Congestão nasal

Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 30 julho 2023
Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer

Não respirar adequadamente devido a um nariz entupido é um desconforto muito incômodo que afeta o descanso noturno, o desempenho no trabalho e a rotina diária, em geral. Essa situação tende a ser comum em climas chuvosos e úmidos, quando resfriados e gripes são comuns. No entanto, quando o nariz está constantemente entupido e dificulta a respiração, está geralmente associado a patologias mais delicadas, como rinite, pólipos nasais, sinusite, entre outras, que podem desencadear infecções devido ao acúmulo de muco e secreções no interior das narinas. Portanto, é essencial tratar essas condições adequadamente para evitar complicações e danos irreversíveis.

Se você quer saber por que seu nariz está entupido e tem dificuldade de respirar, continue lendo este artigo do ONsalus, descubra as principais causas e o que fazer para aliviar esse desconforto.

Índice

  1. Desvio do septo nasal
  2. Rinite crônica
  3. Pólipos nasais
  4. Sinusite
  5. Remédios caseiros para nariz entupido

Desvio do septo nasal

O desvio de septo nasal é um dos motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem respirar adequadamente, pois o nariz fica bloqueado porque a parede que separa as narinas é curvada para um lado, minimizando o espaço para a passagem do ar.

Esse desvio geralmente bloqueia parcialmente um lado do nariz, reduzindo o fluxo de ar para dentro e para fora, dificultando a respiração da pessoa. Quando o desvio é grave, ele pode afetar até mesmo o assoalho da narina, obstruindo ainda mais o fluxo de ar, e é muito perceptível durante o sono e qualquer atividade física.

Tratamento

Essa situação merece necessariamente a avaliação de um otorrinolaringologista, pois se ocorrer com frequência e se tornar crônica, o especialista geralmente sugere a realização de uma cirurgia conhecida como septoplastia.

Rinite crônica

Você pode ficar constantemente com nariz entupido e dificuldade para respirar devido à rinite crônica, que tem a ver com uma inflamação generalizada da mucosa nasal. É como ter uma gripe de longa duração, mas que não melhora com o tempo. Essa inflamação desenvolve congestão nasal significativa devido às secreções nasais produzidas, obstruindo o fluxo adequado de ar para a respiração, acompanhada de sintomas adicionais, como espirros, coceira no nariz e lacrimejamento.

Esse tipo de rinite pode ser alérgico ou não alérgico, pois está associado a certas doenças das vias aéreas, como a asma.

Tratamento

A princípio, a rinite é tratada com a aplicação de sprays de corticosteroides em cada narina, aproximadamente a cada 12 horas durante 7 dias, e anti-histamínicos para reduzir os espirros e a coceira.

Em situações específicas, quando os sintomas não melhoram com o tratamento oral e tópico, o especialista pode considerar a cirurgia de cornetos, um tratamento minimamente invasivo.

Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer - Rinite crônica

Pólipos nasais

Os pólipos nasais são nódulos pequenos, macios e benignos que ficam dentro das passagens nasais e dos seios nasais. Trata-se de uma condição inflamatória que está geralmente associada à asma, alergias e distúrbios imunológicos.

Geralmente não causam dor, mas quando crescem, tendem a obstruir as passagens nasais e causar problemas respiratórios, congestão constante, muco pesado, diminuição do olfato e do paladar.

Tratamento

O tratamento para pólipos nasais é inicialmente baseado em medicamentos corticosteroides tópicos e orais.

Nas situações em que não há melhora com esse tipo de tratamento e a obstrução é completa com infecção crônica, o otorrinolaringologista pode recomendar a cirurgia nasossinusal para limpar a área afetada e abrir os seios nasais.

Neste outro artigo falamos sobre o nariz escorrendo e espirros ao acordar, suas causas e tratamento.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação crônica persistente da mucosa das narinas e dos seios paranasais, onde se acumulam secreções e fluidos, quase sempre infectados por microorganismos patogênicos.

Essa condição interfere na drenagem do muco, fazendo com que o nariz fique congestionado, dificultando a respiração adequada.

Além da secreção pós-nasal, as pessoas que sofrem de sinusite apresentam dor e sensibilidade ao redor dos olhos, bochechas e nariz, fadiga e desconforto na cabeça.

Tratamento

Em casos de sinusite, o médico geralmente prescreve tratamento com corticosteroides, antibióticos e sprays nasais. Em algumas circunstâncias, o especialista pode considerar a cirurgia sinusal se houver obstrução significativa.

Conheça remédios caseiros para a sinusite.

Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer - Sinusite

Remédios caseiros para nariz entupido

Se você sofre com o nariz entupido com dificuldade de respirar de forma recorrente, saiba que alguns remédios caseiros podem ajudar a desentupir o nariz, removendo e expelindo o excesso de muco e secreções, descongestionando-o. Aqui estão alguns deles:

Lavagens nasais

As lavagens nasais são eficazes e simples de fazer. Para fazê-las, você só precisa de uma seringa de 5 ou 10 cc sem agulha e uma solução morna de água filtrada com sal ou solução salina a 0,9%.

A seringa é preenchida com essa solução e inserida em uma narina, permitindo que o líquido flua para fora da outra narina. Em seguida, faça o mesmo com a outra narina e repita mais duas ou três vezes.

Inalação de vapores de eucalipto

Esse remédio também é ótimo para diluir as secreções do nariz e desobstruí-lo. Para isso, coloque 3 gotas de óleo de eucalipto em 500 ml de água fervente e inale os vapores por cerca de 5 minutos. Esse remédio deve ser usado a partir dos 12 anos.

Gengibre

A raiz de gengibre, por suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a descongestionar o nariz e a drenar o muco.

É simples de preparar: coloque 4 fatias de gengibre fresco em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos, depois tome em goles.

Além disso, essa infusão é eficaz se você colocar compressas com ela no nariz e na testa em intervalos curtos.

Hortelã

Tem um poder expectorante que ajuda a limpar rapidamente o muco e as secreções do trato respiratório. Por esse motivo, recomenda-se tomar chá de hortelã e inalar seu vapor ou colocar compressas mornas dessa infusão no rosto.

Compressas de água morna

Colocá-las localmente no nariz ajuda a abrir as narinas e a desinflar essa área devido ao calor exposto. Recomenda-se molhar uma toalha em água morna, torcê-la e colocá-la sobre o nariz e a testa várias vezes ao dia.

Beba bastante água

Beber esse líquido, pelo menos de 2 a 3 litros por dia, ajuda a diluir e eliminar o muco, melhorando a respiração.

Alimentos ricos em vitamina C

Essa vitamina fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater rapidamente os processos gripais, por isso recomenda-se o consumo de limão, laranja, abacaxi, morango, kiwi e tangerina.

Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer - Remédios caseiros para nariz entupido

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Gómez, A. (2006). Congestión nasal. Disponível: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-congestion-nasal-13083622
  • Cubillo, A. y Ariza, M. (s.f.). Valoración del paciente con rinitis, rinosinusitis y poliposis. Disponível: https://www.neumosur.net/files/publicaciones/ebook/24-RINITIS-Neumologia-3_ed.pdf
  • Mayoclinic. (2020). Sinusitis crónica. Disponível: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/chronic-sinusitis/symptoms-causes/syc-20351661
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Nariz entupido com dificuldade de respirar: por que e o que fazer