Por que sempre tenho o nariz entupido e como desentupi-lo?
O nariz entupido é muito incômodo, pois também pode afetar o olfato, alterar o sabor dos alimentos, causar dor facial e coriza.
Em algumas pessoas, a congestão nasal persiste mesmo que os outros sintomas desapareçam, e é aí que surge a pergunta: "Por que sempre tenho o nariz entupido e como posso desentupi-lo? Existem diferentes causas para a obstrução nasal, desde alergias, pólipos nasais até desvio de septo nasal, entre outras.
Continue lendo este artigo do ONsalus para descobrir por que você sempre tem o nariz entupido e como desentupi-lo de forma eficaz.
Alergias
Os principais sintomas das alergias conhecidas como rinite sazonal ou febre do feno são congestão nasal e coriza constante. Elas causam inflamação da mucosa nasal e até mesmo sintomas de resfriado, como coceira nasal, muco, congestão e espirros.
Tratamento
O tratamento para nariz entupido devido a uma alergia consistirá em evitar o alérgeno que está causando a reação alérgica, além de tratamento farmacológico, como anti-histamínicos e descongestionantes nasais.
Rinite não alérgica
A congestão nasal, causada pela rinite não alérgica, ocorre quando a inflamação faz com que o fluido se acumule na mucosa nasal, aumentando seu volume. Isso pode ocorrer devido a uma doença viral ou à exposição a determinados fatores desencadeantes, como medicamentos, estresse, condições climáticas adversas, fumaça, frio, fumaça de tinta ou alimentos condimentados.
Infecções como a sinusite ou o resfriado comum também podem causar rinite não alérgica e congestão nasal.
Tratamento
Nesse caso, antes de iniciar o tratamento, é importante identificar o agente desencadeante para prescrever os medicamentos necessários e controlar os sintomas, como, por exemplo
- Anti-histamínicos.
- Sprays de corticosteroides nasais.
- Spray de brometo de ipratrópio.
Uso excessivo de descongestionantes nasais
O uso excessivo de descongestionantes nasais pode causar o que é conhecido como rinite medicamentosa, que causa inflamação da mucosa nasal.
O uso constante desses medicamentos pode se tornar viciante em pouco tempo, aumentando o risco dessa condição. Durante os primeiros dias de uso, os descongestionantes funcionam bem, reduzindo a congestão da mucosa nasal e melhorando a respiração. No entanto, pode ocorrer um efeito rebote em um curto espaço de tempo, ou seja, quando o efeito do medicamento passa, a mucosa nasal fica muito mais congestionada do que antes do uso.
Tratamento
O médico prescreverá outros medicamentos ou produtos menos nocivos, como lavagens nasais, bem como sprays de corticosteroides para descongestionar a mucosa nasal e melhorar a respiração.
Pólipos nasais
Os pólipos nasais são considerados crescimentos benignos que podem se desenvolver nas passagens nasais e nos seios da face, o que pode causar congestão crônica. Eles são indolores e podem ser encontrados dentro do nariz, bem como na parte oca dos ossos da face, chamada de seios da face.
Quando os pólipos nasais são grandes, eles causam obstrução nasal, levando a problemas respiratórios.
Tratamento
O tratamento será indicado para controlar os sintomas com medicamentos como esteroides nasais e anti-histamínicos. Se não houver melhora, o médico recomendará a cirurgia para remover os pólipos.
Desvio do septo nasal
O septo nasal é uma estrutura de osso e cartilagem que divide as narinas em duas passagens. Normalmente, ele é reto, mas quando se desvia, pode causar obstrução nasal devido à inflamação dos seios paranasais. Se o septo nasal estiver muito desviado, o fluxo de ar é reduzido, resultando em falta de ar.
Tratamento
O desvio do septo nasal pode exigir medicação para tratar a mucosa inflamada. O tratamento definitivo é a correção do desvio de septo nasal, conhecida como septoplastia. Esse procedimento envolve a colocação do desvio do septo nasal no centro do nariz. O cirurgião cortará e removerá as partes desviadas do septo nasal antes de colocá-las em sua posição correta.
Hipertrofia dos cornetos nasais
O aumento dos cornetos inferiores é conhecido como hipertrofia dos cornetos, que pode ser a causa da obstrução nasal e da congestão persistente.
Tratamento
O tratamento da hipertrofia dos cornetos será feito por um médico, que recomendará a lavagem nasal, bem como o uso de anti-histamínicos ou descongestionantes nasais. Se o tratamento médico não aliviar os sintomas, o médico recomendará a resolução cirúrgica.
Sinusite
Sinusite é a inflamação dos seios paranasais devido à infecção por vírus, bactérias ou fungos. Se o revestimento dos seios nasais estiver inflamado, o fluxo de muco pode ser bloqueado, causando congestão nasal, que pode durar dias ou semanas (sinusite aguda). Às vezes, porém, os sintomas podem durar 12 semanas ou mais e são considerados sinusite crônica.
Tratamento
Às vezes, a sinusite pode ser curada por conta própria, mas, dependendo da causa desencadeante, pode ser necessário o uso de antibióticos no caso de uma infecção bacteriana ou fúngica.
Na maioria dos casos em que a infecção sinusal é causada por fungos, é necessária uma cirurgia.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Quando o ácido estomacal retorna frequentemente para o esôfago, ele irrita o revestimento do esôfago e isso pode levar à obstrução nasal acompanhada de sintomas respiratórios.
Tratamento
Para tratar a doença do refluxo gastroesofágico, o médico prescreverá mudanças no estilo de vida, além de medicamentos, incluindo
- Antiácidos neutralizadores de ácido estomacal contendo carbonato de cálcio, como Mylanta, Tums e Rolaids.
- Medicamentos para diminuir a produção de ácido, conhecidos como bloqueadores de histamina (H-2), cimetidina, famotidina ou nizatidina.
- Os inibidores da bomba de prótons são medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e curam o esôfago, incluindo omeprazol, esomeprazol e lansoprazol.
Se os medicamentos não funcionarem ou se você não quiser mais tomá-los, o médico recomendará procedimentos cirúrgicos conhecidos como fundoplicatura ou colocação de um dispositivo linx.
Remédios caseiros para desobstruir o nariz
Para aliviar a congestão nasal, remédios caseiros como os seguintes podem ajudar:
- Beba bastante água: ao tratar um resfriado ou qualquer condição que cause congestão nasal, você deve se manter bem hidratado. Essa é a melhor maneira de manter a secreção nasal fluindo.
- Evite irritantes: evite a exposição a irritantes, como fumaça e perfumes fortes.
- Tome banhos quentes: a inalação de vapor ajuda a descongestionar as vias aéreas e a soltar as secreções. Isso facilitará a expulsão do muco e a desobstrução do nariz congestionado.
- Umidificadores: os umidificadores são usados especialmente para reduzir a congestão nasal à noite.
- Aplicar compressas mornas: o uso de compressas mornas por 15 minutos após assoar o nariz ajuda a descongestionar o nariz e os seios nasais.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sempre tenho o nariz entupido e como desentupi-lo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.
- Chóez, G. S., Sánchez, J. M. C., & Castro, M. L. S. (2020). Pólipos Nasales: diagnóstico y tratamiento. RECIAMUC, 4(1), 220-228.
- ELIZABETH, B. R. B., & PEREZ, D. M. A. H. (2018). Características clínico-quirúrgicas asociadas de la desviación del tabique nasal en el servicio de otorrinolaringología del Hospital III Yanahuara entre enero y diciembre del 2017 (Doctoral dissertation, Universidad Católica de Santa María).
- Niehaus Quesada, H., & Villegas Rodríguez, M. D. S. (1985). Hipertrofia de cornetes y tratamiento quirúrgico. Rev. méd. Costa Rica, 151-2.