Hemorroidas

Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 25 agosto 2021
Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?

Esta é uma das perguntas mais realizadas por pessoas que sofrem de trombose hemorroidária, uma condição que surge frequentemente, sendo uma lesão dolorosa e limitante no dia a dia.

Pode surgir por sofrer de prisão de ventre crônica, por passar muito tempo sentado ou, repentinamente, sem uma causa aparente. Apesar da grande dor que pode causar, não é grave e pode ser tratada em pouco tempo com o tratamento adequado.

Então, afinal, em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece? Continue lendo este artigo do ONsalus para descobrir a resposta e ter mais informações sobre este assunto.

Também lhe pode interessar: Como curar hemorróidas externas rapidamente

Índice

  1. Como saber se é uma trombose hemorroidária
  2. Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?
  3. Como curar a trombose hemorroidária

Como saber se é uma trombose hemorroidária

A presença de uma trombose hemorroidária é bastante característica: aparece um nódulo próximo ao ânus acompanhado de dor aguda. Esta lesão ocorre pelo surgimento de um coágulo de sangue dentro da veia hemorroidal, o que causa a obstrução do fluxo sanguíneo e provoca uma inflamação nos tecidos da região anal.

Normalmente, as hemorroidas não doem, a dor indica que ela está trombosada, ou seja, que o fluxo de sangue foi cortado. Muitas vezes, se este tipo de hemorroida se torna uma úlcera, pode causar sangramento retal.

As tromboses hemorroidárias aparecem como nódulos de cor azulado escuro, uma coloração que se deve à presença de um coágulo de sangue no interior de um vaso sanguíneo. Além de seu aspecto, tais tromboses vêm acompanhadas de alguns sintomas como:

  • Coceira intensa na região anal.
  • Dor intensa ao se sentar, defecar ou caminhar.
  • Vermelhidão na área onde está a hemorroida.
  • Sangramento ao defecar.

Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?

Se você está sofrendo com esta condição e se pergunta em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece, saiba que muitas tromboses hemorroidárias podem desaparecer com o passar de poucas semanas, sendo muito provável que melhorem depois de 2 dias e, em alguns casos, melhorem sozinhas.

A dor de uma trombose hemorroidária deve melhorar em cerca de 7 a 10 dias sem ter feito nenhum procedimento cirúrgico.

Normalmente, leva um período de 2 semanas até que o nódulo diminua seu tamanho completamente.

Em alguns casos, o corpo se encarrega de absorver o coágulo da trombose hemorroidária para que desta forma possa melhorar sozinha.

Se você superou uma trombose hemorroidária, pode ir retomando suas atividades na medida do possível. Evite fazer tarefas extenuantes ou que te causem algum mal-estar.

Saiba que não é preciso fazer o acompanhamento desta condição para prevenir seu aparecimento. Ter uma alimentação saudável rica em fibras, além de suplementos para prevenir a constipação é suficiente, já que a fibra suaviza as fezes e permite uma fácil evacuação. Para isso, é necessário manter uma dieta baseada em frutas, verduras e cereais integrais em abundância. No seguinte artigo mostramos quais alimentos é melhor evitar para hemorroidas.

Também é essencial tomar bastante água, pelo menos 8 copos por dia. Com isto, você evitará a constipação além do esforço causado pelas hemorroidas.

Lembre-se, ainda, de fazer exercícios físicos diariamente para ter um melhor funcionamento intestinal.

Como curar a trombose hemorroidária

Para curar uma trombose hemorroidária é preciso aliviar a dor, para isso, você precisará de ajuda médica e seguir as indicações do médico do jeito que forem te passadas.

Dependendo das condição da trombose hemorroidária, pode haver duas vias de tratamento:

  1. Remoção da hemorroida.
  2. Esperar que desapareça.

Em pessoas que apresentem dor intensa, o médico recomendará a remoção cirúrgica do coágulo de sangue, o qual será feito dentro das primeiras 24 a 48 horas após seu começo. Este procedimento é simples e é conhecido como trombectomia, podendo ser feito em consultório. A técnica em questão consiste em realizar uma incisão na hemorroida com o propósito de drenar o sangue preso, não sendo necessário o uso de anestesia.

Em seguida, a pessoa pode ser tratada com medidas conservadoras como, por exemplo, aumentar a ingestão de líquidos, de 6 a 8 copos de água por dia, e de fibra dietética (mais de 30 gramas diariamente), a fim de evitar a constipação.

Além disso, é recomendada a ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios, seja tomados por via oral ou na forma de cremes, loções ou gel para seu uso local:

  • Tylenol.
  • Naproxeno.
  • Ibuprofeno.

Também é recomendável fazer banhos de assento para diminuir a dor local e o inchaço.

Agora que você já sabe que a hemorroida externa trombosada desaparece em poucos dias ou semanas, recomendamos a leitura deste outro artigo do ONsalus sobre os tipos de hemorroidas, seus sintomas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Amarillo, H. R., & Amarillo, H. A. (2009). Hemorroides y sus complicaciones. E. d.
  • Angulo, A. H., & Alonso, T. F. Puntos clave.
  • Barneth, R. C. (1990). Hemorroides externas trombosadas: tratamiento en el consultorio. Trib. méd.(Bogotá), 111-5.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Em quanto tempo a hemorroida externa trombosada desaparece?