Tosse

Coceira na garganta e tosse seca: causas e o que tomar

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 19 maio 2022
Coceira na garganta e tosse seca: causas e o que tomar

Hoje em dia, ter coceira na garganta e tosse seca é algo preocupante para quem a sofre e seus contatos, mas isso pode estar acontecendo por causa do coronavírus? Ou uma alergia? Refluxo ou fumo? São vários os motivos pelos quais pode sofrer estes sintomas e, portanto, serão diferentes os tratamentos.

Se quer saber mais sobre se uma coceira na garganta e tosse seca podem ser por causa do coronavírus e como agir neste caso, quais são as outras possíveis causas e o que tomar se tem estes sintomas, então, continue lendo este artigo do ONsalus e informe-se corretamente.

Também lhe pode interessar: 10 remédios caseiros para tosse seca noturna

Índice

  1. Coceira na garganta e tosse seca: pode ser coronavírus?
  2. Outras causas da coceira na garganta e tosse seca
  3. O que tomar para a coceira na garganta e tosse seca?

Coceira na garganta e tosse seca: pode ser coronavírus?

A dor de garganta e a tosse seca podem estar relacionadas a diversas doenças, sobretudo, inflamatórias como alergias ou vírus. O coronavírus, COVID-19 ou 2019-nCoV pode ter vários sintomas, mas os mais frequentes são:

  • Febre.
  • Tosse seca.
  • Cansaço.

Existem outros sintomas que, embora menos frequentes, também podem afetar quem está com coronavírus:

  • Dor de garganta.
  • Congestão nasal.
  • Muco nasal aguado.
  • Dores no corpo.
  • Diarreia.

Por fim, sabendo disto é possível concluir que sim, a coceira na garganta e tosse seca podem vir a corresponder a um caso de coronavírus, mas também pode não ser.

Se você está com estes sintomas, a primeira e mais importante coisa a se fazer é não fica exageradamente preocupado, já que não são sintomas graves da doença. O que você deve fazer é ficar em casa e ligar para o número especial disponível em seu país ou comunidade para lidar com casos de suspeita de covid, assim que seus sintomas começarem, para que eles possam lhe dizer como proceder.

Não vá diretamente a um posto de saúde ou hospital. Há muitas pessoas contagiadas ao mesmo tempo e isto sobrecarrega o sistema de saúde. Isto é muito importante porque a gravidade deste vírus não é pelos sintomas em si, mas pela facilidade de contágio e porque pode contagiar pessoas que têm imunidade baixa ou outras doenças. Se for a um hospital e não estiver com o coronavírus, pode adquiri-lo, e se está com ele e seus sintomas forem leves, deve apenas ficar em repouso em casa com os analgésicos que te indicarem. Se sair de casa e houver uma pessoa idosa ou alguém com parentes idosos próximos a você, pode infectá-los indiretamente.

Quando ligar para o número de emergência, te pedirão que para responder uma série de perguntas a fim de saberem se está com febre ou outros sintomas, se possui outras doenças ou toma algum medicamento, se esteve em contato anteriormente com alguém que tenha sido diagnosticado com coronavírus, enfim, tentarão chegar a um possível diagnóstico. Se considerarem necessário, enviarão pessoas para que façam um teste de covid na sua casa.

Outras causas da coceira na garganta e tosse seca

Existem diferentes causas pelas quais a garganta pode ser um incômodo e coçar, inclusive isto pode causar a tosse seca, não sendo necessariamente um problema pulmonar. Aqui é mostrada uma lista de outras possíveis causas da coceira na garganta e tosse seca:

  • Alergia: a reação exagerada frente a alguma partícula do ambiente ou alimento pode fazer com que a mucosa da sua garganta fique inflamada e isto te cause uma coceira. Esta costuma ser pior em algumas épocas do ano e se continuar em contato com o alérgeno, mas depende da resposta imunológica de cada pessoa. Também pode incomodar seu nariz: coçar ou ter um muco aquoso, pode ter disfonia e, em casos mais sérios, sofrer broncoespasmos, asma ou laringoespasmos.
  • Refluxo: uma irritação da faringe por causa do refluxo gastroesofágico faz com que conteúdo gástrico suba até o esôfago, a garganta e, inclusive, o resto da via respiratória. Nesta, ocorre uma inflamação que pode causar tosse seca, coceira, sensação de ter algo na faringe, catarro, mucosidade, até mesmo crises de asma e otite estão relacionadas ao refluxo. Estes sintomas costumam piorar ao se deitar, mas podem estar presentes durante todo o dia.
  • Resfriado comum: primeiro, muco claro, espirros, dor de garganta, depois, disfonia e tosse seca, podem aparecer diante de um simples quadro viral. Esta tosse pode durar entre 2 ou 3 semanas.
  • Irritantes: se respirar uma substância irritante para você, pode ter coceira na garganta e tosse seca.
  • Rinosinusite: ao engolir muco constantemente pode gerar uma inflamação em sua garganta, ter coceira e tosse de tipo seca, especialmente, durante a noite.
  • Tabagismo: fumar irrita as vias respiratórias, podendo causar coceira e tosse. Esta pode ser seca ou com muco.
  • Medicamentos para a pressão: há alguns remédios que são usados para tratar pacientes com hipertensão, como por exemplo o enalapril, que causam coceira na garganta, sensação de ter algo na mesma, ressecamento e tosse seca.
  • Tosse psicogênica: quando uma pessoa sofre de muito estresse e tem tosse que desaparece pela noite (quando dorme), pode ser que a causa seja psicológica. Costuma ser comum em adolescentes.

O que tomar para a coceira na garganta e tosse seca?

Já que as causas são tão variadas, o mais importante é não se automedicar. Você pode recorrer a algumas medidas e remédios caseiros para a coceira na garganta e a tosse seca:

  • Beba água em abundância: manter a garganta e seu corpo hidratados é uma boa medida para diminuir os incômodos. Deixe de lado bebidas com açúcar e adoçantes, álcool e café, tudo isso causa irritação e não hidrata da mesma forma que a água. Os sucos de fruta naturais são uma excelente opção.
  • Consuma mel: o mel faz com que a área afetada seja desinflamada, além disso é antimicrobiana e também estimula os receptores do sabor, permitindo que a coceira, dor e tosse diminuam. A melhor coisa a se fazer é consumi-lo longe de outras refeições, diluído em água morna. Além disso, é excelente para substituir o açúcar refinado. Outra opção para isso é o açúcar integral ou mascavo.
  • Chá de gengibre: é anti-inflamatório, você pode beber 3 ou 4 xícaras ao dia para melhorar os incômodos.
  • Limão: o suco recém espremido de limão é muito bom para equilibrar o organismo, além de fornecer vitamina C, que é excelente para combater todo tipo de doenças. O ideal é consumi-lo longe de outras refeições.
  • Eucalipto: tomado em infusão ou inalado é excelente para combater todo tipo de inflamação da via respiratória.

E algo muito importante é melhorar seus hábitos de vida:

  • Não fume: o cigarro provoca muita irritação, seja ele ou não a causa da sua tosse, te ajudará a melhorar, já que é um grande tóxico que danifica sua via respiratória.
  • Melhore sua alimentação: para se recuperar de forma mais eficaz e rápida, você deve aumentar a quantidade de frutas e verduras cruas. Deixe de lado farinhas com glúten e laticínios, pois aumentam a inflamação corporal. Não consuma conservas, alimentos com corantes ou outros tipos de processados como os embutidos. Também evite a carne, já que foi comprovado que provoca mais malefícios que benefícios ao corpo. Por sua vez, consuma mais frutos secos, sementes e grãos (se os germinar são ainda melhores). Uma dieta equilibrada gera um corpo equilibrado e menos propenso a contrair infecções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira na garganta e tosse seca: causas e o que tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Organización Mundial de la Salud. Brote de enfermedad por coronavirus (COVID-19). 17/03/2020. Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>. Acesso em 17 de maio de 2022.
  • Ogawa H, Fujimura M, Ohkura N, Makimura K. Chronic cough management: dealing with a sensation of irritation in the throat. Respirology. 2013;18(8):1278–1279. doi:10.1111/resp.12166
  • Thomas M, Bomar PA. Upper Respiratory Tract Infection. [Updated 2020 Feb 4]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532961/. Acesso em 17 de maio de 2022.
  • Hilton E, Marsden P, Thurston A, Kennedy S, Decalmer S, Smith JA. Clinical features of the urge-to-cough in patients with chronic cough. Respir Med. 2015;109(6):701–707. doi:10.1016/j.rmed.2015.03.011
  • Kosel C, Guía de medicina natural. Barcelona. 1991.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Coceira na garganta e tosse seca: causas e o que tomar