Partilhar

Como curar hemorróidas externas rapidamente

 
Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 15 maio 2019
Como curar hemorróidas externas rapidamente

Todos nós já conhecemos alguém que, em algum momento sofreu de hemorróidas ou pode acontecer que nós mesmos sofremos desse problema. Esta condição causa dor no ânus, de intensidade variável, que pode inclusive ser incapacitante.

O caso das hemorróidas externas é muito particular pois, além de serem as mais frequentes, são as que produzem mais sintomas. Vários tipos de tratamentos médicos e caseiros foram criados para contribuir com a rápida resolução das hemorróidas externas inflamadas, acalmando assim a dor e evitando o desconforto que geram, além das complicações das mesmas.

Neste artigo do ONsalus, explicaremos os conceitos mais importantes da hemorroida propriamente dita e mostraremos os melhores tratamentos e remédios para saber como curar as hemorróidas externas rapidamente.

Também lhe pode interessar: Hemorroida sangrando: o que fazer

Hemorroida externa: sintomas

As hemorróidas são definidas como "almofadas normais de tecido que se enchem com vasos sanguíneos e se encontram na extremidade do reto, dentro do ânus"[1]. Ao redor do ânus, a extremidade mais distante do reto, está localizado o plexo venoso hemorroidal o qual, junto com o músculo chamado esfíncter do ânus, é encarregado de regular o movimento desta porção do aparelho digestivo.

Todos nós temos hemorróidas, estas são uma formação anatômica normal, mas em determinadas situações este tecido aumenta de tamanho devido ao acúmulo de sangue nesta região, consequentemente causando os sintomas.

Existem dois tipos de hemorroida: a hemorroida interna e a hemorroida externa. As externas são as que causam mais manifestações de dor e são as mais evidentes, pois são massas palpáveis, dolorosas ou não, na borda externa do ânus.

O grau de “inflamação” das mesmas dependerá do acúmulo de sangue gerado nesta área, a qual é a manifestação da insuficiência venosa.

Como curar hemorróidas externas rapidamente - Hemorroida externa: sintomas

Hemorroida externa: tratamento

Não existe um único tratamento definitivo para curar hemorróidas externas, na verdade se utilizam combinações de medicamentos para conseguir o efeito desejado: acalmar a dor e reduzir seu tamanho. Continue lendo para descobrir o que é bom para hemorroida.

Analgésicos anti-inflamatórios

O uso de analgésicos anti-inflamatórios contribui para diminuir o quadro de dor e, mesmo que levemente, a reduzir o tamanho das hemorróidas inflamadas, permitindo assim a possibilidade de que a pessoa possa continuar com suas atividades normais, no caso do quadro ser moderado ou grave.

Pomada para hemorroida externa

Alguns cremes são utilizados para aliviar os sintomas. Estes são elaborados a partir de misturas variáveis de:

  • Adstringentes, que ajudariam parcialmente com a redução do tamanho.
  • Anestésicos tipo lidocaína, para reduzir a dor de forma local.
  • Flavonoides, que aumentam o tônus venoso e melhoram a drenagem linfática.
  • Esteroides, que agiriam como anti-inflamatórios locais.
  • Lubrificantes, que facilitariam as evacuações enquanto as hemorróidas estiverem inflamadas.

No caso de episódios graves recorrentes ou de hemorroidas externas trombosadas (formação de um coágulo que não permite a redução das mesmas), o tratamento definitivo é a cirurgia, existindo para isto várias técnicas: ligadura elástica, escleroterapia, coagulação infravermelha, ablação por radiofrequência, entre outras.

Remédios caseiros para hemorroida externa

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a curar as hemorróidas externas rapidamente, são recomendações que, de forma geral, são feitas a fim de aliviar os sintomas até que as hemorróidas recuperem seu tamanho normal.

Banhos de assento para hemorroida

Consiste em fazer banhos de assento colocando água morna em um recipiente, no qual se pode adicionar 1 ou 2 colheres de sais de Epsom. São feitas preferencialmente quando existe suspeita de trombose das hemorróidas.

Você deve se sentar nesta água durante 10 a 15 minutos, duas ou três vezes ao dia.

Frio local

O princípio contrário aos banhos de assento ajuda a aliviar rapidamente a dor e a inflamação das hemorróidas.

Você pode colocar compressas com água muito fria ou gelo local (dentro de uma bolsa para gelo, nunca diretamente devido ao risco de queimadura) durante 10-15 minutos, de três a quatro vezes ao dia, de acordo com seu nível de tolerância.

Sais de Epsom e glicerina

Faça um preparo misturando 1 ou 2 colheres de sais de Epsom com 1 ou 2 colheres de glicerina.

Aplique-o colocando uma gaze embebida nesta solução sobre as hemorróidas e deixando-a na zona afetada de 15 a 20 minutos, duas a três vezes ao dia.

Óleo essencial de mirto

É extraído do Myrtus communis e você pode utilizá-lo da mesma forma que os sais de Epsom com glicerina.

Ajuda a melhorar rapidamente a dor, a irritação, o sangramento e a coceira.

Uso de almofada ou almofada “anti-hemorróidas”

Além de servir como prevenção eficaz, te ajudará muito com a dor que provocam as hemorróidas inflamadas, te permitindo mantê-las suspensas e evitando o contato das mesmas com as superfícies onde sentar.

Como curar hemorróidas externas rapidamente - Remédios caseiros para hemorroida externa

Como curar hemorróidas externas rapidamente

Outros conselhos para desinflamar hemorróidas externas rapidamente e evitar que voltem a aparecer são os seguintes:

  • Beber bastante água durante o dia.
  • Modificar os hábitos alimentares, incluindo alimentos ricos em fibras. Só estas duas simples medidas já evitarão a inflamação frequente das hemorróidas.
  • Evitar o consumo de alimentos que causam gases e comidas gordurosas.
  • Não demorar na hora de ir ao banheiro para defecar.
  • Usar amolecedores de fezes para que a evacuação seja mais fácil.
  • Praticar exercícios físicos para evitar a constipação.
  • Evitar levantar muito peso e não fazer muita força durante a defecação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar hemorróidas externas rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. Ruggeri, C. (9 de noviembre de 2016). How to get rid of hemorrhoids, de Dr. Axe: https://draxe.com/how-to-get-rid-of-hemorrhoids/

Escrever comentário sobre Como curar hemorróidas externas rapidamente

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar hemorróidas externas rapidamente
1 de 3
Como curar hemorróidas externas rapidamente

Voltar ao topo da página