Partilhar

Alimentos que pioram a tosse

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 16 agosto 2018
Alimentos que pioram a tosse

A tosse é uma condição comum que ocorre após uma constipação ou gripe, mas também pode ocorrer quando a garganta e as vias aéreas ficam irritadas devido a condições como asma, refluxo gastresofágico ou hábitos como fumar. A recuperação é por vezes lenta e está ligada a variáveis como a presença ou ausência de muco, a causa da tosse, as condições ambientais do meio em que estamos e também a nossa dieta. Existem alimentos que podem aumentar os espasmos, aumentar a produção de muco ou irritar ainda mais a garganta, o que prolonga o desconforto.

Se você quiser identificar os ingredientes que não beneficiam a sua recuperação, continue lendo porque no ONsalus nós explicamos quais são os alimentos que pioram a tosse e atrasam sua recuperação, além de oferecer recomendações sobre o que fazer parar parar de tossir.

Também lhe pode interessar: Tosse com catarro verde, o que pode ser?

Tossindo muito: causas

Definitivamente, nem todas as tosses são iguais. É por isso que os especialistas tendem a diferenciar tosse seca, aquela que não provoca expulsão de muco dos pulmões e tosse produtiva em que existe o muco. Cada uma tem características diferentes - conhecer e identificar o nosso tipo de tosse é importante para escolher os alimentos adequados que favoreçam a nossa recuperação.

  • Fumar ou ser fumante passivo;
  • Sofrer de asma bronquial;
  • Sofrer de alergias respiratórias;
  • Sofrer refluxo gastroesofágico, a sensação de azia que vai até nosso esófago. Se esta condição ocorre com frequência, pode causar lesões no esófago, produzindo uma tosse que parece inexplicável.

Causas da tosse com catarro

  • Gripe ou resfriado;
  • Bronquite ou pneumonia;
  • Sinusite com gotejamento retro nasal;
  • Inflamação nas vias respiratórias.

Quando a tosse é aguda e a pessoa está tossindo muito, geralmente ela aparece de repente devido a um resfriado ou infecção, desaparecendo no prazo máximo de 3 semanas - este é o tipo mais comum de tosse. No entanto, se a doença durar mais de 3 semanas, é conhecida como sub aguda, enquanto se a condição se estender por mais de 3 meses, estaríamos falando de uma tosse crônica. No caso de qualquer tipo de espasmo que seja intenso, forte, que apresente grande muco ou que se estenda por mais de 3 semanas, é recomendada a consulta com um médico para determinar a causa e aplicar o tratamento apropriado.

Alimentos que pioram a tosse - Tossindo muito: causas

Evite alimentos lácteos gordurosos se a tosse apresenta catarro

Se você tem uma tosse com catarro,k é essencial retirar todos os produtos lácteos de sua dieta, exceto iogurte porque contém probióticos que ajudarão a combater a infecção que causa esta condição, melhorando o quadro.

Então, por que o restante dos produtos lácteos não é recomendado? Devido ao seu elevado teor de gordura, eles estimulam o aumento da produção de muco e aumentando a quantidade de flema, pode surgir falta de ar. Entre a lista de alimentos que pioram a tosse, encontramos o leite integral, queijos gordos, creme de leite ou nata, manteiga e produtos feitos a partir destes, como sorvete, pizza ou molhos à base de creme.

Alimentos que pioram a tosse - Evite alimentos lácteos gordurosos se a tosse apresenta catarro

Diga não aos alimentos ricos em sal

Sabemos que o excesso de sal na dieta não é benéfico, aumenta a pressão arterial e promove a retenção de líquidos, mas o sódio também é prejudicial quando temos tosse. Isto porque a presença de sal aumenta a água nos tecidos dos brônquios, que podem aumentar a inflamação nos pulmões e causam muco mais grosso no caso de tosse.

Se você não sabe como parra de tossir, melhor usar ervas e especiarias para dar sabor a nossos pratos e evitar comer salgadinhos, nozes ou embutidos que podem piorar o quadro de quem tem tosse que não passa.

Alimentos que pioram a tosse - Diga não aos alimentos ricos em sal

Evite gorduras saturadas em sua dieta

Você sabia que as gorduras saturadas podem aumentar a inflamação em nosso corpo? Por esta razão, os alimentos fritos, processados ou empanados, carnes gordurosas, embutidos ou fast food estão entre os alimentos que pioram a tosse e que devem ser mantidos à distância enquanto nos recuperamos.

Alimentos que pioram a tosse - Evite gorduras saturadas em sua dieta

Dê uma pausa na cafeína

Estimulantes como café, chá, chocolate, refrigerantes ou bebidas energéticas também devem ser evitados quando há tosse, é que por causa de seu teor de cafeína podem aumentar a frequência e gravidade dos espasmos, e piorar a tosse.

Substitua-os por bebidas sem cafeína enquanto você se recupera e você notará a diferença.

Alimentos que pioram a tosse - Dê uma pausa na cafeína

Não coma alimentos muito frios

Assim como os alimentos quentes ajudam a reduzir a irritação da garganta e das vias respiratórias e facilitam a expulsão do muco, os alimentos frios podem causar desconforto e aumentar, pelo menos momentaneamente, a tosse. Embora você realmente queira tomar esse sorvete ou beber aquele copo de refrigerante gelado, é importante não fazer isso enquanto estiver com tosse se quiser garantir uma recuperação rápida.

Alimentos que pioram a tosse - Não coma alimentos muito frios

Alimentos que combatem a tosse

  • Sopas e caldos quentes.
  • Frutas ricas em vitamina C como quivi, tangerina, laranja, toranja ou abacaxi.
  • Infusão de eucalipto, tomilho ou gengibre.
  • Uma colher de sopa de mel com ou sem limão funciona como um bom xarope para tosse seca.
  • Um copo de água morna com o suco de um limão.
  • Adicione um pouco de pimenta caiena nos seus pratos. O seu alto conteúdo em capsaicina ajuda a reduzir a inflamação e a congestão, ajudando a combater a tosse.
  • Aumente a ingestão de água. Ela acalma a irritação e pode ajudar a eliminar a mucosidade caso exista.

Mas estes não são os únicos ingredientes que podem fazer você se recuperar em breve, em nossos artigos remédios caseiros para tosse seca e para a tosse com catarro damos grandes alternativas para fazer você se sentir melhor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que pioram a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Alimentos que pioram a tosse

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ludimila Santana
Estou com tosse e me disseram que comer milho, pipoca, chocolate, couscuz e arroz piora a tosse, é verdade? quero ficar boa logo

Alimentos que pioram a tosse
1 de 7
Alimentos que pioram a tosse

Voltar ao topo da página