas são alterações comuns resultado de um aumento de pressão no ânus, o que pode ser causado por diversas situações, como:

  • Gravidez.
  • Parto.
  • Sofrer de constipação com frequência.

Essa pressão faz com que os tecidos e as veias existentes nessa região do corpo se inchem, o que pode fazer com que elas sangrem, principalmente quando se defeca. Mesmo assim, o desenvolvimento das hemorroidas também é possível se a pessoa costumar ficar longos períodos de tempo sentada ou se tiver outras patologias, como a cirrose hepática.

Esse inchaço no ânus pode ocorrer interna ou externamente. A hemorroida interna se localiza dentro do ânus, mas também pode chegar a aparecer externamente quando é muito grande de tamanho. O maior problema desses casos é o sangramento, que é muito frequente especialmente nas evacuações. Assim, com hemorroidas internas é comum notar fezes com sangue.

Se você estiver curioso sobre esse assunto em específico leia a nossa matéria sobre "sangue nas fezes, o que pode ser", na qual que te daremos todas as respostas.

Já as hemorroidas externas se encontram, como o nome já diz, na parte externa do ânus e podem provocar certas dificuldades na hora de limpar a região após defecar. Também existe a possibilidade de se formarem coágulos de sangue em hemorroidas externas, o que pode ser muito doloroso.

Hemorroida sangrando: o que fazer - Hemorroida sangrando: causas

Sintomas de hemorroidas

Como em várias outras doenças, cada paciente com hemorroidas tem um quadro de sintomas distinto. E ter uma hemorroida sangrando é um dos sintomas que podem resultar dessa patologia. No entanto, ter hemorroidas sangrando também podem levar ao desenvolvimento de outras condições médicas. A seguir, te explicaremos os dois.

Sintomas de hemorroida

Os principais sintomas das hemorroidas são:

  • Coceira anal.
  • Sangramento de cor vermelho vivo que provém do reto.
  • Dor anal, especificamente na fissura anal, após longos períodos sentados.
  • Grande desconforto durante as evacuações.
  • Protuberâncias duras e sensíveis ao toque que podem ser encontradas no ânus, externa ou internamente, ou ao redor do mesmo.

Hemorroida sangrando: no que pode resultar

Ter uma hemorroida sangrando significa que as acumulações de sangue, que podem aumentar de tamanho, se colapsam principalmente quando é necessário realizar um grande esforço físico, como na hora de defecar. Nessa situação, então, a hemorroida se rompe pela pressão exercida sobre ela, causando uma forte dor acompanhada geralmente por um sangramento. Assim, uma hemorroida sangrando deve ser tratada o quanto antes para que não se fissure nenhuma parte do ânus e para que você possa continuar a levar uma vida normal sem dor e desconforto.

Além disso, se o sangramento provocado pelas hemorroidas persistir por um tempo prolongado, é possível que alguns pacientes passem a apresentar períodos de anemia. Isso torna mais indispensável ainda realizar uma consulta médica para solucionar o transtorno.

Hemorroida sangrando: o que fazer - Sintomas de hemorroidas

Hemorroida sangrando: tratamento

O tratamento para hemorroida sangrando é muito parecido com ao tratamento para hemorroidas normais, no entanto, em todos os casos, é necessário consultar um especialista para que ele possa examinar corretamente o problema e te oferecer o melhor tratamento dependendo de cada caso.

Hemorroida sangrando: tratamento farmacológico

O tratamento para hemorroida costuma incluir o uso tópico de cremes e outros medicamentos corticóides que podem ser comprados facilmente em farmácias e que reduzem o inchaço e o desconforto na região. Estes podem ser combinados, muitas vezes, com uma pomada para hemorroida que contenha lidocaína, substância que funciona como anestésico local e que assim ajuda a diminuir a dor.

Outras pomadas próprias para a condição podem ter propriedades adstringentes, lubrificantes, esteroides e flavonoides, diminuindo o tamanho das hemorroidas e funcionando como anti-inflamatórios locais, por exemplo. Além disso, amaciadores de fezes e laxantes também são úteis para que não se tenha que fazer muito esforço na hora das evacuações e para também combater a constipação.

Remédio caseiro para hemorroida sangrando

Também são possíveis realizar alguns tratamentos e remédios caseiros para combater, ou ao menos aliviar, os sintomas da hemorroida sangrando. Os principais são:

  • Banhos de assento para hemorroida com água morna de 2 a 3 vezes por dia para diminuir o desconforto da região.
  • Remédio caseiro para hemorroida com vinagre de maçã. Para saber mais como realizar os tratamentos com essa substância fácil e barata de se comprar leia na nossa matéria: Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar.
  • Compressas de gelo ou de água gelada de 3 a 4 vezes por dia para aliviar a dor e a inflamação das hemorroidas.
  • Remédio caseiro para hemorroida com glicerina e sais de Epsom de 2 a 3 vezes por dia.
  • Óleo essencial de mirto de 2 a 3 vezes por dia para diminuir a coceira, a irritação e o sangramento das hemorroidas.
  • Uso de almofadas "anti-hemorroidas" para evitar o contato das hemorroidas com a superfície na qual se for sentar, o que ajuda a diminuir a dor.

Saiba mais sobre esses tratamentos caseiros para hemorroidas no artigo "Como curar hemorroidas externas rapidamente".

Hemorroida sangrando: cuidados com higiene pessoal

Por outro lado, também existem algumas coisas simples que podem ser feitas em casa em relação à higiene pessoal e que podem te ajudar a acalmar os sintomas das hemorroidas, principalmente se são hemorroidas sangrando. Entre elas te aconselhamos as seguintes:

  • Utilizar roupas íntimas de algodão.
  • Evitar papel higiênico perfumado.
  • Não coçar a região afetada.
  • Limpar corretamente toda a área após defecar.

Hemorroida sangrando: outros cuidados

Além dos tratamentos farmacológicos, dos remédios caseiros e dos cuidados com a higiene pessoal, também há alguns outros conselhos que podemos te dar para aliviar os sintomas das hemorroidas. Estes são:

  • Beber bastante água durante o dia.
  • Manter uma alimentação saudável com frutas e verduras e, principalmente, rica em fibras.
  • Evitar o consumo de comidas gordurosas ou que podem causar gases.
  • Praticar exercícios físicos para evitar a constipação.

Hemorroidas externas trombosadas: tratamento

Em alguns casos mais sérios, as hemorroidas não conseguem ser devidamente tratadas apenas com as soluções apresentadas acima. Quando os episódios são graves e recorrentes ou se trata de hemorroidas externas trombosadas, ou seja, hemorroidas que contam com a formação de coágulos que não permitem com que as mesmas reduzam de tamanho, a solução é cirúrgica.

Nesses casos, o tratamento definitivo, então, é uma cirurgia, que pode ser a escleroterapia, a ablação por radiofrequência, a ligadura elástica ou a coagulação infravermelha.

Se você ainda deseja ter mais informações sobre hemorroidas, não deixe de ler o artigo "Hemorroidas: tipos, sintomas e tratamentos".

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hemorroida sangrando: o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • ANSARI, Parswa. Hemorroidas. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/dist%C3%BArbios-anorretais/hemorroidas>. Acessado em: 24 de maio de 2019.
  • GOTTER, Ana; MORELL, Kelly. Healthline. How to Manage Bleeding Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/bleeding-hemorrhoid>. Acessado em: 24 de maio de 2019.
  • RUGGERI, C. How to get rid of hemorrhoids. Disponível em: <https://draxe.com/how-to-get-rid-of-hemorrhoids/>. Acessado em: 24 de maio de 2019.

Escrever comentário sobre Hemorroida sangrando: o que fazer

O que lhe pareceu o artigo?

Hemorroida sangrando: o que fazer
1 de 3
Hemorroida sangrando: o que fazer

Voltar ao topo da página