Partilhar

Remédio caseiro para sinusite

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Remédio caseiro para sinusite

As cavidades encontradas nas laterais do nariz são conhecidas como seios nasais e estão cobertas por uma membrana muito fina. Quando se inflamam, quer seja por infecções ou por outras condições do nariz, é o processo conhecido como sinusite. Existem vários tipos de sinusite, ajuda e crônica, o que depende da duração - pode ir de quatro a 8 semanas. No ONsalus, sugerimos alguns remédios caseiros para sinusite com 6 opções naturais.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para gripe

Sinusite: remédio caseiro de sal

Este remédio natural ajuda a eliminar as mucosidades mais densas e a desinflamar. Embora você possa encontrar este remédio na farmácia, explicamos como fazer uma solução salina: em uma xícara de água morna, misture 1/3 de colher de sopa de sal e uma pitada de bicarbonato. Coloque a mistura dentro de um conta-gotas, coloque a cabeça para trás, tampe uma das fossas nasais e deixe cair as gotas no seu nariz. Assoe o nariz e repita o procedimento.

Remédio caseiro para sinusite - Sinusite: remédio caseiro de sal

Contrastes de temperatura

Outro remédio natural para a sinusite consiste em fazer contrastes de temperatura sobre o nariz. Coloque água quente em um recipiente e água fria em outro. Molhe uma toalha com água quente e coloque sobre o nariz por 2 minutos. Logo, molhe a toalha na água fria e coloque de novo no nariz, deixando apenas 30 segundos. Alterne as duas temperaturas por 10 minutos.

Remédio caseiro para sinusite - Contrastes de temperatura

Cataplasma de verbena para sinusite

A verbena é uma planta que ajuda a descongestionar. Coloque duas colheres de sopa de verbena seca em uma panela e, quando começar a soltar o seu odor, adicione um fio de azeite de oliva e duas claras de ovo batidas. Coloque a mistura sobre uma gaze e coloque sobre o nariz e os pômulos, deixando agir por 10 minutos.

Remédio caseiro para sinusite - Cataplasma de verbena para sinusite
Fonte: pixabay.com

Lavanda e sinusite

Para combater as mucosidades, prepare uma solução com duas colheres de sopa de água, uma pitada de sal marinho, três gotas de azeite de oliva e três de essência de lavanda. Coloque todos os ingredientes no fogo e deixe ferver. Assim que esfriar, coloque três gotas em cada fossa nasal e repita duas ou três vezes por dia.

Remédio caseiro para sinusite - Lavanda e sinusite

Inalação para sinusite

As inalações são outro remédio caseiro para sinusite. Podem ser feitas com diferentes essências como o eucalipto ou o ponho ou com ervas como o tomilho e o alecrim. Para isso, ferva um litro de água por 5 minutos e adicione a essência ou erva da sua preferência. Retire do fogo e adicione o suco de um limão, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor.

Remédio caseiro para sinusite - Inalação para sinusite

Alimentação

Para o tratamento da sinusite, a alimentação é muito importante. Adicione cenouras, rabanetes e alho nos ingredientes que você usa para cozinhar. Beber muitos líquidos também ajuda a diminuir a densidade das secreções. Evite o álcool, já que pode produzir mais inflamação, assim como as temperaturas extremas. O uso de sprays nasais não é recomendado por mais de 3 dias, já que podem criar dependência ou piorar a inflamação.

Remédio caseiro para sinusite - Alimentação

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para sinusite, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para sinusite

O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para sinusite
Fonte: pixabay.com
1 de 7
Remédio caseiro para sinusite

Voltar ao topo da página